O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

terça-feira, outubro 23, 2007

AQUELA QUE FOI SEM NUNCA TER SIDO...


...Eu já apresentei a Jasmim prá vocês.
É a minha filhotinha de gatinha siamesa.Uma gracinha,super entrosada com a família,muito carinhosa,educadinha,tudo certinho.
Bem,nem tudo.
No documento que eu recebi quando comprei ela está preto no branco:fêmea.
O rapaz que me vendeu olhou mais de uma vez prá se certificar bem:fêmea.
Eu olhei e vi uma "pererequinha".Com certeza:fêmea.
Pois semana passada meu marido me disse:
-Mulher,acho que a Jasmim é o Jasmim.
E eu:
-Bem capaz,olha ali,ela tem perereca e tudo.Tá lá escrito no documento dela.O cara da loja falou alto e claro que é uma gatinha.
E ele:
-Não sei não...
E aí eu não parava mais de olhar os "documentos" da pobrezinha.Era exame ginecológico diário,em busca de evidências que me mostrassem que ela era ele.Pensei até que podia ser um felino hermafrodita.
Não cheguei à conclusão nenhuma.
E olha que eu já tive muuuuitos gatos e gatas e nunca me enganei.
Chegou a um ponto que a gente não sabia mais como se referir ao pobre felino:
-Ela...não,ele...a...o...
-Mãe,se ela for ele,tu vai mudar de nome?
-Chama de Jasmino...
-Eu quero Lazlo!
E eu:
-De jeito nenhum!Se ela for ele vai continuar sendo Jasmim.Afinal o nome da flor é o Jasmim.Além do mais ela...ele...sei lá,já se acostumou com o nome...vai continuar o mesmo:Jasmim.
Hoje,depois de mais de uma semana nessa dúvida "cruel",resolvi acabar de uma vez por todas com essa história.
Coloquei a...o... sei lá,Jasmim na caixinha de viagem e fui à Veterinária que tem aqui pertinho.
A veterinária(que já me conhece há anos)veio me atender e eu expus as nossas dúvidas prá ela.
Ela pegou a...o...sei lá,Jasmim e examinou:
-É elaaaa!
Enquanto eu ria e me vangloriava por ter razão em afirmar que a Jasmim era realmente a Jasmim ela falou(a médica,não a gata):
-Péraí...não,é ele mesmo.É um machinho!É que o saquinho dele parece uma vulva,por isso que ele está enganando todo mundo!
Bom,se até ela se enganou,eu não podia nem reclamar com o vendedor da loja de animais,né ?
Desfeito o grande mistério daquela que foi sem nunca ter sido,saí do consultório ao menos sabendo como chamar o meu gato,muito macho,pelo modo certo:o Jasmim!!!!!
E continuamos todos absolutamente cativados(ou seria "gativados"?) por ele.
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 12:01 AM | 17 teceram o fio da meada links to this post

segunda-feira, outubro 22, 2007

TRICOTANDO A VIDA...


...Li agora e não pude deixar de compartilhar,pois é muito lindo.
É um poema tirado daqui (http://www.bergers-cathares.com/tricotvie.htm -versão em francês )e devidamente traduzido pela querida amiga e tradutora lá do grupo Montricô,Stella Machado.

A vida é como um tricô.
Deus te dá a lã e as agulhas
E te diz: Tricota o melhor que puder, um ponto de cada vez,
Cada ponto é um dia na agulha do tempo.
Depois de 12 carreiras de 30 ou 31 pontos,
Terás 365 pontos,
Em dez anos, cerca de 3650 pontos...
Alguns são pelo direito, outros pelo avesso...
Há pontos que se perdem...
Mas que podemos recuperar...
A lã que o bom Deus nos dá
Para tricotar nossa existência
É de todas as cores:
Rosa como nossas alegrias, negra como nossos sofrimentos,
Cinza como nossas dúvidas, verde como nossas esperanças,
Vermelha como nossos amores, azul como nossos desejos,
Branca como a fé que temos Nele.
Quantos pontos caberão no tricô de tua vida?
Só Deus é quem sabe!


Lindo,não?
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 11:16 PM | 3 teceram o fio da meada links to this post

quarta-feira, outubro 17, 2007

TRICOTANDO DIARIAMENTE...

...Sim, eu sou uma tricoteira diária,semanal,quinzenal,mensal,,semestral,anual,UAU!!!!
Caramba,às vezes nem ligando o turbo nas agulhas dou conta de tudo o que tenho (ou desejo)tricotar,crochetar,costurar,bordar...
Como só faço isso nas minhas "horas vagas"(diga-se:da meia-noite até lá pelas 3 da madrugada) e nos finais de semana,as meninas que encomendam meus trabalhos têm que ter uma paciência de Jó,pois eu faço tudo sozinha,e não dá prá fazer rápido,à "moda miguelão",senão fica feio,mal feito,e ninguém quer isso,né?
Já comentei algumas vezes que queria ser uma mulher polvo,mas daí teria que ter muitos cérebros e olhos também,pois cada trabalho exige uma atenção diferente.Cada um tem seu próprio ritmo,sua própria vida,que vai se tecendo de maneiras diferentes.
E nem falei que tem alguns trabalhos que a gente não está inspirada prá fazer naquele exato momento,e que vai empurrando prá frente até o dia em que bate a inspiração e,se deixar,a gente só larga as agulhas quando arremata o último ponto dele.
Isso acontece muuuuitas vezes,e daí a gente vai encaixando outros trabalhos no meio,até que esse dia "inspiratório" chega.
Eu costumo chamar isso de atração química(sim,como entre as pessoas e os animais),às vezes bate,às vezes não.E às vezes não é a hora dele,mas ela chega,com certeza!
Xiiiii,acho que viajei nessa...
Bom,como a intenção inicial era só dar um OI, aqui estou eu fazendo isso.
Agora vou rapidinho lavar a louça do jantar,arrumar as camas prá dormir,tomar banho,dar boa noite pro povo aqui de casa,pegar a Jasmim prá me fazer companhia e vou sentar na sala prá(adivinhem??) tricotar!!!!!
Que delícia...
Não é à toa que eu tenho um selinho aqui no blog que diz "MIDNIGHT KNITTER".
Eu sou a própria personificação dele...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 10:39 PM | 7 teceram o fio da meada links to this post

segunda-feira, outubro 08, 2007

UM ESPETÁCULO DE ENCHER OS OLHOS(LITERALMENTE)...


...Ontem fomos assistir a um espetáculo diferente de tudo o que já vi(e olha que meus olhos já viram muuuita coisa linda nesse mundão):o espetáculo circense do grupo THOLL.
É incrível o que eu vi:um espetáculo de nível internacional,criado numa cidade do interior do Rio Grande do Sul:Pelotas.
Todos os números de uma beleza tal que me fizeram encher os olhos de lágrimas muitas vezes.
Até os números de comédia são comoventes(além de,claro,engraçados).
Vale muito mais do que se paga pelo ingresso,e diria que,guardadas as devidas proporções,melhor que o famosésimo e carésimo Cirque du Soleil.
Muitas vezes durante o espetáculo(e volto a repetir isso),meus olhos se encheram de lágrimas.Meu filhote mais velho segurava minha mão e dizia:-"Seca os olhos,mãe!"
Quanta competência,quanta dedicação da trupe composta por adultos,adolescentes e crianças dedicadíssimos.Verdadeiramente eles têm amor ao que fazem.
Dos figurinos às músicas,o repertório,tudo absolutamente PERFEITO,MARAVILHOSO !
Saí do espetáculo leve,de alma(e olhos)lavada.
Feliz,muito feliz ,por ter tido a oportunidade de ver e comprovar que no nosso país ainda existem pessoas capazes de nos presentear com algo tão belo.Pessoas competentes,apresentando um espetáculo competente(e comovente).
Que bom que meus filhos puderam ver(e aprender)que se fazem coisas boas por aqui,e que existe vida além dos "Disney on Ice" da vida.
Aqui na nossa terra,do nosso ladinho...
É um privilégio poder assistir a um espetáculo dessa categoria.

Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 11:08 AM | 4 teceram o fio da meada links to this post

sábado, outubro 06, 2007

AND THE WINNER IS...(UPDATE)

...Pois a nossa Milady não ganhou o merecido primeiro lugar no concurso da Línea Itália.Ficou em segundo lugar.
E não preciso dizer que prá nós,que torcemos para que ela vencesse,ela realmente é a verdadeira campeã(ao menos moral).
E preciso dizer o porquê de tal afirmação:o modelo vencedor(resultado com o qual não concordo)é vergonhosamente um plágio do famoso(ao menos no meio mais,digamos assim,entendido,do tricô)Bolero Vogue.Esse bolero foi criado por uma norte americana e tem esse nome por que foi publicado na revista Vogue de tricô.E se tornou um verdadeiro objeto de desejo de muitas tricoteiras(inclusive da tal moça,pelo visto).
Pois a "vencedora" usou a criatividade dela prá transformar o tal bolero numa coisa esquisita(mas tenho de concordar,chamativa,tanto que recebeu a maioria dos votos),grande e disforme,e diferenciou um pouco do original repetindo,na barra,o motivo trançado do decote.Ponto(final,não de tricô).
Enquanto a Grace queimou as pestanas prá ganhar com um modelo único,de própria criação,inédito,a outra simplesmente fez uma modificaçãozinha aqui,e pronto!
Sei que é feio criticar o trabalho de outra pessoa assim(mea culpa),mas mais feio é participar de um concurso em cima da criatividade de outra pessoa.Principalmente quando a maioria das pessoas que nela votou nem sabe que a receita usada(e abusada)por ela tem dona(e não é ela)!!
E que,se essa dona (a verdadeira criadora da receita)descobrir o que foi feito,a "vencedora" corre sério risco de ser processada.
Uma lástima!
Mas eu sei que a minha amiga deita a cabeça no travesseiro e dorme tranqüila,ciente de que concorreu honestamente.
Sei que por causa desse post eu posso vir a me incomodar muuuuito,mas não podia deixar uma injustiça dessas ficar em branco...e escrevi ele não por despeito pela minha candidata não ter tirado o primeiro lugar,mas por respeito a quem concorreu com criatividade e honestidade(e não só por causa da Grace,mas também por ela).
Triste episódio esse...

Beijoconas,
Rosi

UPDATE.:E em resposta à centenas de emails enviados questionando sobre a cópia descarada do modelo,a Línea Itália teve a cara de pau de responder que eles mandaram um email para a verdadeira criadora da peça e que ela parabenizou(mandando outro email) a "vencedora" do concurso pela "adaptação" feita.
Ah tá!E a gente tem cara de mané,é?
A Línea Itália agora perdeu todo o respeito que supostamente tinha do seu público consumidor, ao nos tratar como trouxas e ignorantes.
Primeiro:quero ver a cópia desses emails.
Segundo:os direitos sobre a "obra" da americana ,depois de publicada na revista,são da Vogue Knitting.A Línea Itália falou com eles sobre o assunto da clonagem?
Terceiro:é sabido que as norte-americanas fazem de tudo prá terem um lucro em cima de suas criações(nem que seja de um simples ponto).Então é prá gente realmente acreditar que ela ia deixar assim barato?Ainda mais que mexeram na receita?E ainda ia mandar mensagem parabenizando a "moça criativa" que fez isso(e que acabou ganhando um cruzeiro da navio)?
DU-VI-DE-O-DÓ!!
Enquanto não ver preto no branco as provas desses emails com uma resposta da Vogue Knitting junto,a Línea Itália simplesmente vai ser boicotada pelas suas (ex)consumidoras que se sentiram enganadas pelo resultado do Concurso Mãos de Fada(que a essas alturas devia era ter um palavrão no lugar da última palavra do nome).
E não venham argumentar que foi através do voto popular que ela venceu.
Eles sabiam,desde que mostraram as fotos das finalistas,que havia esse problema de cópia(pois foram alertados),e não fizeram absolutamente nada.Deveriam ter desclassificado ela na hora,depois que ficou evidente a cópia.
Perderam a chance.Agora vão perder as consumidoras.
E isso que eu não falei de uma das concorrentes que teve sua obra(inédita)vestida erradamente no manequim pelos "entendidos de tricô".
Eita povo...se não sabe,não entende do assunto,não se meta a organizar uma coisa dessa abrangência.
E tenho dito!!

posted by Rosi | 8:44 PM | 11 teceram o fio da meada links to this post

sexta-feira, outubro 05, 2007

E PRESENTE MAIS QUE PERFEITO...


...Essa é a Jasmim,uma gatinha siamesa de 2 meses que é uma paixão.Meu presente de aniversário.Marido que me deu...
E estamos todos apaixonados por ela.Sapequíssima,conversa até enquanto bebe água.Corre e sobe por tudo.Toquinho de gente(digo,de gato),se comporta como todo nenê que se preze.Brinca muuuito,e,de repente,procura a gente e se atira no nosso colo prá dormir.

Eu apelidei ela de "gatinha chihuahua",por causa do tamanho diminuto dela (e pena que não fica assim quando adulta).
Uma paixão!!!
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 8:25 PM | 8 teceram o fio da meada links to this post

quarta-feira, outubro 03, 2007

PRESENTE PERFEITO...(UPDATE)


...Há alguns meses,visitando uma loja muito linda de decoração no Shopping Iguatemi,a Camicado,me deparei com uma coisa que me encantou instantaneamente:uma máquina de costura manual,à pilha.Uau!Eu queria uma,mas fiquei com medo de comprar,pois só tinha uma,e era do mostruário(aquilo que todo mundo mexe e remexe).
Aí eu disse pro filhote grande:"se tu quiseres podes me dar uma de aniversário que eu iria adorar".
O tempo passa,o tempo voa,e eis nós na mesma loja novamente.E havia dezenas dessas maquininhas,lacradas!
E meu filhotão lembrou e comprou uma prá mim,de presente de aniversário(que ganhei adiantado,pois o aniversário mesmo é hoje,3 de outubro)!!!!!
Ueba!!!!!Agora eu não preciso mais montar(na mesa da cozinha) minha(fabulosa)máquina de costura que eu ganhei quando tinha 12 anos(acho que meu pai teve uma visão que eu iria gostar de trabalhos manuais-me deu logo uma que faz quase tudo,só não pinta,mas borda e faz o resto todo muito bem),cada vez que preciso costurar o forro de uma bolsa(e que eu vinha fazendo manualmente mesmo).
É só sacar a minha mini máquina de costura e em poucos minutos está tudo prontinho,sem trabalho algum.
E nem custa tão caro:R$29,90(sem as pilhas).
Um presente perfeito!!!!
Obrigado,filho,adorei!!!!!!
Beijoconas,
Rosi

UPDATE.:Prá quem me perguntou se a máquina costura.Com certeza!!!Mas não esperem uma costura com arremate tipo Singer ou Pfaff(prá arrematar tem que dar uma virada no tecido,costurar um pouquinho sobre a costura já feita,virar de novo e seguir em frente,e fazer o mesmo no final).Bainha é bem mais fácil,pois só precisa fazer esse procedimento no final.E também não serve prá fazer uma roupa inteira(só de boneca ou uma peça pequena),mas sim pequenos consertos e trabalhinhos(por que senão, haja pilhas!).E,como não tem uma bobina embaixo prá fazer a trama do ponto,esse parece um ponto de bordado correntinha.Muito bonitinho,mas tem que tomar cuidado senão desmancha.Por isso a importância do arremate.Mas eu garanto que é muuuuuito mais fácil(e rápido) que costurar manualmente.É só seguir as instruções(não usem antes de ler tudinho) e treinar num retalhinho,prá pegar o jeito.Depois é só começar a inventar!!!!

posted by Rosi | 12:01 AM | 18 teceram o fio da meada links to this post

terça-feira, outubro 02, 2007

TÔ VOLTANDO...

...Que vergonha passar tanto tempo sem dar as caras por aqui.Passava rapidinho só prá ler os comments e saía de fininho...
Pois hoje sobrou um tempinho que reservei prá colocar os assuntos em dia.Descansei um pouco as agulhas(que estavam ligadas no modo supersônico),e hoje vou mexer meus dedinhos,só que teclando um pouco por aqui.
Bom,primeiro quero dizer que o mesmo "mal" que acometeu a Solange lá do Montricô acabou batendo aqui em casa também:o mal de "finishitis".Ou seja,tirei uma série de trabalhos que estavam deixados de lado no meu baú de abandonados,e não parei de tricotar-crochetar enquanto não terminei eles.
Como o dia 20 de setembro é feriado aqui no meu Estado(RS),o marido resolveu fazer feriadão e viajou prá Encruzilhada do Sul com o filhote mais velho,enquanto eu fiquei em casa com o pequeno.Choveu o tempo todo,além de estar frio.E isso desencadeou o mal de finishitis em mim.
Os primeiros a serem atacados foram uns cobertores de crochê que eu comecei a uns 4 verões atrás.De vez em quando eu tecia uns quadrados(eles são feitos assim) e guardava num sacolão.No ano passado eu juntei todos os quadrados e montei os dois cobertores(um prá cada filhote),e daí me dei conta que eles estavam pequenos,pois nesse meio tempo havia trocado os colchões dos guris por outros enormes,de mola.Então tive que tecer mais uma porção de quadrados a fim de que o tamanho ficasse mais adequado.Juntei mais esses e terminei as montagens.Mas aí tinha que fazer o acabamento e eu perdi um pouco minha animação com eles e tornei a guardá-los.
E nesse feriado eu os resgatei novamente com o firme propósito de terminar de uma vez por todas com essa "novela dos cobertores de crochê".
Fiz todo o acabamento e ainda sobrou lã prá fazer um biquinho toda a volta.Cada um é um pouco maior que um cobertor de solteiro normal,e pesam uma "tonelada".
Mas já avisei pros dois filhotes:cuidem bem desses cobertores,pois esse tipo de trabalho passa de pai prá filho,coisa de herança mesmo.Quero ver meus netos usando eles.São parte do enxoval deles(rs,rs,rs).


Depois que os cobertores já estavam prontos e dobrados(e eu babando em cima deles),parti prá próxima missão:terminar de tricotar minha French Market Bag.Essa foi mais rápida,pois faltavam apenas as alças.Teci em Paratapet(Pingouin) preta e vermelha.Agora só falta feltrar...

E terminei também o BSJ com calças combinando,que vão vestir um brasileirinho que vai nascer no Havaí.Fiz todo em algodão(linha Jane-vintage-da Círculo),e o tamanho é prá 6-8 meses(ou mais).Ficou muito lindinho...


Ufa!!!Continuo com uma Ferragamo,dois Clapotis e um par de meias nas agulhas.Vou tecendo um pouquinho de cada,prá não cansar muito(rs,rs,rs)...,e continuo olhando aqueles álbuns do Picasa e quase enlouquecendo com tanta coisa linda que se vê por lá.Quanta inspiração prá essa pobre mulher que tem duas mãos prá tecer.

E prá quem me perguntou de onde eu tirei as coisinhas e enfeites ali da sidebar eu respondo:de uma porçããão de sites com coisinhas para blogs.É só procurar no Google por "coisas para blogs" que esses sites aparecem às pencas.E também tem coisas que eu mesma fiz(poucas mas tem).Eu garanto que não é difícil.Vale o mesmo prá aprender a mexer com template.

Queria também agradecer à Desiree,que trabalha na Círculo, e se comoveu com as minhas "lamúrias" a respeito da falta de bons acessórios para tricô aqui no Brasil,e repassou o post para o devido Departamento,dentro da Círculo.Espero ver umas novidades em breve...

E amanhã sai o resultado do concurso da Grace.Boa sorte,amiga!!Vou fazer figa e ficar aqui torcendo por ti.


Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 10:24 PM | 3 teceram o fio da meada links to this post