O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

sábado, outubro 06, 2007

AND THE WINNER IS...(UPDATE)

...Pois a nossa Milady não ganhou o merecido primeiro lugar no concurso da Línea Itália.Ficou em segundo lugar.
E não preciso dizer que prá nós,que torcemos para que ela vencesse,ela realmente é a verdadeira campeã(ao menos moral).
E preciso dizer o porquê de tal afirmação:o modelo vencedor(resultado com o qual não concordo)é vergonhosamente um plágio do famoso(ao menos no meio mais,digamos assim,entendido,do tricô)Bolero Vogue.Esse bolero foi criado por uma norte americana e tem esse nome por que foi publicado na revista Vogue de tricô.E se tornou um verdadeiro objeto de desejo de muitas tricoteiras(inclusive da tal moça,pelo visto).
Pois a "vencedora" usou a criatividade dela prá transformar o tal bolero numa coisa esquisita(mas tenho de concordar,chamativa,tanto que recebeu a maioria dos votos),grande e disforme,e diferenciou um pouco do original repetindo,na barra,o motivo trançado do decote.Ponto(final,não de tricô).
Enquanto a Grace queimou as pestanas prá ganhar com um modelo único,de própria criação,inédito,a outra simplesmente fez uma modificaçãozinha aqui,e pronto!
Sei que é feio criticar o trabalho de outra pessoa assim(mea culpa),mas mais feio é participar de um concurso em cima da criatividade de outra pessoa.Principalmente quando a maioria das pessoas que nela votou nem sabe que a receita usada(e abusada)por ela tem dona(e não é ela)!!
E que,se essa dona (a verdadeira criadora da receita)descobrir o que foi feito,a "vencedora" corre sério risco de ser processada.
Uma lástima!
Mas eu sei que a minha amiga deita a cabeça no travesseiro e dorme tranqüila,ciente de que concorreu honestamente.
Sei que por causa desse post eu posso vir a me incomodar muuuuito,mas não podia deixar uma injustiça dessas ficar em branco...e escrevi ele não por despeito pela minha candidata não ter tirado o primeiro lugar,mas por respeito a quem concorreu com criatividade e honestidade(e não só por causa da Grace,mas também por ela).
Triste episódio esse...

Beijoconas,
Rosi

UPDATE.:E em resposta à centenas de emails enviados questionando sobre a cópia descarada do modelo,a Línea Itália teve a cara de pau de responder que eles mandaram um email para a verdadeira criadora da peça e que ela parabenizou(mandando outro email) a "vencedora" do concurso pela "adaptação" feita.
Ah tá!E a gente tem cara de mané,é?
A Línea Itália agora perdeu todo o respeito que supostamente tinha do seu público consumidor, ao nos tratar como trouxas e ignorantes.
Primeiro:quero ver a cópia desses emails.
Segundo:os direitos sobre a "obra" da americana ,depois de publicada na revista,são da Vogue Knitting.A Línea Itália falou com eles sobre o assunto da clonagem?
Terceiro:é sabido que as norte-americanas fazem de tudo prá terem um lucro em cima de suas criações(nem que seja de um simples ponto).Então é prá gente realmente acreditar que ela ia deixar assim barato?Ainda mais que mexeram na receita?E ainda ia mandar mensagem parabenizando a "moça criativa" que fez isso(e que acabou ganhando um cruzeiro da navio)?
DU-VI-DE-O-DÓ!!
Enquanto não ver preto no branco as provas desses emails com uma resposta da Vogue Knitting junto,a Línea Itália simplesmente vai ser boicotada pelas suas (ex)consumidoras que se sentiram enganadas pelo resultado do Concurso Mãos de Fada(que a essas alturas devia era ter um palavrão no lugar da última palavra do nome).
E não venham argumentar que foi através do voto popular que ela venceu.
Eles sabiam,desde que mostraram as fotos das finalistas,que havia esse problema de cópia(pois foram alertados),e não fizeram absolutamente nada.Deveriam ter desclassificado ela na hora,depois que ficou evidente a cópia.
Perderam a chance.Agora vão perder as consumidoras.
E isso que eu não falei de uma das concorrentes que teve sua obra(inédita)vestida erradamente no manequim pelos "entendidos de tricô".
Eita povo...se não sabe,não entende do assunto,não se meta a organizar uma coisa dessa abrangência.
E tenho dito!!

posted by Rosi | 8:44 PM

11 Comments:

Blogger trichegege said...

Nossa Rosi adorei tudo que vc disse, vamos eperar pra ver se acontece alguma coisa porque é muito injusto tudo isso. Espero sinceramente que a linea itália seja obrigada a rever seus critérios nos próximos concursos para não permitir que os copiadores de sempre queiram e consigam levar vantagens, visto que não é todo mundo que entende de tricô, acredito mesmo que nem a comissão que julgou deva entender caso contrário esta moça não teria nem se classificado p/ as finais.

seg. out. 08, 06:59:00 PM 2007  
Blogger Drica Menezes said...

concordo plenamente...vi o trabalho da Milady e achei o máximo,votei e tudo...e qd vi o resultado do concurso fiquei indignada.... horrivel aquele modelito, completamente disforme...e ainda por cima um plágio.... q falta d respeito e vergonha, né? tbm espero q eles revejam seus criterios para o proximo concurso.... bjs!

seg. out. 08, 07:39:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Estou com você Rosi!

Usou todas as palavras que nós, que torcemos pra Grace, gostaríamos de ter dito!

Mas eu acredito que a justiça tarda, mas não falha!

Abraços!

ter. out. 09, 10:30:00 AM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Querida Rosi
Concordo com o que você disse. E repito, além de copiar, plagiar, ainda foi de uma inabilidade incrível. Aquilo ficou um horror. Ela aumentou o bolero, não sabia fazer as mangas e deixou assim mesmo, ficou todo embabadado embaixo. Vou mandar as fotos que tenho para você conferir.
Bjs
Gisele

ter. out. 09, 06:20:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

E as fotos no site da Linea Italia estavam muito ruins. Pequenas, resolução ruim e demoravam demais para acarregar. Só depois que vi as fotos do capecho no Atelier da Safira foi que distingui o ponto.
Acho que a Linea devia caprichar mais no site e dividir as imagens por páginas, como fazem muitos.
Stella

ter. out. 09, 07:29:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Falou e disse, Rosi!
Se for assim, no próximo concurso (que parece vai ser crochê) eu vou aumentar um cadinho dos lados concorrer com meu Babette. Que tal???

ter. out. 09, 08:35:00 PM 2007  
Blogger Lia said...

Ah, Rosi querida, é complicado...
Bem, eu faço patchwork. E já cansei de ver cópias descaradas em revistas, especialmente brasileiras e (pasme!) espanholas. Aqui no Brasil, tem uma revista (a melhorzinha), bem cara pro padrão brasileiro, na casa dos 13 reais, a Patch & Afins, que não só publica como sequer cita que é cópia. Uma vez fui reclamar na loja da pessoa que copiou (e parou na capa da revista) um trabalho lindo de bordado de fita, elas ficaram bravas comigo porque reclamei, que tinha era que reclamar com a revista.

Enfins... Desconfio que a lei de direitos autorais seja válida somente no país de origem. E fica registrada minha decepção com a Línea Italia. Desisti de comprar fios deles...

qua. out. 10, 11:13:00 PM 2007  
Blogger Rosi said...

Lia,acredite,eu já vi a Minha Internacionalmente Famosa Bolsa Verde copiada e publicada num blog espanhol(inclusive com as mesmas cores),e a dona nem sequer diz que fui eu a criadora(e isso quando eu rescém havia publicado a foto no meu blog,e tu nem tinhas traduzido a receita pro inglês).
Eu não fico chateada por ela ter feito uma igual,mas sim por que ela sequer comentou algo do tipo:"Vi no blog tal da fulana e resolvi fazer uma igual".Sacumé??
Por que quando eu me baseio em um trabalho de outra pessoa(como no caso da Lady Bag ou do casaco Sweet Temptation,eu digo onde vi e quem fez o original,no mínimo.
E eu ainda não feltrei a FMB,pois tenho uma encomenda da MINHA bolsa verde(em marrom) e vou aproveitar prá feltrar tudo de uma vez.
Beijoconas,
Rosi

qui. out. 11, 12:17:00 AM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Olá Rosi!!!
Há pouco tempo venho visitando os sites de não só tricoteiras, mas artistas como você.
Faço tricô e crochê há uns 17 anos e não me considero uma perita, mas uma pessoa que aceita desafios e se esforça pra conseguir que uma peça fique, pelo menos, visualmente bonita.
Resolvi participar do concurso da Línea Itália e consegui ficar entre as 100 peças com este bolero com aplicação de fuxico de tricô (que ainda não vi nos sites e nem em revistas):
Uma das fotos que enviei




Foto que colocaram no site




Não desmerecendo as peças que concorreram, mas quando vi a escolha das finalistas, confesso que fiquei triste por ver que os quesitos criatividade e originalidade só foram considerados em uma peça, e essa era o LINDÍSSIMO colete da Milady.
Lamentável tudo isso, pois não dou muita trela pra concurso, mas nesse cheguei a acreditar que poderia ser sério!!!
Que DECEPCÃO!(com o concurso e com a resposta vazia que a Línea Itália deu para as reivindicações).
Sinceramente não sinto mais vontade de trabalhar com os fios deles...
Um grande abraço e parabéns pelas palavras!
Milene Rodrigues
Butantã - São Paulo
milenemr@uol.com.br

qui. out. 11, 11:25:00 AM 2007  
Blogger Lucia said...

é Rosi, esse é nosso país, onde quem pode, manda e desmanda, realmente é um absurdo o que aconteceu...mas, não podemos ficar caladas, eu como já achava os fios da Linea caros, e tbm pq aqui no MS o calor é muito maior que o frio, vou me juntar ao boicote, que o mínimo que podemos fazer...
beijocas

sáb. out. 13, 10:19:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Oi Rosi,

detesto jogar lenha na fogueira, mas pelo que ando lendo na rede (especialmente no Ravelry), é bem possível que a autora (a verdadeira - NG) tenha sido contactada. A resposta é a cara dela (pro open source).

Isso não justifica o fato de que algo muito estranho aconteceu nesse concurso. Eu só fiquei sabendo do fato hoje, mas se uma das regras era um modelo original, a "ganhadora" não poderia chegar onde chegou.

um abraço

qua. out. 24, 04:18:00 PM 2007  

Postar um comentário

<< Home