O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

quinta-feira, junho 01, 2006

APRENDENDO A FELTRAR(update)...


...Com a chegada do frio nos animamos a trabalhar com lã!
E como tenho recebido vários pedidos de como é feita a feltragem,resolvi fazer um post específico sobre o assunto.
Feltrar significa transformar uma peça de tricô comum(!) em um tecido grosso,compacto e(segundo dizem) à prova dágua.O resultado final compensa o trabalho que dá.Então,vamos aprender a feltrar!!
Antes de mais nada aí vão algumas
DICAS:

-a peça tem que ser feita com lã 100%.Acrílico não feltra,nem algodão,poliamida,etc.Aqui no Brasil a lã mais adequada é a Paratapet,da Pingouin.Mas podem ser feitas misturas com fios que tenham alguma composição com lã( por ex.: Giorgio,da Aslan;Acalanto,da Cisne;Botonê e Sedificada,da Pingouin;Firenze e Colorato,da Linea Itália;dentre outras-dicas da Grace),que dão um efeito bastante interessante.
-lãs muito claras(branco,cru)feltram menos que as mais escuras.
-a peça tem que ser feita num tamanho muito maior,pois encolhe quase a metade na altura e 20 a 30% na largura.
-use agulhas 8 , 9 ou 10.
-não adianta fazer pontos trabalhados,porque depois de feltrado não aparece.Mas um trabalho em jacquard ou bordado sobre o tricô fica lindo feltrado,pois parece que foi pintado.Faça ponto meia ou tricô.Além de fáceis são os mais adequados.
-coloque as alças antes de feltrar(se forem de lã,óbvio),mas não dê o nó,para poder regular o tamanho delas DEPOIS da feltragem.
-na máquina de lavar coloque a peça junto com umas peças de roupas pesadas(toalhas,jeans),sabão em pó(não me perguntem porquê,mas todos os tutoriais que eu li a respeito diziam que tem que colocar),e deixe o ciclo completo.Pode interromper o ciclo para checar a quantas anda o processo.Não tem problema a máquina ter abertura frontal,o efeito é o mesmo.
-não aconselho feltrar à mão,pois é muito cansativo e literalmente acaba com as mãos.Toda(o)s que tentaram desaconselham.
-não se assustem com a cor da água.É normal soltar tinta.

-o0o-

MÉTODO TRADICIONAL

Depois da peça pronta e costurada,coloque-a dentro de uma fronha velha, e amarre bem para que o tricô não saia de dentro durante a lavagem.Na máquina de lavar roupas,coloque sabão em pó,água quente(se tua máquina não tiver água quente-como a minha-aqueça a água em panelas e coloque na máquina junto com a fria.Aquece menos do que deveria e todo o processo tem que ser repetido mais vezes.),as peças de roupas pesadas,o tricô dentro da fronha amarrada,e deixa bater o ciclo completo(inclusive a centrifugação).Retira e vê se feltrou o suficiente:a aparência tem de ser a de um tecido de lã bem compacto).Se não,repete todo o processo novamente,até ficar como deve ser.

-o0o-

MÉTODO (FÁCIL) DA SHIRLEY

Seguindo a dica da Shirley(que eu confesso não ter levado muita fé a princípio,mas não custava tentar),o trabalho é menor(visto que minha máquina de lavar não tem água quente) e o resultado apareceu já de primeira!
É o seguinte:Coloca um panelão de água prá ferver(no meu caso foi um superbalde de metal que eu tenho).Quando ferver desligue o fogo.Coloque a peça a ser feltrada dentro de uma fronha e feche(amarre) a abertura.Coloque na água fervente por cerca de 20/25min.Enquanto a peça fica "de molho",coloque a máquina de lavar roupas prá encher(pode ser meia carga),ponha sabão em pó,e uma ou duas peças de roupas pesadas.No fim do tempo do prazo,com cuidado(pois a água está fervendo!),retire a peça da panela(balde),de preferência com uma bacia debaixo prá não fazer muita "caca" e coloque na máquina prá lavar no ciclo longo(roupas pesadas).Deixe o ciclo completo,com centrifugação e tudo.
O resultado é o mesmo do outro método,só que não precisa lavar 2 ou 3 vezes seguidas,e a lã fica bem macia ao toque.

-o0o-

MÉTODO (TERAPÊUTICO)DA MIRIAN

Segundo a Mirian:
...Encolheu bem e minha técnica de feltragem deu certo...no banho..rsrs coloquei num baldinho e com a água quente do chuveiro fui feltrando ...até que cansei e enquanto tomava banho fiquei amassando ela com os pés...kkkk parecia que estava amassando uvas...rsrsrs, mas deu certo...e ficou lindinha....

-o0o-

Depois de ter feltrado com qualquer um dos métodos acima,a bolsa tem que secar enformada.Use como fôrma caixas de papelão(forradas com plástico),caixas plásticas,sacolinhas plásticas,ou qualquer coisa que tenha a forma que quiseres prá tua bolsa.Deixa secar totalmente.Termine de arrumar as alças.

E podes sair por aí desfilando de bolsa nova!!
-o0o-
MINHAS RECEITAS

http://ofiodameada.blogspot.com/2005/12/bolsa-feltrada-da-kika.html#links


E mais dezenas de links sobre o assunto ali na coluna esquerda(felted bags).
Tudo o que sei sobre feltrar está aí(acho que não esqueci de nada),aproveitem!
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 3:13 PM

18 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Rosi!
O meu nome é Silvia, e eu quero te parabenizar pelo seu blog, acho ele ótimo, e em especial gostei muito deste post sobre feltragem, pois eu já feltrei algumas peças no "braço" e não é nada fácil, mas eu tenho uma curiosidade, pelo que eu percebi, a máquina de lavar usada é a de modelo com tampa em cima, mas será que dá certo com a máquina de tampa frontal? Pois o processo de "esfregar" é bem diferente. Será que alguém já tentou?
Beijocas, Silvia.

qui. jun. 01, 11:11:00 PM 2006  
Blogger Rosi said...

Sílvia,acho que dá no mesmo e no mesmo dá.Mesmo que o processo seja por tombamento,há atrito entre as peças.Creio que dá certo do mesmo jeito.
Beijoconas,
Rosi

qui. jun. 01, 11:20:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rosi

Quero Parabenizar a todas vcs que tem a coragem de fazer essas Bolsas...
Pelo que li dá um trabalhão danado...Se caso eu me atrevesse a fazer uma, seria p/mim ou p/uma pessoa que gosto muito...
Se a pessoa for vender, acho que teria que cobrar muito, p/compensar o trabalho...
Seu blog continua 1.000!!!
Beijocas

sex. jun. 02, 02:59:00 AM 2006  
Blogger Agulhas Mágicas said...

Oi, Rosi...

Realmente é uma técnica bem trabalhosa porém o resultado é um espetáculo!Gostei muito do dêgrade em tons alaranjados.Parabéns muito bonita sua peça.

abs
Mone

sex. jun. 02, 08:46:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá Rosi e saudações paulistanas,
Seu blog continua lindo!
Graças a vc. descobri a técnica de feltrar há cerca de 2 meses e estou fazendo o maior sucesso com minhas bolsas. Gostaria de acrescentar algumas dicas ao que vc. falou, se me permitir.
1. Fiz experiências com a agulhas de diversas grossuras e por incrivel que pareça a ag. 10 me pareceu a mais indicada já que o ponto fica bem solto o que facilita a feltragem;
2. Não há o menor problema em usar máquina com abertura frontal (Bosh, Continental Evolution, Eletrolux). O processso todo de feltragem vai variar entre 25 a 30 minutos no ciclo 2. Não precisa deixar concluir o ciclo. Vale a pena interreomper e checar a quantas anda a feltragem. Se o processo estiver quase completo, mude para o ciclo de enxague (2 enxagues é o ideal) e deixe centifugar só um pouquinho.
3. Para abreviar o tempo, vale a dica da Shirley e a minha dica é acrescentar uma colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio à água onde será colocada a peça (o bom e velho tanque é ótimo para isso!)
A mistura de fios que tenha um pouco de lã na composição dá um efeito linfo (ex. Giorgio da Aslan, Acalanto da Cisne, Botonê da Pinguim) Fiz alguns testes misturando também o fio firenze e Colorato da Linea Itália e o tecido ficou parecendo um tweed.
Muito legal!
Um grande abraço a todas do blog e particularmente a vc.
Grace

sex. jun. 02, 09:11:00 AM 2006  
Blogger εïз Andrea Cris εïз said...

Oi Rosi
obrigada pela visita,adorei seu blog,quero te dar os PARABENS pelo post sobre Feltragem era tudo o que eu queria saber...rrss
Adorei a bolsa que linda as cores que voce usou
bjs
Andrea

sex. jun. 02, 11:26:00 AM 2006  
Blogger Márcia said...

Vamos ver se eu crio coragem pra fazer uma bolsa feltrada.... Que bom que você colocou essas dicas!!! Muito obrigada por compartilhar um blog tão lindo e criativo!!! Beijão, :o)

sex. jun. 02, 11:59:00 AM 2006  
Blogger aos meus olhos said...

Olá Rosi!!
Obrigada por compartilhar com todas. Fico cada vez com mais vontade de começar uma...
Bom fim de semana.
Bjitos
ana

sex. jun. 02, 06:31:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Rosi!
Seu blog é sensacional, visito sempre.
Uma perguntinha:qual a função do sabão em pó no processo de feltragem? Fiz só com água pura e, me parece, ficou igual às que tenho visto nos blogs, já que é impossível "ver com as mãos", como se diz.
Abraços
Lurdinha

sáb. jun. 03, 12:42:00 AM 2006  
Blogger Entre Fios said...

Oi Rosi
Adoro estas bolsas feltradas,qualquer dia eu me animo e faço uma.
Bom fim de semana.
Bjs
Giovana

sáb. jun. 03, 12:48:00 AM 2006  
Blogger Leka Uwarow said...

Oi Rosi,
obrigada pelas dicas sobre a calopsita, as crianças colocaram o nome dela de Bananinha, ela é muito divertida, ainda não sei se é macho ou fêmea, preciso levar em um local onde possam me dizer, afinal, nem esperávamos esse presente, conversei com as crianças porque alguém poderia vir procurar por ela, mas até agora nada, achei muito engraçado ela aparecer por aqui, afinal moramos no oitavo andar e ela estava toda piante quando entrou na sala...
Mais uma vez obrigada pelas dicas, tenha um bom fim de semana,
beijos Ale.

sáb. jun. 03, 10:37:00 AM 2006  
Blogger Rosi said...

Gurias,obrigado!
Grace,legal tuas dicas.Vou acrescentá-las no post.
Alessandra,eu acho que te escrevi que se as "bochechinhas" da calopsita forem laranja bem escuras ou avermelhadas,é por que é macho,se forem claras,é fêmea.Não tem erro.
Beijoconas,
Rosi

sáb. jun. 03, 08:03:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá Rosi!
Já fiz o processo de feltragem, metade no tanque de lavar roupas e metade na máquina de lavar.
Quando coloquei a água quente na peça que está no tanque, o cheiro que sai é ruim, acho que por isto se usa o sabão em pó na máquina.
Cheguei a pensar que talvez a água quente tire o tratamento da lã de carneiro, deixando um cheiro estranho. Será?
Beijoconas
PS: adoro seu blog! parabéns!

dom. jun. 04, 06:16:00 AM 2006  
Blogger Rosi said...

Andréa,não sei te dizer,mas que depois o cheiro some,some.Só não coloca amaciante prá dar um cheirinho bom,viu?É capaz da bolsa "desandar"...
Beijoconas,
Rosi

dom. jun. 04, 05:25:00 PM 2006  
Blogger Unknown said...

Oi, Rosi!
Primeiro, quero dizer "que post, hein!"
Parabéns!!!

Eu sempre coloco amaciante. Não tive problemas com as minhas e o cheiro melhora bastante.

Beijos
Ana

qui. jun. 08, 12:03:00 AM 2006  
Blogger Rosi said...

É que eu penso que a bolsa deve ficar meio durinha mesmo.faz parte do"jeito de ser" dela.E o cheiro some quando seca.
Beijoconas,
Rosi

qui. jun. 08, 12:35:00 AM 2006  
Blogger Unknown said...

Rosi,
Esqueci de dizer que só coloco amaciante na última água, quando a bolsa já está feltrada. Eu feltro usando a máquina com abertura frontral, coloco sabão no dispenser de sabão e amaciante no de amaciante. As minhas também ficam durinhas.

Beijinhos e boa sorte com a Lola

Ana

qui. jun. 08, 08:56:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi Rosi!
Acho o seu site maravilhoso, e a sua generosidade conosco, outras artesãs, difícil de igualar, muito obrigada por ser assim como vc é, um exemplo a ser seguido. Super beijo, Márcia

qui. mar. 22, 08:56:00 PM 2007  

Postar um comentário

<< Home