O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

sexta-feira, novembro 24, 2006

COMO FORRAR E COLOCAR O FECHO IMANTADO NAS BOLSAS...

...Esse post vai ser longo e com muitas fotos.Acho mais fácil mostrar com fotos do que ficar escrevendo(prefiro ir descrevendo...).
Então aí vai:
Material necessário:

-a bolsa tricotada e costurada,tecido p/forrar,agulha e linha de costura na cor do tecido,alfinetes,caseador,pedaço de curvim(couro sintético),as 4 peças do fecho imantado,tesoura,caneta para marcar o lugar do fecho.

Isso é um "abridor" de casas:é fácil de manusear e se encontra em qualquer armarinho.
Com a bolsa pronta e costurada coloque sobre um pedaço de tecido(eu uso cetim) que seja uns 3/4 cm maior que a bolsa,dobrado,com o lado avesso p/fora,e a abertura para o lado de cima:
Sempre deixo uma abertura de uns 4 dedos prá facilitar a abertura da bolsa.Marque o início da abertura no tecido,pois é a partir daí que a costura do tecido será feita:
A costura é feita com linha dupla.Costuro tudo à mão.Já fiz à máquina e não gostei do resultado.Perde o "ar" de artesanato.Prá mim fica parecendo coisa industrializada.Por isso prefiro costurar à mão mesmo:
Costure com pontos bem miudinhos,prá ficar bem forte do sentido do alfinete de marcação p/o fundo do forro.Arremate duas vezes e deixe um pedaço grande de linha(uns 5 cm).Faça isso nas duas laterais:
Encaixe o forro dentro da bolsa(avesso com avesso),acertando bem os cantos inferiores:
Coloque um alfinete em cada canto inferior,prendendo o canto do forro no canto da bolsa:
Faça o mesmo com o meio:
Acerte as aberturas laterais do forro e da bolsa e prenda com um alfinete a costura do tecido um pouquinho abaixo da costura lateral da bolsa.Faça igual do outro lado:
Assim:
Aqui já com as aberturas laterais alfinetadas:
Começa a dobrar o exceso de tecido p/dentro:
Acerta os cantos:
E alfineta na bolsa.Aqui uma das aberturas laterais já toda alfinetada.Faça o mesmo do outro lado:
Alfinete o centro do tecido com o centro da bolsa,já com as beiradinhas do tecido voltadas p/dentro:
No final da "alfinetação" vai ficar assim:
Se fores colocar um fecho imantado,agora é a hora!
O fecho imantado é composto por 4 partes separadas.Duas iguais à essa de baixo,o macho e a fêmea.Com uma pecinha igual à essa de baixo,marque com uma caneta os risquinhos onde devem ser feitas as aberturas(pequenas casas).Primeiro corte dois quadradinhos de curvim e faça isso.O curvim vai reforçar o fecho no tecido,evitando que ele esgarce:

Abra com o caseador(espete ele no início da linha desenhada e empurre a fim de que ele corte o tecido).Vale a pena ter um(é baratíssimo!),pois com a tesoura não fica um trabalho bem feito.Cuidado pois o caseador é muito afiado!Cuide p/não ultrapassar a linha desenhada:
Proceda da mesma maneira no tecido.Cuidado para alinhar bem as marcas nos dois lados da bolsa,senão, ao fechar, a bolsa fica "torta".

Alinhe:

Marque:
Abra:
Tire o alfinete que segura esse pedaço e espete um dos imãs nas aberturas:
Revire o forro p/fora e vai estar assim:
Espete agora o pedacinho do curvim(p/reforçar):
E por cima do curvim,coloque aquela pecinha que foi usada p/marcar os furos encaixada nas "perninhas" do imã:
Dobre uma "perninha"p/dentro:
A outra também,e aperte tudo com o auxílio da tesoura:
Vire o conjunto p/dentro e alfinete novamente no lugar:
Proceda da mesma forma do outro lado:
A costura do forro na bolsa é feita com linha simples,como numa bainha comum:
Comece por um dos cantos,fazendo pontos pequenos e bem juntos.Pegue pouco tecido e pouco tricô,assim fica bem delicado:
Assim ficam as aberturas laterais já prontas:
A costura no local do fecho é reforçada:
Vou e volto 3 vezes uns 3 cm com a costura: E aqui o forro já totalmente colocado:
Retire todos os alfinetes(eu vou tirando conforme vou costurando). Agora é só prender as alças(eu já ensinei a fazer isso aqui).Acho mais fácil forrar antes da colocação das alças,pois fica mais bem feito,e não há a necessidade de fazer pregas no tecido.
O que eu sei sobre forrar está aqui postado. Aprendi tudo sozinha,na base da tentativa e erro.
Como já disse,prefiro fazer tudo à mão,pois dá um toque "caseiro" ao trabalho.
Espero que tenham gostado das explicações e que possam tirar proveito delas...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 2:34 AM

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Querida Rosi
Amei, vc é 1000. Agora é só tentar e rezar para a minha habilidade ser parecida com a sua.
Parabéns pelo trabalho e pela paciência no passo-a-passo.
Bjs.
Gisele

sex. nov. 24, 08:13:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rosi,
Que máximo vc colocar o passo a passo da forração de bolsas no seu blog! Mas continuo achando muito difícil! Melhor encomendar mais das suas bolsas ! rs...

Beijo grande,

Andréa

sex. nov. 24, 10:48:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Ola Rosi! conheco vc faz tempo ,mais ou menos o tempo que estou aqui na Italia sei que vc e fa d Eros rss!! estou sempre de olho no blog e adoro!! Sim,da receita sei que ai esta uma loucura por esta receita consegui com a Kate por mail pedi p ela,estava olhando minhas receitinhas fui olhar prestei atencao era a danada d receita com grafico agora como tenho o blog tb postei,se vc quiser me link pode sim,e pode pegar receita e postar no seu tambem ta fique a vontade bjs!!

sex. nov. 24, 11:01:00 AM 2006  
Blogger Rosi said...

De nada,Gisele.
Vocês sabem que é um prazer prá mim compartilhar o que sei com vocês.
Andréa,concordo contigo(rs,rs)...
Alissandra,tu não sabes o quanto me fizestes feliz hoje com essa história de poder publicar a receita!Então nosso "caso" é bem antigo(rs,rs),já que tu conheces o blog há muito tempo.Muitíssimo obrigada pela autorização,vou postar logo ,logo.
Beijoconas,
Rosi

sex. nov. 24, 11:31:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá....
Realmente essas bolsas são lindíssimas. Gostaria de tentar fazer. Seria possível vc me enviar via email a receita da famosa Ferragamo (é assim que se escreve???).
Desde já agradeço a sua atenção, pois o recheio eu acabei de aprender, falta apenas a cobertura. rsrsrsrsr.
Beijinhos,
Verinha Batos .

sex. nov. 24, 12:25:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rosi,
Obrigada por compartilhar sua experiência na forração de bolsas e também de seus outros trabalhos. É esta sua boa vontade em compartilhar que tem feito seu trabalho crescer.

Moema

sex. nov. 24, 04:55:00 PM 2006  
Blogger Claudia H said...

Parabéns pelo post!
Amei a explicação e as fotos.
B-jos
Claudia H

sex. nov. 24, 08:07:00 PM 2006  
Blogger Tati said...

Oi!!!
Você é MA-RA-VI-LHO-SA!!!!!!!!!
Muito obrigada pela MEGA explicação! Até que minha dúvida rendeu um belo post! rsrs
Querida eu te agradeço muitíssimo! Relamente é uma pós-graduação em colocação de forro!
Milhares de beijos!
Um final de semana "supimpa"! rsrs
Tati

sex. nov. 24, 09:14:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá. Fiquei muito feliz quando vi esse post. Principalmente por causo do botão amo o seu blog vc é demais!!! Jesus te abençoe. Roberta.

sáb. nov. 25, 01:05:00 AM 2006  
Blogger Marina Albertoni said...

Rosi,

Acho você o máximo. E hoje eu sugeri este PSP para os grupos de crochê que participo. Então você terá uma leva grande de visitas pois estamos todas numa maré de fazer bolsas mas nem todas sabíamos os segredos de como forrar as benditas.

Obrigada querida.

dom. dez. 03, 05:04:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Querida Rosi.
Que trabalheira, hein? Mas, amei a sua explicação. Depois que terminar a minha fase de xales acho que vou me arriscar nas bolsas. Essas suas dicas são preciosas e já foram devidamente arquivadas, com muito carinho.

Muuuuuito Obrigada!
Um grande Beijo
India

qua. dez. 13, 01:22:00 PM 2006  
Blogger Maria Amélia said...

mto bons seus tutoriais. adorei.

qua. set. 03, 08:23:00 AM 2008  
Anonymous Cirlei said...

Olá Rose.
Uma verdadeira aula de como forrar bolsas!!!
Obrigada por partilhar.
Quanto mais se ensina mais Deus nos capacita,não é assim?
Que o Senhor a abençõe.
Abraços
Cirlei

dom. mai. 30, 09:57:00 PM 2010  
Blogger giovane said...

Obrigada! Agora, mãos à obra! Grande abraço

dom. out. 14, 07:21:00 PM 2018  

Postar um comentário

<< Home