O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

sexta-feira, novembro 24, 2006

TRICÔ MODULAR...

...Após aprender a fazer um quadrado perfeito podemos partir para o Tricô Modular,que nada mais é do que tecer um quadrado perfeito emendado no outro,criando um trabalho sem costuras.
Depois que se pega a "manha",dá prá inventar com formas variadas(triângulos,retângulos,ou tudo isso junto!).Daí quem decide o formato é a tricoteira.
Mas vamos partir do básico.
Vamos nos basear naquele quadrado de 73 pontos do post anterior.

Eis o esquema do quadrado perfeito:

Levanta-se metade dos pontos nesse lado do quadrado(36 pts).O ponto que vai bem no meio é o ímpar.Os pontos que faltam(+36) são montados na agulha que já está com os 37 pts levantados:
Tecer normalmente como no quadrado numero 1.Arrematar.O resultado são dois quadrados perfeitos emendados: O quadrado numero 3 é montado a partir do quadrado numero 2,seguindo o mesmo esquema de distribuição dos pontos:
E o quadrado numero 4 é tecido levantando os pontos nos quadrados 1 e 3!

O trabalho fica assim:

Seguindo esse esquema dá prá fazer muita coisa de um modo bem facilitado.O trabalho cresce sem a gente se dar conta.

Com esse Tricô Modular acima(meu primeiro),montei essa bolsa:



É bem divertido de fazer!!!


-o0o-

Gente,postei mais hoje do que nas últimas semanas.Estava devendo prá mim mesma esse tempo aqui no blog,pois estava relapsa em relação à ele(e conseqüentemente,com vocês).
Como ainda tenho muitos trabalhos para tecer,costurar e bordar,agora vou ficar mais um tempinho sem postar novidades.
A não ser que alguma coisa extremamente importante aconteça ou apareça!
Tenham um ótimo fim de semana.
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 5:05 PM

20 Comments:

Blogger Ateliê da Safira said...

Oiiiii Rosi
Poxa, rendeu a postagem hj, não? hehehe
Adorei tudo!!! O ponto ferragamo, as fotos, o blog da Alissandra (ja fui lá agora), do quadrado perfeito ... . Desse vou tentar fazer pois nao entendi uma coisa, mas precisamos fazer p ver se entendemos direito, certo?
Cuida d boquinha, heim?
Um beijão
Dany

sex. nov. 24, 09:40:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

ola
o post hoje foi muito bom
seu blog é ótimo
nota mil prá voce
beijos
lu

sex. nov. 24, 10:12:00 PM 2006  
Blogger Sandra said...

olá, Rosi.
Parabéns pela paciência e generozidade.Eu estava mesmo curiosa sobre como se faz para fixar esses fechos.
Um abraço.
Sandra.
Espero que já não esteja sofrendo tanto com o "aparelho".

dom. nov. 26, 09:29:00 AM 2006  
Blogger Unknown said...

Adorei essa bolsa!
Vou fazer uma para mim!!

Beijinhos
Ana

seg. nov. 27, 08:17:00 PM 2006  
Blogger palma said...

Oi, Rosi!

Obrigada, sua visita à varanda do meu blog, trouxe-me grande prazer.
Interessante que eu acabara de ler a respeito do misterioso ponto de tricô, e, da obra de arte - a bolsa. Confesso que , também, aventurei-me a desvendar o tal segredo. Ampliei a foto. Peguei ponto, dei laçada, aumentei e ... Fiquei de molho, aguardando um momento para executar, a tão controvertida bolsa. Aí, você que na minha análise anterior ( comentário em destaque no meu blog), é uma desbravadora, não descansa nunca , está sempre ligadíssima. Revelou o tal mistério, com direito a gráfico e tudo. Quanto a minha amostra, bom, preciso compará-la com o que foi publicado.
Continuo na torcida, no palanque, com camiseta personalizada e grito na garganta . É Rosi! É Rosi! .É Rosi!!!
Como diz a Alissandra a “gênia” das bolsas
Fique certa, mesmo sem comentar no seu blog com freqüência, (ficava constrangida de importuná-la) estava a espiar, a vizinha gaúcha e assim,saber de seus gostos, suas verdades e seus contentamentos. Creia , seus escritos foram um dos primeiros que visitei na minha chegada ao Planeta Teclado. Li todos textos, assim passei a vê-la como editora chefe dos expedientes gráficos/virtuais. Admiração foi a conseqüência do seu ato de ser espontânea e muito de bem com a vida.
Grande abraço para você.
Leilene/Palma

seg. nov. 27, 10:11:00 PM 2006  
Blogger Samanta said...

Nossa...Quanta explicação boa, quanta coisa linda. Pena eu não ser muito boa no tricô.
Beijo!

ter. nov. 28, 07:32:00 PM 2006  
Blogger Entre Fios said...

Oi Rosi, vim te fazer uma visita, pra você não pensar que eu esqueci de ti.
Gostei muito dessa bolsa de tricô modular!!!
Bjs
Giovana

qua. nov. 29, 12:22:00 AM 2006  
Blogger betharte said...

Rosi, que bolsa linda no estilo que gosto. Vou indicar para as minhas alunas. Beijos Beth

qua. nov. 29, 06:41:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rosi!!

Que maravilha!!Só me resta agradecer, por dividir conosco seus achados, experiências e conhecimentos.Fiquei bem animada a encarar as agulhas de tricô com os quadrados.Tenha um lindo final de semana.
abs
Mone

sex. dez. 01, 09:31:00 PM 2006  
Blogger Unknown said...

Oi Rosi!! Eu fiz um quadrado perfeito alguns meses atrás mas ficou um lado maior que o outro!! rrrsss Adorei a idéia da bolsa parece ser bem prática!! Te desejo um ótimo fim de semana!!! =)O passo a passo do forro da bolsa está lindo!! E quanto ao aparelho... depois de um tempo você se acustuma, foi o que aconteceu comigo!!!
Beijos, Claudia

sáb. dez. 02, 09:19:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Sua dicas são verdadeiras pérolas!
Beijinhos da Daniela

dom. dez. 03, 11:19:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi Rosi, hj estou passando para o café da manhã.Desejo uma excelente semana.Beijocas

seg. dez. 04, 07:05:00 AM 2006  
Blogger Majot said...

Rosi, suas bolsas estão lindas demais. Já passei no blog de vendas e adorei. Achei o máximo vc publicar a ferragamo, mulher de atitude, parabéns!
Obrigada pelo carinho no meu blog, super beijo.
Majot

qua. dez. 06, 09:49:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Estou procurando, mas ainda não achei como começar a fazer tricô. Talvez seja difícil pela internet, mas será que alguém pode me ajudar?

Meu e-mail é jussara_ms@terra.com.br

Detalhe: não sei nada, mas quero muito aprender.

ter. jun. 12, 07:05:00 PM 2007  
Blogger Simone said...

Oi Rosi,

Amo seu blog e regularmente a visito.
Estas entre as minhas favoritas.
Muitas coisas aprendi aqui com você.
Como você, sou gaúcha, moro em Esteio.

Beijos no coração

ter. jun. 26, 06:13:00 PM 2007  
Blogger Corteygrif said...

oie vim conhecer seu blog pela publicidade que a Nena fez do dia do tricó achei o máximo a ideia,amei as suas bolsas,seu blog é muito lindo um bj

qui. jul. 26, 09:57:00 AM 2007  
Blogger Rossana said...

Rosi, o seu blog é pura inspiração... Eu fiz o quadrado perfeito usando a receita original em inglês e postei em meu blog uma dica muito útil para quem gosta de fazer quadrados. Gostaria que me fizesse uma visita e visse a dica. Um abraço e parabéns pelo blog.
Rossana
http://ciadotricot.blogspot.com

ter. out. 23, 02:11:00 PM 2007  
Blogger Marcia said...

Rosi, voce é muito generosa, compartilha tudo conosco e nos incentiva a fazer trabalhos lindos.
Obrigado pelo empurrãozinho, com essa receita de trico modular, estou tentando fazer uma mantinha de bebê, estou apanhando um pouco, para que fiquem todos com o detalhe dos tres pontos juntos virados para o mesmo lado, alem do que escolhi uma lã muito fina, o que não está dando o devido destaque, mas vou acabar aprendendo, adorei a tecnica e já passei pra frente.
Beijos e obrigado mais uma vez.
Marcia

seg. jun. 02, 08:40:00 AM 2008  
Blogger Guida said...

Olá! Até que enfim achei a receita do trico modular, vou tentar fazer, achei complicado....mas vou tentar, e muito obrigada
Guida

qui. set. 04, 03:51:00 PM 2008  
Blogger Ana Maria Oliveira said...

Adorei, este eu ano sabia.
Obrigada.
ana

dom. mai. 03, 11:38:00 PM 2009  

Postar um comentário

<< Home