O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

sexta-feira, maio 18, 2007

COMO FAZER O GORRO/LENÇO...

...Apresento a vocês o gorro/lenço.É ótimo para quem tem cabelos mais longos e não usa gorro(touca)por que acha incômodo guardar a cabeleira debaixo dele(do gorro).
Ao menos eu era assim,me incomodava muuuito aquela cabeleira presa.Mas isso era no tempo em que minhas madeixas chegavam à cintura.Agora estão como na foto ali de cima(rs,rs).
Bom,a história desse gorro é a seguinte:estava eu assistindo TV no final do ano passado(a série norte-americana Everwood)quando vi que uma das personagens usava um desses(portanto não é criação minha!),com os cabelos presos num rabo-de-cavalo.Achei a idéia genial,desenhei(prá não esquecer)e guardei.Há duas semanas resolvi retomar o projeto,e comecei a testar(já que não tinha receita...)e acabei adaptando a receita no "olhômetro"mesmo.

Material:
-fio na espessura da Família(Pingouin)
-agulhas retas de tricô 4mm
-agulha p/tapeçaria

Pontos empregados:
-meia(ou qualquer outro à sua escolha),cordôes de tricô,barra 1X1.

Tamanho:único

Modo de fazer:
Monte 80 pts em barra 1X1 (eu fiz a montagem tubular,que tem mais elasticidade)nas agulhas de tricô 4mm e trabalhe por 5 cm.
Agora começa a parte de trás do "lenço",que na verdade é um triângulo.Como trabalhar só em meia enrola o trabalho,fiz uma borda de 4 pts de cordões de tricô.
Então são:
-Carr impar(direito do trabalho):tudo em meia
-Carr par(avesso do trabalho):4 pts em meia,72 pts em tricô,4 pts em meia
Em todas as carr:os 2 pontos depois dos 4 da beirada e os 2 antes dos 4 últimos da beirada são trabalhados juntos.São essas diminuições que vão dando o formato triangular.
Quando ficarem só os cordões de tricô na agulha,vá distribuindo essas 2 diminuições até restar só um ponto na agulha.Arremate e faça a terminação que for do teu agrado(pingente,pompom,enfeite de feltro,crochê ou pode deixar sem nada mesmo).
Com a agulha de tapeçaria e um fio da lã que foi feito a barra,una as laterais dessa barra trabalhada em 1X1(e só essa parte!).
Obs.:Pode usar o ponto que quiser.E também pode enfeitar o corpo do "lenço" com feltro,fitas,etc.

Se tiverem alguma dúvida,entrem em contato!

-o0o-

Tenham um ótimo final de semana!!

Beijoconas,

Rosi

posted by Rosi | 8:22 PM

22 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Rosi, estou fazendo uma visitinha rápida só para dar um alo, após uma longa ausencia sem entrar na net, estive com dengue, estou melhorando.Bom final de semana.Beijocas

sáb. mai. 19, 01:42:00 AM 2007  
Blogger Claudia Broering said...

Oi Rosi! Amei seu lenço!! Obrigada por dividir a receita... já fiz uma cópia p/ mim... e se vc permitir, no meu próximo post eu vou colocar um link pra cá!

Bjoss Claudinha

sáb. mai. 19, 11:05:00 AM 2007  
Blogger Denise said...

Rosi..
Você é fantástica !!
Nunca vi uma generosidade tão grande e uma vontade de partilhar como a sua.
Parabéns!!
Essa receita é otima! E vc uma artesã de mão cheia..
Um beijo

sáb. mai. 19, 05:56:00 PM 2007  
Blogger Unknown said...

Valeu, Rosi!
Estou indo para a sala colocar meus 80 pontos na agulha.

Namorei bastante esses lencinhos quando os vi em sua "store".
Vou linkar essa receita lá no cantinho do meu blog!

Beijinhos e obrigada
Ana

sáb. mai. 19, 09:24:00 PM 2007  
Blogger Kátia Moreira said...

FELICIDADE!!!!
“Há qualquer coisa de misterioso com a felicidade.
Quando dividida, se multiplica.
Quando repartida, maior se torna.
Quanto mais partilhada, mais dela se usufrui.”
Te desejo uma semana muito feliz!
Bjs Kátia Moreira

ter. mai. 22, 12:08:00 PM 2007  
Blogger Rosana said...

Que bonito este lenco! Super original! Besos =:)

ter. mai. 22, 10:02:00 PM 2007  
Blogger artesanarte said...

Oi Rosi! Sou fã de carteirinha do seu blog, acompanho tudo, adorei esse lenço/gorro, gostaria muito de fazer um pra mim, mas sou meio atrapalhada, demoro um tempão, rs*
Vou tentar, se conseguir eu te mostro.
Um beijão e continue com esse blog tão lindo!
http://artesanarte.blogspot.com

qua. mai. 23, 11:46:00 AM 2007  
Blogger Roberta said...

Oi Rosi passei para dar um oi e achei lindo este gorro-lenço parabéns mais uma vez!!!
Bjinhos e tenha uma ótima semana!!!

qui. mai. 24, 10:51:00 AM 2007  
Blogger Jane said...

Oi Rose!
Eu sou de Porto Alegre e adoro trico, estava procurando um gorro para mim mas não este fechado. Encontrei um neste blog, http://fabricandoideias.blogspot.com/
Será que você sabe fazer??? Eu quero um rosa, sabe aquele rosa antigo da sedificada, aquele.
Me manda um mail é jfollmann@inf.ufrgs.br
Claro que depois de ter meu gorrinho feito por voc6e vou querer a receita, eu gosto de tricotar por lazer.
Beijos

qui. mai. 24, 03:11:00 PM 2007  
Blogger betharte said...

Esses seus gorros/lenços estão uma graça. Parabéns! Beth

dom. mai. 27, 06:50:00 PM 2007  
Blogger Unknown said...

Fiquei lisonjeada pela sua visita e comentario ... vindo de vc eh um privilegio.... linda semana de muita saude e paz bjs

seg. mai. 28, 02:50:00 PM 2007  
Blogger Unknown said...

Olá querida Rosi;

Vou te convidar para uma brincadeira. Passa amanhã lá no blog que vai estar tudo explicadinho.

Beijinhos
Ana

seg. mai. 28, 03:13:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

OI ROSI
LINDO ESSES GORROS LENÇOS. QUERO FAZER PARA MIM.
SABE, FUI VER O SITE DE VIDEOS (GLOBO) QUE VOCE INDIOCU, MAS ABRI A PAGINA E NÃO ENCONTREI A ECHARPE.PODE ME EXPLICAR DIREITNHO com faço para chegar lá?
BJS CIRLEI
cirleilb@terra.com.br

ter. jun. 05, 09:39:00 PM 2007  
Blogger Rosi said...

Gurias,fico feliz quando vocês gostam do que compartilho aqui.
Cirlei,consertei o link do vídeo.É só entrar,esperar carregar e assistir.Vale a pena.
Beijoconas,
Rosi

qua. jun. 06, 01:14:00 AM 2007  
Blogger Tricô e Mais Tricô said...

Rosi lindos trabalhos e parabéns pela criatividade e desempenho! Rosi, quanto tempo vc levou para fazer 1 gorro lenço?
Beijos

sex. jun. 15, 11:10:00 AM 2007  
Blogger Flor said...

Rosi achei super interessante o gorro lenço. Obrigada por compartilhar. Bjs Florimar

dom. jun. 24, 08:46:00 AM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Rosi primeiramente te parabenizo e agradeço por você compartilhar suas receitas. Estou tentando fazer este gorro, está ficando lindo...
Como eu faço este pingente que você colocou nos seus gorros? Está tão delicado.

Um abraço,
Fernanda.
fernanda.ys@terra.com.br

dom. jul. 15, 05:59:00 PM 2007  
Blogger Marcia Hilleshein said...

Oi, Rosi.
Estou procurando uma touca e pensei que como vc tem experiencia talvez pudesse me dar algumas dicas. É uma touca ninja. Nem acredito que tenho recebido encomendas! pois, é, aprendi a tricotar outro dia. Agora só falta descobrir como fazer este tipo de touca.
Se puder me ajudar... O cachecol espiral está saindo, o caso é que me pediram outra touca, então tive que parar. Vou retomar assim que terminar a touca q estou fazendo.
Meu email é marcialta@hotmail.com
Obrigada pela ajuda.
Bjs Marcia.

seg. ago. 27, 01:52:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Oie Rosi ....
peguei a receita e vou tentar fazer, qp sou meio desastrata mas nunca deixo de tentar, assim q conseguir vou postar no meu humilde blog q iniciei por esses dias.

bjim

Mariana

dom. dez. 09, 12:09:00 AM 2007  
Anonymous lucylaine said...

cheguei aqui pelo blog da Sandra crochet, esta idéia é fabulosa, se nao se importa, gostaria de experimentar!! logo que faça, digo!! Muito obrigado e até breve!!

qua. ago. 26, 10:08:00 AM 2009  
Blogger Narinha Nascimento said...

oi Rosi! desculpa a demora, estou faz algum tempo sem net.... Vim agadecer a receita e a sua visita e comentário. Já fiz vários gorrolenço e pretendo fazer muitos mais, pois adorei a ideia! estou pensando em fazer um com fio de verão, mas tenho pouca experiência com tricot, será que daria certo?
Tenha um excelente final de semana!
Deus te abençoe!
Narinha

sex. ago. 20, 10:57:00 PM 2010  
Blogger Penha said...

Gostei do lenço, parabéns! Quero fazer um, mas sou iniciante e não entendi muito bem a receita na parte das diminuições. Se puder, envie para o meu email o passo-a-passo. Vou ficar muito grata. Um abraço,
Penha
mpenha.rj@gmail.com

ter. jul. 17, 01:40:00 PM 2012  

Postar um comentário

<< Home