O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

terça-feira, outubro 25, 2005

A MINHA INTERNACIONALMENTE FAMOSA BOLSA VERDE...



Material:
lã Paratapet: 3 meadas verde musgo (de 100g cada) e 5 tons de verde para as listras (não me matem, mas é que eu tinha loja disso, e me sobraram muitas meadinhas pequenas de lã para tapeçaria, por isso a variedade de tons).Agulhas de tricô n.º 8
Modo de fazer:
O fundo é um retangulo que começa com 24 pts e, a cada 2 carr, aum 1 pt de cada lado até ficarem 30 pts. Ao todo são 39 cordões de tricô, que num determinado comprimento terão que ser diminuidos até voltarem a 24 pts na ag( quando forem 36 os cordões de tricô, remata-se um ponto de cada lado até restarem os 24 p iniciais)
Nas laterais, levante 24 pts (eu ainda não tinha ag circ) em meia e trabalhe por 30 carr. Depois, dim a cada 4 carr 1 pt de cada lado até ficarem 16 pts na ag.Trab. em meia até a carr 50, faça 2 cordões em tricô e arremate.
Na frente e atrás, levante 40pts em meia e tricote como as laterais até a carr 30, dim a cada 4 carr 1 pt de cada lado até chegar a 30 pts. Podem fazer o trabalhado q quiserem (eu fiz listras em degradê - 4 meadas peq de cada cor mais o jacqard onde tem as dimin). Faça dois cordões em tricô e arremate.
Numa das laterais levantar mais ou menos 15 pts em meia para o bolsinho, fazer da altura que quiser (o meu eu fiz para caber o celular), faça 2 cordões de tricô e arremate.
Costurar as laterais do bolso. Costurar as laterais com a frente e as costas respectivamente e eis a bolsa.
Para as alças, pegar uns 6 fios de lã com mais ou menos 5 m de comprimento cada, prender as 6 pontas numa gaveta (ou peça para alguém segurar) e torça muuuuuuuuitas vezes, até ficar um torcido bem apertado. Coloque um dedo bem no meio dessa tira torcida e, sem largar as pontas, junte-as. Vai tudo se torcer junto,e é com esse torcido q se faz a alça.
Também pode fazer em Icord.Fica ótimo!!
Para enfiá-la na bolsa, pode-se pegar uma tesoura FECHADA, e enfiar no ponto do tricô onde se quer um furo, depois com a tesoura enfiada no pt dar uma forçada p/ abrir, alargando o pt até o cordão passar(esse é um método fácil de fazer casas de botão em tricô). Eu fiz 2 furos em todas as partes,enfiei o cordão torcido e dei um nó bem forte.
Depois é só feltrar!!!!
Se houver alguma dúvida peçam explicação, que darei com o maior prazer, dentro da medida do possível.
Beijoconas prá todas,
Rosi

UPDATE:Graças a Lia Domingues,temos a tradução da receita para o inglês(que fino,hein?).Obrigado,Lia!

Medium Green Bag FROM: Rosi Michalska - Translated by Lia Domingues

Material:
-worsted green wool for US 11 needles
-(1 circular needle).
- Medium green - 300 grs (2 balls)
- 5 different tones (left overs) You can use less tones, if you wish.

Bottom is a retangle, beginning with 24 stitches and, every 2 rows,increase 2 points in the begin/end until you have 30 stitches.You will do 78 rows (39 strings, I think), then you decrease 2 points every 2 rows, till you have 24 sts again.

-If you have circular needle: Pick up 24 sts on each side, plus 40 sts on the front and more 40 sts on the back. You will have 128 sts. Work for 30 rows in stockinet point. Now is the moment to change colors infront and back, Rosi did 4 rows of 5 different tones of green.Afther these 30 rows, decrease 2 points on each "corner" every 4 rows,until you have 16 sts on each side and 30 sts on back and on front(total of 92 sts). Work with stockinnet sts until you have 50 rows.Work 4 rows (one row in purl, another in knit), than cast off.

-If you don't have circular needle, do each part (2 sides, back and front) separately:Pick up 24 sts on each side, work 30 rows in stock. stitch, after 30 rows, decrease 1 point on each side till you have 16 points. Work with stockinnette until 50 rows, then work 4 rows (one row in purl, another in knit), and cast off.For the front and the back, pick up 30 sts for each, work 30 rows in stock. stitch, after 30 rows, decrease 1 point on each side till you have 30 sts. Work with stockinnet until 50 rows, then work 4 rows(one row in purl, another in knit), and cast off.
After making the mobile pocket, sew everything together and put the handle.

-For the mobile pocket, pick up 15 sts in stockinette, you can do any high your cel phone needs. Work 4 rows (one row in purl, another in knit), than cast off.Sew the pocket side.
To make the straps, join 6 yarns of wool with 6 feet each, tie the 6 points to something (doorbell or knob of anything), and twist maaaaaany times, until you have a tight, narrow handle. Put your finger in the middle of this and, without loosing the points, jointhis twist, twisting all of them a little more and more. Then open a hole (with a closed scissors) where this handle will be and pass this cord, giving a strong knot.

posted by Rosi | 2:30 AM

20 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Uia, deixa eu fazer um adendo com o link 'oficial' no post do montricot... :D

qui. out. 27, 01:04:00 AM 2005  
Anonymous Anônimo said...

Oi Rosi, adorei o teu site, vou tentar fazer a tua internacionalmente famosa bolsa verde, se eu tiver alguma duvida vou te perguntar.Ah eu tbem moro aqui em Porto Alegre.
Bjs.
Lucilene

qua. dez. 07, 01:09:00 PM 2005  
Anonymous Anônimo said...

To começando minha carreira de artesã (uia). Antes eu fazia só bijuterias e cachecóis. Resolvi dar uma variada. Aí fui no google e comecei a pesquisar. Achei o teu blog. Menina, a-do-rei! Muito obrigada pela idéia. Espero que tenhas outras idéias geniais como essa e passe para nós. Beijão, menina.
Neuza

ter. mar. 14, 04:54:00 PM 2006  
Blogger Rosi said...

Neuza,obrigado pela visita e volta sempre...
Beijoconas,
Rosi

qua. mar. 22, 12:08:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rosi não estou conseguindo achar onde arquivei a técnica de feltrar. Estou fazendo uma bolsa com a lã paratapete . Vc poderia me passar a receita de como faz para feltrar. Obrigada Paula Regina meu email é paularrss@yahoo.com.br

sex. mar. 24, 09:23:00 PM 2006  
Blogger Rosi said...

Paula,te mandei um email a respeito.Caso tu não tenhas recebido,entra em contato novamente.
Beijoconas,
Rosi

sex. mar. 31, 02:52:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

rosi adorei seu blog.e a bolsa verde tambem,gostaria de receber a receita de como fazer a feltragem se possivel me enviar eu agradeço. meu e-mail e deangioletti@brturbo.com.br

qui. jun. 01, 12:08:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rosi, gostaria de te agradecer pela dica dessa bolsa MARAVILHOSA!
Estou no comeco mais da maneira q vc escreveu para mim fez parecer simples o bastante para eu fazer!
Muito obrigada!!

qui. jun. 08, 10:36:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

rosi adorei seu blog.e tambem a bolsa verde. Gostaria de receber a receita de como fazer a feltragem. Obrigada, vc poderia enviar eu agradeço. meu e-mail e ayo_@yahoo.com

ter. jun. 13, 11:06:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá. Meu nome é Cristiane e sou de SP. Amei seu site. Parabéns! Achei a bolsa muito linda. Vou tentar fazê-la, mas fiquei com uma dúvida. O cordão para fazer a alça também diminui após a feltragem cerca de 20 a 30 %? Gostaria de fazer esta bolsa à tiracolo, pois a da foto parecer ser bolsa de mão, vc aconselha usar qual metragem para que a bolsa não fique com a alça muito pequena? A quantidade de lã que vc menciona também está incluindo a lã para a alça? Meu email é hello.kitty@band.zzn.com.Agradeço desde já sua atenção.

dom. jun. 18, 10:30:00 PM 2006  
Blogger Rosi said...

Prá anônima de 13 de junho:tem um post aqui,que ensina tudo o que eu sei
http://ofiodameada.blogspot.com/2006/06/aprendendo-feltrarupdate.html#links

Cristiane,a alça não diminui tanto,Acho que tu fazendo uns 3 m de alça,dá prá cortar um pouco se sobrar,mas temo que se fizeres menor,perdes o trabalho.Espero que tudo dê certo.E desculpe a demora prá responder.
Beijoconas,
Rosi

ter. jun. 27, 11:11:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Essa bolsa verde é muito linda, mas não sei como "feltrar". Será que vc pode me mandar a explicação?

Meu e-mail é rafaella@lemfers.com.br


obrigada e parabens!

ter. jul. 04, 10:43:00 AM 2006  
Blogger ~drew emborsky~ said...

Fantastic bag!!

sáb. set. 23, 10:19:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá. meu nome é Cristina, sou de Curitiba, adoro artesanato.Parabéns pelos seus trabalhos, adorei sua bolsa, vou tentar fazer.muito obrifgada
cris

seg. set. 25, 11:28:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rosi, adorei seu blogger e muito mais ainda o seu sorriso.
Como faço "cordão de trico", desculpas mas não conheço o termo.
Beijos em sua mente tão abençoada
Anette
anette.goncalves@terra.com.br

qui. jan. 25, 06:25:00 PM 2007  
Blogger Rosi said...

Hoje vim aqui dar uma olhadinha e vi que várias amigas ainda tem dúvidas qto a confecção da bolsa.
Antes tarde do que nunca,aí vão as respostas:
-prá aprender a feltrar entre aqui:
http://ofiodameada.blogspot.com/2006/06/aprendendo-feltrarupdate.html#links
-sim,as alças tbém encolhem.Faz uma tira de 3 a 4m total(podes fazer tbém em Icord(http://ofiodameada.blogspot.com/2007/03/nem-s-de-alas-vive-o-i-cord.html#links)
-o material inclui as alças
-o cordão de tricô nada mais é do que tricotar todas as carreiras no mesmo ponto(ou tricô,ou meia)
Beijoconas,
Rosi

seg. mai. 14, 07:23:00 PM 2007  
Blogger Unknown said...

Olá.

O seu blog é maravilhoso. Adorei essa bolsa. Não tenho muito conhecimento de tricot, mas sou super fã e vou tentar fazer esta linda bolsa.
Parabens pelo seu talento.

Beijinhos,

Beth

qui. out. 25, 03:47:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

ola
pelo que percebi primeiro faz-se a peça e depois e que se feltra?
peço desculpa mas sou novata nestas coisas
pode-me ajudar?
o meu mail é cristina.a.f.alves@gmail.com
muito obrigada
beijocas
kris

qui. out. 16, 11:37:00 AM 2008  
Blogger Rita Almeida said...

Parabéns pelo lindo blog...
Que Deus permita outros tantos teceres!
Abraço fraterno,
RITA

ter. nov. 16, 10:44:00 AM 2010  
Blogger Paulo Navas said...

Linda a bolsa!
Parabéns.

qua. jan. 12, 01:26:00 PM 2011  

Postar um comentário

<< Home