O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

sexta-feira, dezembro 02, 2005

A BOLSA FELTRADA DA KIKA...

...Conforme o prometido,a comadre Kika vai poder usar sua bolsa feltrada nova no dia do seu aniversário(Parabéns de novo,Kikinha).Consegui terminá-la hoje a tarde,e logo fui à confeitaria(Confeitaria Delícias,aqui em Porto Alegre,onde ela trabalha)entregar a encomenda.Ficou bem grande como ela queria.Aí vai a receita:
Bolsa Feltrada da Kika
Material:3 meadas(100grs) de Paratapet,2 meadas(100grs) de lã trabalhada(que ela trouxe dos EUA),agulha de tricô 8,agulha circular 9(no Kit Denise é a 15).

Pontos:tricô e meia.


Modo de fazer:montei 3 pts tricô nas ag.8 e a cada carr par um 1 pt de cada lado até chegar a 15 pts.A partir daí trabalhei em cordões de tricô (45 ao todo)que devem ser diminuidos aos poucos,a cada 2 carr até voltarem a ficar 3 pts nas ag.No cordão nº 39 começam as diminuições.Levantar em volta, com a ag circular,140 pts em meia.
Fui alternando a Paratapet com a lã importada,listrando.Tricotei assim até chegar a 57 cm de altura.As 4 últimas carr fiz em tricô,pois o acabamento fica melhor.Com o que sobrou da Paratapet(e não foi muito)fiz a alça inteiriça(explicações no post da bolsa verde).Antes de feltrar a bolsa media 57cm de altura por 70cm de largura.Depois de feltrar ficou com 44cm de altura por 64cm de largura.Dessa vez eu feltrei um pouco diferente.
Seguindo a dica da Shirley(que eu confesso não ter levado muita fé a princípio,mas não custava tentar),o trabalho é menor(visto que minha máquina de lavar não tem água quente) e o resultado apareceu já de primeira!Obrigado,Shirley!!,diminuiu um montão o trabalho.É o seguinte:Coloca um panelão de água prá ferver(no meu caso foi um superbalde de metal que eu tenho).Quando ferver desligue o fogo.Coloque a peça a ser feltrada dentro de uma fronha e feche( amarre) a abertura.Coloque na água fervente por cerca de 20/25min.Enquanto a peça fica "de molho",coloque a máquina de lavar roupas prá encher(pode ser meia carga),ponha sabão em pó,e uma ou duas peças de roupas pesadas.No fim do tempo do prazo,com cuidado(pois a água está fervendo!),retire a peça da panela(balde),de preferência com uma bacia debaixo prá não fazer muita "caca" e coloque na máquina prá lavar no ciclo longo(roupas pesadas).Deixe o ciclo completo,com centrifugação e tudo.O resultado foi o mesmo das outras vezes,só que eu não precisei lavar 2 ou 3 vezes seguidas,e a lã ficou bem macia no toque.Pus prá secar enformada em 4 caixas de sapato,e como tava muito calor,secou em uma noite.Fiz os furos e coloquei a alça (que deve ser feltrada junto e ser feita,por exemplo, de I-Cord,que se aprende aqui,ou torcida,que se aprende aqui e aqui ,na bolsa verde)e,voilá,eis a bolsa feltrada prontinha prá ser usada.
Qualquer dúvida,estou aqui prá ajudar,se puder.Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 12:52 AM

2 Comments:

Blogger Rosângela Lima said...

Oi, encontrei seu blog num site de busca, quando pesquisava algumas matérias sobre bolsas. Gostei das suas bolsas, a verde então nem se fala. Também faço bolsas e é um dos meus acessórios preferidos. As minhas bolsas são em tecidos.
Se quiser visitar meu blog, fique a vontade e seja bem vinda.
Beijos...
Rosângela Lima

seg. dez. 05, 12:54:00 AM 2005  
Anonymous Anônimo said...

ADOREI....fiquei encantada com a gentileza, a cordialidade e simpatia da acolhida.Isso sem falar no bom gosto das peças , ou melhor, dos " projetos"...um dia vou conseguir entender as receitinhas ...meu tico e teco numa acompanham rsssss

qua. dez. 14, 01:10:00 AM 2005  

Postar um comentário

<< Home