O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

quinta-feira, setembro 06, 2007

FINALMENTE O MEU CLAPOTIS...

...Desde que vi pela primeira vez esse xale eu me encantei com ele.
Achei o formato dele "sui generis":um retângulo inclinado que começa a ser tecido por um dos cantos.
Vi a receita original e depois a traduzida,e achei muito difícil pro meu bico.Guardei na minha pasta de projetos.E lá ficou por mais de dois anos...
Eu teria que estar muuuito inspirada prá me dedicar à ele,quando resolvesse fazê-lo.
Tal qual a Ferragamo e o Baby Surprise Jacket,esse projeto chamou minha atenção pelo desafio que é tricotá-lo,dada a dificuldade(ao menos prá mim) que se apresentava ao ler a receita.
Noooossa!A cada carreira muda tudo,e há que se prestar muita atenção.
Esse tipo de trabalho não dá prá fazer vendo TV!
Então semana passada o dia da inspiração chegou.Assim,de repente.Acordei e pensei:é hoje!
Escolhi a lã(fio Maxi-Pierre Cardin cinza mescla,da"falecida" Santista),as agulhas(5mm)e pus mãos a obra(ou melhor,a tecer).
Prá ilustrar o andamento do trabalho,tirei uma foto dele todos os dias na mesma hora(15:30).Vale dizer que eu tricoto um pouquinho à tarde e bastante à noite.
No primeiro dia:

No segundo dia:
No terceiro dia:
No quarto dia:
No quinto dia,prontinho prá blocar com ferro a vapor*:
E meia hora depois de blocar,ele"vestido":

Quem quiser a receita em português,está aqui,e em inglês aqui.

Blocar o tricô:


Como expliquei num post mais abaixo,blocar significa dar a forma correta ao tricô.Normalmente é feito após o trabalho pronto,antes de unir as partes(de um blusão por exemplo).Alisa-se as partes umedecidas sobre uma toalha grande ou quadrados de borracha e dá-se a forma e o tamanho (normalmente prendendo com alfinetes)que o trabalho deve ter ao ser finalizado.Espera-se secar para costurar.Para vizualizar,dê uma olhadinha no blog da Solange,o Montricô.

*Blocar com ferro a vapor:sobre uma toalha grande ou cobertor,numa superfície firme e lisa,dá-se a forma desejada ao tricô seco.Se necessitar pode prender com alfinetes.Ligue o ferro no modo vapor.Coloque um tecido de algodão fino(o ideal é uma fralda de bebê-não as descartáveis,por favor)por cima da parte do tricô que vai ser blocada e passe o ferro sobre ela com uns 2cm de distância(não encoste o ferro no trabalho),deixando o vapor impregnar no trabalho.Esse vapor aliado ao calor é que vai achatar e dar a forma correta ao trabalho.Depois de fazer isso em todas as partes,é só costurar normalmente o trabalho.Se quiser dá prá fazer isso também depois do trabalho costurado,sobre as costuras(como eu fiz no meu casacão mesclado).Dá um acabamento bastante profissional ao trabalho.No caso do Clapotis,eu fiz a blocagem sobre o edredon da minha cama e saí usando logo depois.

Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 11:06 PM

11 Comments:

Blogger Cloé said...

Rosi valeu todo o trabalho mãos de fada!Parabéns por mais um projeto realizado! Ficou lindo,abraços.

sex. set. 07, 10:42:00 AM 2007  
Blogger Li de Liége said...

Oi Rose, ficou muito bonito... gostaria de me aventurar fazendo um, você tem sido minha fonte de inspiração. Já estou com minha bolsa pronta, falta montar, depois mostro no blog. Um abraço e obrigado!!!!

sex. set. 07, 11:26:00 AM 2007  
Blogger Cinthya Rachel said...

Impressionante! Eu tinha dado uma lidinha na receita e achei que era impossível. Mas só fazendo mesmo pra saber! Ficou incrível, e adorei a lã. Parabens! Beijos

sex. set. 07, 04:13:00 PM 2007  
Blogger Unknown said...

Lindo, lindo, lindo!!!
Adorei a cor da lã!
Valeu a pena! E como você tricota rápido!

Beijinhos
Ana

sex. set. 07, 08:38:00 PM 2007  
Blogger Taís said...

>>Oi...tudo bem?<<

"Deus é maior do que nossa consciência e conhece todas as coisas."
I Jo 3:20

Que Deus te conceda um maravilhoso fim de semana !!
Seu trabalho ficou muito bonito!!
Beijos com carinho....
Taís :o)

dom. set. 09, 01:11:00 AM 2007  
Blogger Lucia said...

Ficou lindo mesmo, mas para mim o melhor foi a explicação da blocagem, que no final das contas eu já faço nas peças do tricô à máquina, mas não usava esste nome... obrigada...
beijocas

dom. set. 09, 11:46:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Menina, quando vc some é porque está aprontando, né??? rsrsrs...Mais um trabalho lindo,parabéns!!!
Bjinhos e boa semana!!

seg. set. 10, 02:32:00 PM 2007  
Blogger Lusmary said...

Fiquei maravilhada... ainda mais que somos da mesma cidade, vou vir aqui mais seguido, posso?
Bjos e Boa Semana, "vizinha".
Lus

ter. set. 11, 12:23:00 AM 2007  
Blogger Tricô e Mais Tricô said...

Rosi, parabéns por mais um trabalho lindo! Um dia quero fazer um para mim também.
Beijos

ter. set. 11, 01:35:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Ficou liiiiiiiindo! (Adoro esse tom de cinza)

qua. set. 12, 11:34:00 PM 2007  
Blogger Rosana said...

Oi Rosi! Muito bello seu trabalho, como siempre. Feliz Primavera!!!!

sex. set. 21, 12:06:00 PM 2007  

Postar um comentário

<< Home