O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

quinta-feira, novembro 17, 2011

#PRONTOFALEI...

Primeiro uma definição de hipocrisia:

Então,por que isso aqui?
Num blog que fala basicamente de tricô e outras coisas boas e belas da vida?
Bem,por que hoje eu resolvi protestar contra a hipocrisia que anda solta pelo mundo do tricô.
Sim,ela também anda presente no nosso mundinho de fios,agulhas e receitas maravilhosas...
Infelizmente.
Ao passar dos anos tenho observado várias pessoas com essa atitude,compartilhando nosso dia a dia,nos grupos e sites relacionados ao tricô e ao crochê(e esse tipo de atitude deve se espalhar por todos os tipos de artesanato).
Ainda não entendeu?
Vou tentar me explicar melhor...especificamente me referindo ao tricô.
Faço parte de vários grupos,na internet.Navego por vários sites por aí,a procura de coisas bonitas,ideias,dicas.
Assim como voce.
Muitas pessoas desses grupos compram receitas,encontram revistas e livros maravilhosos em sites de hospedagem ou mesmo escaneiam os seus,e compartilham.
Não vou entrar no mérito se isso é certo ou errado.Sei que existem leis a respeito disso que dizem que isso não pode ser feito.
Mas o que ando observando é uma Ditadura do Tricô:"aqui não pode compartilhar receita paga"!"Isso é errado"!
E aí vem todo aquele discurso de direitos autorais,etc,etc...
Ok!
Novamente digo:não quero entrar nessa questão de certo ou errado.
O que me incomoda profundamente,é o fato dessas mesmas ditadoras que publicamente(no grupo ou site)são terminantemente contra esse compartilhamento e "caem de pau" em quem o faz ali,quando recebem as receitas "em off",em PVT,ainda respondem agradecendo.
Ora,faça-me o favor!
Bancar a correta pro povo ver e fazer os outros se sentirem envergonhados com seus "puxões de orelhas" publicos por que ali no grupo não pode,e depois aceitar sem reclamar por detrás dos panos,sem testemunhas além dela e quem enviou?
Ser contra o compartilhamento em grupo das tais receitas,mas continuar fazendo parte dos grupos onde isso acontece e se aproveitar disso "na camufla"?
Ou vai me dizer que só fica olhando e não baixa nenhuma receitinha paga e compartilhada práquele mega arquivo de receitas que tem guardadinho no seu PC?
Vamos ser coerentes então!
Não acha correto?Peça para não receber mais,mesmo em PVT!
Por que está todo mundo vendo o quanto essas pessoas estão sendo hipócritas a respeito disso.
Não é só receita paga que corre em PVT.
Comentários a respeito do que acontece sobre isso também...

Faça o que eu digo,não o que eu faço...parece ser o lema delas!

Desculpe o desabafo,adoro muitos dos grupos que faço parte,tenho grandes e ótimas amigas neles,e algumas das pessoas a que me refiro aqui são inteligentíssimas no quesito saber,mas não agem coerentemente com o que pregam no caso das receitas pagas.
Me incomoda (e sei que incomoda muita gente)esse tipo de comportamento...

E esse post é só para protestar contra esse fato especificamente.
Chega de hipocrisia!
UFA!!
#prontofalei

Beijoconas,
Rosi


UP DATE:Percebi que meu post não foi devidamente compreendido.
Para quem não entendeu,ou entendeu errado,explico novamente: 
Em nenhum momento eu falei que era certo,errado,se é crime ou não compartilhar arquivos,tenham a origem que tiverem.Não entrei nesse mérito,e frisei isso duas vezes.O que falei foi sobre uma pessoa ser contra publicamente criticando quem o faz,e aceitar de forma privada os arquivos.É a isso que eu chamo de hipocrisia...esse comportamento dúbio.
Se for necessário esclarecer mais ainda,posso desenhar também!

posted by Rosi | 9:02 AM

9 Comments:

Blogger Marcia Quadrado said...

Rosi,

A internet nos trouxe coisas maravilhosas, mas as pessoas são quem elas querem para o "grande público". Como ninguém consegue fingir ser o que não é por muito tempo logo se mostram como realmente são.
Parabéns por saber se expressar tão bem em um assunto que muita gente já percebeu, mas não teve coragem de falar.

Bjs,
Marcia Quadrado

qui. nov. 17, 07:23:00 PM 2011  
Blogger Milady said...

Calma Dindinha Rosi (dindinha do meu blog...)
Não vale a pena se irritar com atitudes grosseiras. Acredito que muita gente se faz de esquerda quando a coisa acontece no seu próprio quintal....
Sinto saudades dos tempos em que os grupos de tricô eram apenas grupos de tricô, sem muito cocoricó.
Mas mudando de pato para ganso, agradeço imensamente o comentário generoso que deixou lá no Ravelry sobre o xale Azurita.
É por essas e e outras que ainda não desisti da idéia de lhe dar uma braço bem apertado ao vivo e a cores.
Grace

ter. nov. 22, 09:51:00 AM 2011  
Blogger Rosi said...

Obrigado,Marcia!
Grace,com certeza ainda nos encontraremos pessoalmente para trocarmos abraços e ideias!!
Beijoconas!!!

ter. nov. 22, 03:56:00 PM 2011  
Blogger Linhas, lãs, tecidos e afins... said...

Olá, Rosi!
Puxa, acho que a gente faz parte do mesmo grupo... É chato que esse tipo de situação aconteça.
Apoio seu post =)


Abraço!

qua. dez. 07, 10:02:00 PM 2011  
Blogger sandra santos said...

rosi na muche!!!! não partilha mas me manda em privado rsrsrsrsrs partilha e não chiba como diz em Portugal,pode partilhar mas não sai do grupo..

dom. jan. 08, 12:11:00 PM 2012  
Blogger IVELISE said...

Oi Rosi, bem eu AMEI o desabafo! Adoro gente sincera e que tem PEITO pra falar! Estou te conhecendo agora, não tricoto, mas TBM CONCORDOOOOOOOOO!!!!
Te convido aconhecer meu blog, que é de crochê...Adorei o seu, adorei vc, e adorei sua atitude!Meus parabéns!

dom. fev. 26, 05:45:00 PM 2012  
Blogger Maria Arteira said...

Rose,
É isto mesmo...o pior é a pessoa que criou o grupo e quer levar td a mãos de ferro...pensando estar lidando com crianças....Como citou a Marcia Quadrado..ninguém consegue fingir por muito tempo..Apoiada.....
bjs

qui. jul. 05, 11:52:00 PM 2012  
Blogger Unknown said...

Oi minha querida!
Boa noite amiga!

Eu entendi perfeitamente o que vc quis dizer e concordo plenamente.

Na verdade o mundo tem muitas pessoas hipócritas, se fazem de tal e no fundo não são.

Adorei seu desabafo minha flor!

beijos e muito obrigada por compartilhar este seu pensamento.

qui. jul. 05, 11:55:00 PM 2012  
Anonymous Ivone Ternus said...

Oi, Rose, tudo bem? Achei muito estranho o comentário de uma blogueira de que receitas só pagando eu a acompanho faz anos e já pedi receita de roupinhas de bebê e ela enviou, as revistas de tricô estão a disposição para download... pelo menos era assim! sempre se trocou receitas!!! Será que ela está muito famosa??? Faço tricô há mais de 50 anos e não tinha visto tamanha besteira (?) como esta. Minha especialidade é tricô de bebê, nem sei se alguém ainda usa mas eu gosto de fazer tenho alguns conjuntos guardados. Trabalhei fora até dez/13 não tinha mto. tempo como agora tenho resolvi ver o que tem de novo em tricô para bebê e me surpreendi com esta barbaridade!! Abraços Ivone

ter. mar. 11, 03:26:00 PM 2014  

Postar um comentário

<< Home