O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

quarta-feira, maio 30, 2007

BEBÊ A BORDO...

...Pois a cegonha vai baixar na nossa família!E está previsto para julho!!
Não,não é a minha família que vai crescer.
É que meu queridoamadoadorado sobrinhofilhoafilhado Mariano,que casou no ano passado com a Mariana,vai ser papai!!!
A Valentina nasce em julho,e estamos muuuuuito felizes com a chegada dela,afinal desde 1982 não nasce uma menina na família toda.Só meninos.
Pois no domingo passado foi o chá de fraldas dela,e tive que deixar um pouco as encomendas de lado e me dedicar à confecção de umas roupinhas prá nossa princesinha.Liguei o turbo nas agulhas e passei a semana passada toda tricotando.
Que coisa mais estranha fazer roupinhas de bebê.Não estou acostumada a fazê-las,e como estava com preguiça de procurar nas minhas revistas,peguei um macacãozinho que era do Lorenzo como base e mandei ver!Tudo no olhômetro...
Gosto de roupas de bebê com cara de gente grande,sem muito frufru e fitinhas,pois acho que no dia-a-dia isso só atrapalha.
E também não gosto de usar fios específicos para bebês.
Normalmente uso fio médio,que dá um aspecto mais encorpado,além de ficar mais quentinho,pois aqui no Sul faz muito frio no inverno.
Todo o enxoval dos meus filhotes eu fiz com a lã Minuano(da falecida Santista),e estou devendo prá mim mesma fotografá-lo e postar aqui,pois são peças diferentes do habitual que se vê por aí.
Qualquer dia eu faço...
Aqui está o conjunto completo,que fiz prá Valentina.Vocês devem estar perguntando porque eu não fiz em rosa,já que faz tanto tempo que não nasce uma menina na família.Eu explico:é difícil eu encontrar um tom de rosa que me agrade,por isso não quis arriscar muito e fiquei em cores mais "usáveis",além do que,a Mariana(a futura mamãe) é designer de moda...
Fiz tudo com os fios Minuano,Família Stamp e Pérola.Os botões são de madrepérola "vintage",que eu trouxe de Fortaleza em 1990!
E fiz todas as peças intercambiáveis.
O conjunto completo:
Um mini quimono em fio Pérola( que ficou com mangas 3/4,pois o fio acabou às 6 da manhã de domingo):

Um blusão com o corpo de Minuano cor jeans e mangas Família Stamp:
Uma calça em Minuano jeans:
Um casaco em Família Stamp e gola de Minuano jeans:
Uma calça em Família Stamp:
Agora eu não vejo a hora de ver a Valentina dentro das roupinhas.
Vai ficar um charme só!!
Beijoconas,
Rosi


posted by Rosi | 8:30 PM | 9 teceram o fio da meada links to this post

sexta-feira, maio 18, 2007

COMO FAZER O GORRO/LENÇO...

...Apresento a vocês o gorro/lenço.É ótimo para quem tem cabelos mais longos e não usa gorro(touca)por que acha incômodo guardar a cabeleira debaixo dele(do gorro).
Ao menos eu era assim,me incomodava muuuito aquela cabeleira presa.Mas isso era no tempo em que minhas madeixas chegavam à cintura.Agora estão como na foto ali de cima(rs,rs).
Bom,a história desse gorro é a seguinte:estava eu assistindo TV no final do ano passado(a série norte-americana Everwood)quando vi que uma das personagens usava um desses(portanto não é criação minha!),com os cabelos presos num rabo-de-cavalo.Achei a idéia genial,desenhei(prá não esquecer)e guardei.Há duas semanas resolvi retomar o projeto,e comecei a testar(já que não tinha receita...)e acabei adaptando a receita no "olhômetro"mesmo.

Material:
-fio na espessura da Família(Pingouin)
-agulhas retas de tricô 4mm
-agulha p/tapeçaria

Pontos empregados:
-meia(ou qualquer outro à sua escolha),cordôes de tricô,barra 1X1.

Tamanho:único

Modo de fazer:
Monte 80 pts em barra 1X1 (eu fiz a montagem tubular,que tem mais elasticidade)nas agulhas de tricô 4mm e trabalhe por 5 cm.
Agora começa a parte de trás do "lenço",que na verdade é um triângulo.Como trabalhar só em meia enrola o trabalho,fiz uma borda de 4 pts de cordões de tricô.
Então são:
-Carr impar(direito do trabalho):tudo em meia
-Carr par(avesso do trabalho):4 pts em meia,72 pts em tricô,4 pts em meia
Em todas as carr:os 2 pontos depois dos 4 da beirada e os 2 antes dos 4 últimos da beirada são trabalhados juntos.São essas diminuições que vão dando o formato triangular.
Quando ficarem só os cordões de tricô na agulha,vá distribuindo essas 2 diminuições até restar só um ponto na agulha.Arremate e faça a terminação que for do teu agrado(pingente,pompom,enfeite de feltro,crochê ou pode deixar sem nada mesmo).
Com a agulha de tapeçaria e um fio da lã que foi feito a barra,una as laterais dessa barra trabalhada em 1X1(e só essa parte!).
Obs.:Pode usar o ponto que quiser.E também pode enfeitar o corpo do "lenço" com feltro,fitas,etc.

Se tiverem alguma dúvida,entrem em contato!

-o0o-

Tenham um ótimo final de semana!!

Beijoconas,

Rosi

posted by Rosi | 8:22 PM | 22 teceram o fio da meada links to this post

quarta-feira, maio 16, 2007

UM POUQUINHO DE CADA...


...Bom,hoje eu acordei e quase morri afogada na cozinha,ao "tentar" tomar o café da manhã!
Nossa casa deve estar com algum problema grave nas calhas,e como choveu sem parar a noite inteira,a cozinha amanheceu dentro d'água.
Simplesmente escorre água como cascata dos buracos no teto por onde entra a fiação (internet,TV e telefone).De 15 em 15 minutos tenho que ir lá trocar o balde cheio por outro vazio.
É rezar pro tempo melhorar,e subir no telhado prá ver a extensão dos estragos e consertar...antes da próxima chuva!

Ai,meu Deus!Acabei de ver que a previsão aqui pro Sul é de temporais...


-o0o-



...Essa bolsa aí de cima é a French Market Bag,que vi pela primeira vez há um tempão(eu nem tinha blog ainda...)no Knitty e me apaixonei.Como a receita é em inglês e provavelmente o fio original não tem nada a ver com a nossa Paratapet,deixei esse projeto "guardado na prateleira" desde então,prá posterior "estudo".Fiz muuuuuitas coisas depois disso,mas ela nunca saiu da cabeça,e vez que outra me deparo com a receita original que eu imprimi,guardada na minha pasta de receitas.
Pois anteontem a querida Lia ,do blog Artes Bruxas,me surpreendeu avisando que havia pedido autorização à criadora da tal bolsa para traduzir a receita para o português,e que a receita está à disposição no blog dela.Não contente em apenas traduzir a receita,ela também adaptou para o fio que temos aqui no Brasil indicado para a feltragem:a Paratapet.
Uau!Era tudo o que eu precisava pra tirar o projeto da prateleira e pôr o fio nas agulhas...
PS.:A Lia foi quem traduziu a minha receita"A Internacionalmente Famosa Bolsa Verde da Rosi" para o inglês,na maior gentileza(é claro que,como pessoa bem educada e ética que é,pediu minha permissão antes).
Obrigado,Lia!

-o0o-



...E ontem a Rosa,do Tessituras,me mandou o selinho do Blogger adaptado para os nossos blogs de tricô e afins.Ela mesma fez. Adorei!!!Troquei ontem mesmo o meu...
Obrigado,Rosa!

-o0o-


...E queria muuuuuito agradecer à querida Majot pelo presentão que ela me enviou e chegou ontem pelos Correios.Era um dos meus sonhos de consumo em matéria de tricô!!!.Estou babando até agora...com certeza será muito utilizado!
Obrigado,Majot!

-o0o-


...E prá quem quer aprender uma técnica nova(ou diferente) de feltragem,vale a pena dar uma olhadinha aqui:

Programa Ana Maria Braga

E aqui vai a dica de onde encontrar o material necessário:

http://www.prince.com.br/



-o0o-




...Ontem fui ao Centro da cidade procurar alças e fios prá fazer mais bolsas ,quando deparei com uma novidade(ao menos prá mim...):descobri que a Corrente está importando os fios Moda Dea,da Itália.Um mais lindo que o outro!E os preços estão na média dos daqui.

-o0o-


...Agora eu vou trocar e despejar (mais)um balde de água e tentar secar um pouco a cozinha,prá deixar as coisas com um aspecto menos caótico por lá...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 2:23 PM | 2 teceram o fio da meada links to this post

sábado, maio 12, 2007

NEWS!NEWS...

...Prá quem ainda não viu,acabei de inaugurar minha nova loja virtual,a FIO DA MEADA STORE.
Cliquem aqui que dá direto dentro dela:

http://ofiodameada-store.blogspot.com/

Sejam bem-vinda(o)s!!!É um prazer recebê-la(o)s!!!!
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 10:24 PM | 7 teceram o fio da meada links to this post

E RINDO UM POUCO...

...E essa é minha homenagem com bom humor(com uma pitada de humor negro).

Não é assim mesmo??


Se não conseguirem ler direito,cliquem em cima que abre maior.

Beijoconas,

Rosi

posted by Rosi | 10:19 PM | 3 teceram o fio da meada links to this post

FALANDO SÉRIO...

...Achei muito adequado ao blog e à data,afinal amanhã comemoramos(oficialmente) nosso dia!!
Feliz Dia das Mães à todas nós.
Essa é minha homenagem a sério...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 10:14 PM | 0 teceram o fio da meada links to this post