...Lembram daquela história do ponto da bolsa Ferragamo?
Prá quem não sabe,uma americana(Kate),dona do blog
Knitlit,viu a tal bolsa original e não sossegou enquanto não decifrou o ponto com que ela era tecida.Diz ela que passou um tempão nesse trabalho,até que,voilà,descobriu o "pulo do gato".Daí ela fez uma bolsa (adaptada,como a minha e todas as outras que não são a original) e mostrou lá no blog dela.Choveram pedidos da receita,que ela gentilamente disponibiliza(agora também em Português,prá quem solicitar à ela),mas proíbe terminantemente que a receita seja publicada em outro blog.Só pode as fotos de trabalhos prontos.
Isso gerou uma discussão no grupo de tricô ao qual faço parte:afinal,ela tem ou não o direito sobre a publicação do tal ponto?Ela criou o ponto ou só copiou como todas nós cansamos de fazer aqui?A polêmica deu em nada,e resolvemos acatar o desejo da moça e só mostrar os trabalhos prontos.
Pois ontem eu estava "viajando"pela Net quando dei de cara com isso:
Com direito à receita com gráfico e tudo!!
É de um blog chamado Maglia Amore Mio,da brasileira Alissandra,que está morando na Itália.Por isso está em italiano,mas só pelo gráfico já vale a pena.Pedi correndo prá ela se podia publicar aqui o mesmo que ela(ela tirou de uma revista italiana mais antiga),devido à polêmica e aos inúmeros pedidos da receita que tenho recebido.E não é que ela topou?Fico imensamente grata por essa gentileza dela,afinal ela poderia ter dito que não,que quem quisesse que fosse lá visitá-la e que pegasse lá mesmo.Mesmo assim,vamos fazer esse carinho prá ela e visitá-la,pois ela tem muitas outras coisas bonitas lá,e vale a visita(e o link!).E,por favor,comentem lá(e aqui também)!!
UP Date:A Alissandra acabou de publicar um blusão feito com esse mesmo ponto.A receita é de 1985.Dêem uma olhadinha lá...
E daí,lá no grupo,uma outra amiga tricoteira mostrou isso,que ela tirou de uma Montricot antiga(1984):
Eis que de repente surgem outras receitas do ponto.
Ainda não comparei com a receita da Kate,mas visualmente o ponto é igualzinho.
Acho que agora ela não pode reclamar,pois as receitas aqui mostradas foram publicadas muuuuito antes dela dizer que tinha a receita.E quem disse que ela não copiou de algum lugar também?
Estou postando isso porque não achei certo essa história de não querer que publicassem a receita do ponto,como se ela fosse a criadora e detivese direitos sobre isso.
Tudo o que eu aprendo,passo adiante.Se eu não tenho receita de alguma coisa,paciência,pois muita coisa eu faço no "olhômetro".Mas o que eu tenho a receita,mostro,ensino.
Assim como eu estou tirando proveito e já recebi ajuda de outras blogueiras(principalmente da Solange,do Montricô),ajudo às outras pessoas também,ensinando e/ou passando adiante o que tenho.
Acho que isso é o correto.
É claro que gostaria que toda(o)s que fizessem algo que foi de minha autoria ,e publicassem as fotos do trabalho, ao menos me desse o crédito da criação(ou da inspiração).É o mínimo que se espera,né?
Não é correto copiar e dizer que foi a pessoa mesmo que fez.Essa cara de pau eu não tenho.Mas tem muita gente por aí que faz.Por isso eu "carimbo" minhas fotos com o nome do blog.Mas quem quiser se inspirar em obras minhas,ao menos diga(e/ou escreva:quem me deu a idéia foi a Rosi,do blog tal).
Pronto.É uma questão de justiça.
Se inspirem bastante,e se não conseguirem fazer,encomendem uma que eu faço(rs,rs).
Beijoconas,
Rosi