O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

quinta-feira, abril 13, 2006

VOCÊS QUEREM BACALHAU...UPDATE

...aqui em casa o bacalhau está tomando" banho de imersão" desde ontem.É que eu tenho que prepará-lo adiantado hoje,prá ser comido na sexta feira Santa,por que dá muito trabalho fazê-lo lá no trailer,onde vamos passar os feriados Pascoais.Essa receita eu faço todo ano,nessa época,e todo mundo adora!
Como vocês já sabem,receita não é meu ponto forte,mas vá lá.A receita eu tirei de uma edição de Páscoa da revista Cláudia,e se chama:

BACALHAU AO ZÉ DO PIPO
(livremente adaptada,of course!)



Ingredientes:
#mais ou menos 1 kg de bacalhau(pode ser o primo pobre dele)
#1 l de leite
# 2-3 cebolas médias cortadas em fatias finas
#azeite(não óleo,azeite mesmo!)
#azeitonas a gosto
#sal,pimenta,tempero verde,louro
#um pote de 500 grs de maionese
#um pacote de Purê de Batatas Yoki (ou o purê feito em casa mesmo)
#margarina(para o purê e para untar)
# 1 ou 2 gemas(para o purê)
#queijo ralado

Modo de fazer:
Numa panela funda, cozinhe em fogo baixo o bacalhau(demolhado por dois dias,onde a água foi trocada até não ter mais gosto de sal) no leite ,até levantar fervura.Deixe assim até o bacalhau ficar macio e inchado.
Retire o bacalhau da panela e escorra.Retire a pele e espinhas e separe em pequenas porções(não precisa desfiar).Reserve o leite.Coloque o peixe numa forma (refratária ou não),untada com margarina.Reserve.
Frite a cebola fatiada no azeite e tempere a gosto,não esquecendo da folha de louro!Misture bem e abafe.Deixe cozinhando em fogo baixo até a cebola amolecer .Despeje por cima do bacalhau.
Prepare o purê de batatas conforme as instruções(ou faça o seu mesmo,em casa,e use o leite do cozimento do bacalhau no purê).Não esqueça de colocar as duas gemas e bater bem!Coloque por cima do bacalhau e das cebolas.
Note bem:não mexa tudo,é prá ficar em camadas mesmo!
Por cima disso tudo vai a maionese,que é espalhada fazendo uma cobertura.Polvilhe queijo ralado,enfeite com as azeitonas e leve ao forno(+ ou - 200°) até dourar.
Sirva com arroz branco e uma saladinha" mística"(como o garçom de um restaurante famoso daqui chamava a salada mista).
E BOM APETITE !

Beijoconas,
Rosi
Obs.:E por que Zé do Pipo? De onde surgiu esse nome? Zé do Pipo foi um dos proprietários de um famoso restaurante do Porto, em Portugal, lugar onde criou essa receita diferente de bacalhau: postas do peixe que, depois de cobertas com maionese, são levadas ao forno para gratinar.
Obs. da obs.:A foto não faz jus ao sabor,que estava maravilhoso!Mas como eu tinha prometido trocar a foto...E é sem modéstia mesmo.O refratário que eu normalmente uso não é esse(a receita dá em dois desses),é um enorme que eu havia esquecido no trailer.Então rendeu dois desses da foto!

posted by Rosi | 12:34 AM

3 Comments:

Blogger Sara Graciano said...

Oi Rosi! Obrigada pela dica e pela visita! Achei teu blog numa pesquisa no 'Altavista' onde eu procurava 'como fazer lanternas japonesas'. Risos. Vou ver se dou um pulo lá na Assis Brasil. Fica meio fora de mão pra mim, já que moro perto do Bourbon da Ipiranga, mas vale a pena essa 'viagem' até lá. Adorei o seu blog, sempre virei aqui. Bjs e boa Páscoa pra ti.

qui. abr. 13, 07:16:00 AM 2006  
Blogger Márcia said...

Minha Nossa Senhora, deve ficar uma delícia! Eu nunca fiz bacalhau na minha vida, só comi, claro :D
Vou almoçar na casa da mamis q vai preparar um bacalhau cozido. Bueno, posso tentar um dia fazer esta receita. Boa Páscoa pra vc e toda sua família! Um beijão!

qui. abr. 13, 04:00:00 PM 2006  
Blogger Rosi said...

Gente,e ficou realmente delicioso!E obrigado pelos votos,Márcia!
Beijoconas,
Rosi

ter. abr. 18, 08:59:00 PM 2006  

Postar um comentário

<< Home