O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

terça-feira, abril 11, 2006

DEVO E NÃO NEGO...

...Ontem eu estava dando uma olhadinha na Lojinha Virtual da Sandy quando me deparei com um comentário dela,em resposta a uma moça que pedia uma determinada receita.Era mais ou menos assim:que ela(a Sandy)ia fazendo as coisas sem receita mesmo,e não tomava nota,e que isso era ruim.
Me identifiquei com ela na hora!!
Hoje quando fui ler alguns comments aqui do blog,uma amiga me disse que já havia achado a receita que eu tinha ficado de postar(e que ainda não o fiz)num outro lugar.
Fiquei muito chateada(e com peso na consciência) porque sei que eu demoro prá postar as receitas,mas faço isso pelo mesmo motivo da Sandy:eu faço quase tudo a olho(seja tricô,crochê,comida,etc) e não anoto nada!
Aí quando quero dar a receita tenho que fazer tudo de novo e ir anotando,o que dá o dobro do trabalho.
Por isso é que eu digo que devo e não nego,posto quando puder!
Espero aprender a lição o mais breve possível,e sempre que me sentar prá fazer alguma coisa,vou levar um caderno e um lápis junto(e lembrar de usá-los)prá anotar tudo e passar adiante.
Só prá terem uma idéia de como eu sou(mas nem sempre...),vou contar uma coisa:tenho uma ex-sogra muito querida chamada Vera.Pois quando eu era noiva do filho dela, ela me emprestou um livro(em japonês) recheado de receitas de bonecas de pano(que eu fazia e vendia na faculdade).Isso foi lá por 1983-84 !Pois o noivado acabou e ficamos muuuuitos anos sem contato,até que,finalmente,no final do ano passado eu devolvi o tal livro prá ela.
Façam as contas...Aí essa semana eu mandei um email perguntando se ela queria que eu copiasse um CD dos Secos e Molhados(ela era superfã do Nei Matogrosso)que tem aqui em casa e ela me respondeu:"Quero sim,só não sei se daqui a 20 anos eu ainda vou saber quem são eles...".
Morri de rir(e de vergonha também!).Pois já tá copiadinho e nesse fim de semana vou levar lá na casa dela,junto com os CD's de jogos que ela me emprestou prá copiar.
Eu tô aprendendo...

Pois prá começar a me redimir,vou explicar como se colocam o forro e as alças da bolsas que eu postei lá no Bolsário.

COMO COLOCAR O FORRO
Antes de colocar as alças se prende o forro direto no tricô(ambos já costurado nas laterais),avesso c/avesso,com pequenos pontinhos,como uma bainha de roupa.Prende-se antes c/alfinetes que fica mais fácil.Depois de costurado toda a volta,com uma beiradinha voltada p/dentro,pois o trabalho fica caprichado,retira os alfinetes e coloca as alças como está explicado aqui em baixo.

COMO COLOCAR AS ALÇAS
No quesito alças é o seguinte:São alças usadas como puxadores de cortinas,e são encontradas em lojas que trabalham com isso.Aqui em Porto Alegre consegui comprar por cerca de 4 reais o par.
São costuradas assim:depois do tricô pronto e das laterais costuradas e do forro colocado,pega-se um fio (que no caso é o mesmo que foi tecido,e que nas minhas eu já deixo calculado e enroladinho no início e no fim do trabalho,mais ou menos 4 m de fio),que é colocado numa ag de tapeçaria.Passa o fio no prim pt do trabalho,passa por dentro da alça,passa no seg pt,passa pela alça,e assim até passar por todos os pontos,sempre puxando bem cada ponto p/ ficar beeeeem apertado e não ficar "andando"!No último é só arrematar e passar o fio por dentro de algumas laçadas da alça p/ disfarçá-lo.Sem mistério!

Isso dá prá fazer com qualquer bolsa(tricô ou crochê),e vocês podem adaptar em qualquer receita.As minhas bolsas são retângulos de tricô,que podem ser de qualquer ponto,sem nenhum mistério,sem diminuições,sem passa fitas,etc.
Mas eu prometo que posto as receitas delas logo, logo!
Prometo!!
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 1:15 AM

6 Comments:

Blogger aos meus olhos said...

Chego à conclusão de q não estou sozinha. Fez-me lembrar que devo a receita das bonequitas de crochet a uma menina. O pior de tudo é q eu tbm trabalho na base do olhometro, n tiro notas de nada!!
Propositadamente comecei uma boneca para escrever tudinho, tenho notas em vários sítios, mas...
Entretanto já ofereci a dita à minha sobrinha q a adorou e eu continuo em dívida...

ter. abr. 11, 02:37:00 PM 2006  
Blogger Márcia said...

Rosi, eu sigo receitas o tempo todo, seja de comida ou de tricot, mas tem receitas de tricot que eu tiro um pedaço de uma revista e junto com o outro pedaço de um site e assim vai... chega no final não anotei como ficou tudo junto... É fogo, né? Mas, também vou aprender a anotar tudo bonitinho. Beijinhos! :D

ter. abr. 11, 04:40:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Sou um pouco sistemática, mas estou aprendendo com minha mãe essa arte do "olhometro", ela também faz tudo assim.
Obrigada pelas dicas!
Bjss

ter. abr. 11, 07:27:00 PM 2006  
Blogger Unknown said...

rsrsrsrsrsrsrs eu faço tudo no olho.. comida, crochet,e tricot.. so mesmo o ponto cruz e que não da para fazer...ainda ha bem pouco tempo, falando com a minha madrinha no msn, lhe perguntei ,como erla fazia os casaquinhos para bebe com pala... pois ela faz um faz 9 anos para o meu filho que ficou lindinho,e ela tem tudo guardado.. e me disse logo, tu es doida, fazes e não escreves.. ja tenho um caderno grandão e uma caneta separada,mas escrever na hora não da....

ter. abr. 11, 07:58:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi Rosi obrigado pela visita.
Isso tb acontece comigo, algumas coisas faço no olhometro e outras pego um pedaço de cada receita, ou faço a receita e não gosto e modifico, aquela blusa de rosetas enviesadas que estou fazendo, é só p/anotar a receita, pois fiz 3 p/minhas sobrinhas e sem receita, agora estou tirando fotos das fases e escrevendo, levo o triplo do tempo p/fazer...
As pessoas não sabem o trabalho que dá!!!
Beijocas

ter. abr. 11, 10:51:00 PM 2006  
Blogger Rosi said...

É verdade Vera,tem gente que quer tudo mastigadinho,achando que a gente não faz outra coisa na vida...tá certo que se a gente mostra é prá inspirar idéias,e quando dá ,compartilhar o que fazemos,mas tem gente que quer tudo prontinho,não se dá nem ao trabalho de procurar naquele monte de links que tem ali do lado do blog,que estão ali justamente prá isso,prá serem consultados e visitados.Eu sempre me prontifico a ajudar,e realmente faço com gosto,e dou pitaco até nos posts das colegas blogueiras,mas até já chegaram a pedir receita de blusão de bebê,quando é só procurar no site da Pingouin,por exemplo.Demora mais tempo mandando um email pedindo do que clicando no link e procurando por sí própria.Repito,sempre que posso eu ajudo de bom grado.
Beijoconas,
Rosi

ter. abr. 11, 11:06:00 PM 2006  

Postar um comentário

<< Home