O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

terça-feira, julho 27, 2010

ADDI(VINHA O QUE CHEGOU?)...

...Pois chegou a minha encomenda de agulhas ADDI especiais para lace.Dois pares,para experimentar...
Antes de descobrir a internet há cerca de 5 anos e todas as possibilidades que se abriam com ela eu estava bem satisfeita fazendo meu tricozinho com minhas agulhas nacionais de plástico(Pingouin) ou de metal(Irma).
Prá mim não fazia diferença se tecia com alhos ou bugalhos.
Até que a queridíssima Solange Camargo,no seu blog Montricot ,falou de um kit de agulhas intercambiáveis(céus,o que é isso,me perguntei na época)chamado Denise,e depois de ler todas as maravilhas possíveis a respeito dele,queria um com toda a certeza!Fizemos um "rolinho" ela e eu,e ela topou trocar algumas lãs da Pierre Cardin por um kit zero km!
Nem preciso dizer da minha faceirice no dia em que os Correios(naquela época as coisas funcionavam bem melhor)me entregaram meu kit Denise.Abri a caixa e fiquei admirando aquelas que vieram facilitar a minha vida de tricoteira.
Óbvio que nem tudo é perfeito:tive que me adaptar a numeração diferenciada das agulhas(ele vem com a numeração norte americana,o kit traz agulhas só a partir do tam 4mm,e dependendo do peso do tricô,alguns encaixes quebram.Nada que uma bela garantia vitalicia não resolva(siiiimm!VITALICIA!!Voces leram bem).
Cabe aqui um adendo:antes disso eu nunca havia trabalhado com agulhas circulares na vida!
Quando minha sobrinha foi morar em Nova Iorque eu encomendei prá ela todos os acessórios com que sempre havia sonhado,que eu via nas revistas e blogs estrangeiros e que por aqui não tinha:contadores de carreiras,marcadores de pontos,ponteiras para agulhas,agulhas auxiliares,régua para amostra,etc.Sem falar numa bolsa específica para tricô e porta agulhas e acessórios combinando.UAU!Como fiquei feliz quando minhas encomendas chegaram depois de meses de espera!
Não precisava mais "enjambrar" ponteiras com rolha,nem marcar pontos com borrachinhas de cabelos!
Agora eu me sentia uma"profissional do tricô".
Passado mais um tempo eu descobri o Ebay ,prá tristeza do marido.O que se procura prá comprar,ali tem!Só que em US$(doletas)...,é preciso Cartão de Crédito internacional e conta no Paypal(de preferencia).
Aí a "onda" entre as tricoteiras eram as agulhas de bambu!!
Me reuni com algumas tricoteiras amigas aqui de Porto Alegre e fizemos uma compra conjunta de agulhas de bambu retas(pequenas e grandes),jogos de 5 agulhas(pequenas e grandes) e agulhas circulares,isso tudo em todos os tamanhos e comprimentos existentes na fábrica.
Como no kit Denise,no caso das agulhas de bambu também nem tudo é perfeito:as bem finas(2mm por ex) quebram com extrema facilidade,o fio(na verdade é um tubinho plástico)das agulhas circulares quebra na emenda com o uso continuado,daí tem que cortar e colar novamente.A agulha 5mm de um metro da Márcia Quadrado já está com uns 50cm,de tanto cortar e emendar...
Mas são ótimas para tricotar,pois são suaves e quentes ao tato(coisa imprescindível para os dias de quase O°C que fazem por aqui),facilitando bastante o trabalho.Sempre que tricoto com as agulhas de bambu me vêm na mente a palavra"veludo".
Pois agora então cheguei no Top de Linha em matéria de agulhas de tricô:as ADDI.
Lá no nosso grupo de tricô de vez em quando surge o tópico sobre as agulhas de tricô em geral,e as ADDI são unanimidade no quesito qualidade.
Mas são caras...
Aqui no Brasil elas custam cerca de 30 reais ou mais,o par,mais o envio.
Então o que eu fiz?Fui lá no Ebay pesquisar...
Descobri uma vendedora que vende dois pares,de qualquer numeração e comprimento,por US$17.98,já com o envio(acreditam que o envio da China prá cá é mais barato do que de São Paulo para cá?).
Tentadora e irresistível essa oferta...
Não resisti e comprei,não sem antes me informar com uma de nossas mestras tricoteiras Bia Medina,sobre a possibilidade das agulhas em questão serem imitação das originais(afinal vinham da China),se isso implicaria em inferioridade de produto,no que ela me responde que no máximo eu precisaria dar uma lixadinha na emenda do fio com a agulha de metal.O tricô sairia do mesmo jeito...
Esperei ansiosa pelas agulhas compradas no dia 5 de julho.Pois elas chegaram ontem!
Por mais que tenha examinado cada uma delas,não encontrei nada que as desabonasse.
Tenho certeza que são originais:a emenda é perfeita,as agulhas levíssimas,e em toda a extensão do fio tem escrito"addi,made in Germany,o tamanho e comprimento em mm/cm e a numeração americana e comprimento em polegadas".
Se for imitação,é perfeita!Mas acho que não são não...
Dessa vez eu comprei um par 4mm e um par 5mm com 80 cm de comprimento(segundo a Bia,é o tamanho mais indicado de comprimento por que dá prá fazer vários tamanhos diferentes de trabalhos-tanto partes pequenas(com o laço mágico)como uma peça grande(blusão)).
No próximo mes vou comprar um par 3mm e um 3,5mm,com 80 cm de comprimento.
Aprovei o produto e indico com toda a segurança.
Nessas agulhas o cabo que eu saiba não quebra!Até hoje nunca ouvi ninguém falar nisso...
Prá quem se interessar,é só entrar no Ebay e procurar por "addi knitting needles" ou "addi lace knitting needles",essas últimas tem a ponta bem fina,especiais para trabalhar com fios finos.
Foi desse tipo que eu comprei.
Não vejo a hora de estreá-las em algum projeto.Ontem eu só testei fazendo uma amostrinha prá ver se o trabalho "corria" bem no fio e o resultado foi nota 10!!
Aprovadíssimas!!!!!
Falei tudo isso prá dizer que com certeza a gente sempre almeja o melhor em tudo o que fazemos,seja em termos de acessórios ou no resultado final que esses acessórios nos possibilitam chegar,ou seja,o tricô em sí.
Mas isso não é imprescindível...
De nada adianta termos os melhores acessórios,o melhor fio e a melhor agulha do mundo se não colocarmos AMOR no que fazemos.
Isso sim é imprescindível!!!
E se juntar tudo isso então...MARAVILHA!!!!
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 5:24 PM | 19 teceram o fio da meada links to this post

domingo, julho 04, 2010

BLYTHE SURPRISE JACKET...


...Desde que a Solange Camargo me mostrou pela primeira vez a receita original do Baby Surprise Jacket,eu me apaixonei pela construção dele,do modo como ele é tecido e a "surpresa" final do trabalho(daí o nome dele).Considero ele uma pequena obra prima em matéria de construção do tricô.Obrigado Dona Elizabeth Zimmermann!!!
Sempre que tenho oportunidade de presentear algum bebê,teço um(a receita é paga e não posso repassar,desculpem).
Pois sexta-feira estava eu dando uma olhada na movimentação do nosso grupo de tricô quando a Silviene manda um link do Ravelry com miniaturas desse casaquinho,que possivelmente serviriam em Blythes.Como só tinha a foto,ampliei e imprimi para contar os pontos e tentar montar uma receita.Pouco depois a Teresa me manda uma mensagem me mostrando o caminho das pedras:o link com a receitinha,em inglês, e free!No problem,que de tanto tecer em inglês eu já acostumei.Meti as caras(ou melhor,as agulhas).Lendo a receita achei que os tamanhos ali mostrados ficariam muito pequenos para Blythe,se tecidos com o fio e agulhas ali indicados.
Fiz e refiz umas seis vezes com vários tipos de fios e agulhas.O único que deu certo para a Blythe foi usando o Fio Bambino com agulhas 2.75mm,seguindo as indicações para o tamanho G(L=large).No meu Ravelry coloquei algumas observações a respeito da receita disponibilizada free,com adaptações que fiz para ficar do meu gosto.Mas do jeitinho original também fica ótimo!!
Quando tiver mais tempo,vou tecer mais alguns,pois é rapidinho,coisa de uma hora e pouco...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 4:04 PM | 1 teceram o fio da meada links to this post

sexta-feira, julho 02, 2010

NEGA DO CABELO DURO...

Com a chapinha queimada,os cabelos da Naomi estão "ao natural".
Ela já pediu prá comprar o ativador de cachos...mas vou deixar ela assim por um tempo...achei muito linda assim...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 9:04 PM | 2 teceram o fio da meada links to this post

CREIO QUE O POST ANTERIOR FOI MEIO PROFÉTICO...

...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 2:58 PM | 1 teceram o fio da meada links to this post

quinta-feira, julho 01, 2010

MOMENTO COPA ÚNICO...


...Na Copa do Mundo de 2006 postei vários "momentos copa".
Esse ano só vai ter um,e bem curtinho:
A Copa do Mundo desse ano tá no local certo:só dá zebra!!

Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 5:15 PM | 0 teceram o fio da meada links to this post