O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

domingo, junho 15, 2008

RECADINHO...


(A imagem que ilustra esse post é de autoria da Ana)


...Prá quem me pediu a receita do casaco abaixo.
Gente,eu não cheguei a traduzir o casaco,tirei da própria receita,em inglês,daquele site que indiquei ali ,no post anterior(o do casaquinho).
Usei um Glossário que tenho de termos de tricô (do inglês para o português) prá me ajudar,e o que eu não sabia fazer,procurei assistir os vídeos no KNITTINGHELP e aprendi.
Não é difícil,basta um pouco de curiosidade prá tentar.
Até pouco tempo atrás eu dependia totalmente de amigas do grupo Montricô(que são tradutoras por profissão) prá me ajudarem a traduzir,ou mesmo somente ler receitas em outros idiomas.
Mas é bom se aventurar por caminhos diferentes,e a gente pode aprender o que quiser,basta "meter os peitos" e tentar.Se der errado,tenta de novo.
Primeiro tente traduzir o ponto pretendido e FAÇA A AMOSTRA dele,antes de começar o trabalho.É muuuuito mais fácil desmanchar algo medindo 10X10cm do que metade do trabalho.Faça a amostra e compare com a foto do ponto.Se combinar,ótimo,sinal de que está certo.Se não,revisa a receita e tenta de novo.
A gente tem por hábito achar que os outros sabem mais que a gente,mas se os outros conseguem,a gente também consegue.
Eis um lema que eu carrego há anos comigo:eu posso tudo o que eu me proponho a fazer.E se outra pessoa consegue,eu também consigo.
Muitas vezes eu quebro a cara até conseguir,mas é tentando que se tem sucesso em alguma coisa...
Vou dar só uma dica,já que muitas pessoas se confundem justamente com isso quando começam a tentar traduzir receitas do inglês para o português:
KNIT é o ponto meia.
PURL é o ponto tricô.
Como tricô é knit em inglês,as pessoas acham que knit é o ponto tricô.Mas não é!
Depois que se aprende isso,é meio caminho andado.
E ali no Knittinghelp tem filminho que ensina a fazer(quase) tudo em matéria de tricô.Se não entender inglês(o meu caso),assiste sem som.
Eu mesma fiquei na frente do PC aprendendo a fazer muita coisa que não sabia...e aprendi!
E o que não se encontra ali,é só digitar o termo procurado no Google que sempre tem uma alma caridosa que ensina a fazer(com desenhos,fotos... eu mesma já fiz isso com algumas coisinhas por aqui).
Mas isso nem é o que me impede de traduzir a receita e colocar aqui.É que existe uma "coisinha" chamada Direitos Autorais.E se eu traduzir a receita do site da Naturally Caron e colocar aqui,eles podem muito bem me processar.
Assim como não se pode publicar receitas de revistas e livros atuais,ou mesmo fotos de autoria dos outros sem a devida autorização e identificação(sim,muita gente faz isso,eu sei,mas talvez elas mesmas nem saibam que não pode).E eu não vou correr o risco...
Tem alguns que não gostam nem que se coloque o link...
Tentem,a gente só tem a aprender.
E quem precisar de uma ajudinha com algum termo que realmente não entendeu,eu mando uma cópia do Glossário.
Mas eu garanto que não tem nada melhor do que "decifrar" as coisas por conta própria.
Prova prá gente mesma o quanto somos poderosas!
E de quebra ficamos mais entendidas nesse assunto que nos une e interessa:o tricô!
Beijoconas grandes,
Rosi
PS.:Bloquei ele usando o método do ferro a vapor:tu colocas a peça a ser blocada numa superfície lisa e prende ela com alfinetes(ou podes usar as varinhas próprias prá isso-eu tenho prá vender) do jeito que queres que ela fique após blocar(tamanho,forma,etc).Pega um tecido leve(tipo fralda) e cobre a peça,ou parte dela,e coloca o ferro a vapor sobre essa parte SEM encostar no tecido e deixa receber um pouco de vapor.O trabalho parece que saiu da loja depois do processo completado,e muitos "defeitinhos" somem por encanto(rs,rs).Funciona melhor com fios que tenham lã na composição,mas eu mesma já bloquei acrílico e ficou ótimo.
E o processo tem que ser repetido sempre que a peça for lavada.

posted by Rosi | 4:02 PM | 15 teceram o fio da meada links to this post

quinta-feira, junho 12, 2008

DO NENÊ PRÁ MAMÃE...

...Há cerca de 15 anos passados eu fiz um casaquinho de nenê pro filhote mais velho,e fiquei apaixonada pelo modelinho.
Era branco com a pala toda trabalhada em ponto "smock".Tão lindinho que tenho ele guardado até hoje.
Daí que esses dias uma amiga(a Vera Macedo) mandou um link com vários modelos "di grátis"(free patterns),aqui:

Naturally Caron

Vasculhando os modelitos dei de cara com esse aqui:

Cuja receita dá prá baixar em PDF,aqui:

http://www.naturallycaron.com/projects/strawberryhill/strawberryhill_1.html

Como ele lembrou muito aquele que eu havia tricotado pro meu nenê,imprimi a receita a fim de "traduzir" e transformar em casaco para adulto o tal modelo prá bebezão(todlers,como chamam as crianças dessa idade em inglês).
Li toda a receita e comparei o numero de ptos que pediam ali com receitas que eu tinha com Sedificada(Casaco e Blusão Ancara-criações minhas),e não é que os numeros da montagem do corpo e das mangas bateram(o numero maior que está entre parênteses)?
Então foi só uma questão de fazer pequenas modificações:
-fiz o corpo dele numa peça só,sem emendas laterais
-modifiquei o comprimento da manga,fazendo aumentos de 8 em 8 carr (com mais aumentos prás mangas ficarem longas)
-mudei o tipo de pto da barra das mangas e do decote (2X2 em vez de tricô)
-aumentei o comprimento da cava(e consequentemente do tamanho da cabeça da manga)
-coloquei mais botões
-a tira da frente(abotoamento)eu montei com 88 pts

A lã que eu usei foi a Sedificada(Pingouin),menos de 5 novelos(100 grs) para tamanho médio(42),usando agulhas 4,5mm nas barras(mangas e decote) e 6,0mm para o restante.
Como a receita "bateu" com o que eu precisava,acabei nem traduzindo a receita,só fiz uma amostra do ponto prá ver se eu tinha entendido direitinho como fazê-lo.E assim descobri que na carreira 7 tem um errinho:termina com 1 meia(k),e não com um tricô(p).
Como normalmente eu gosto de tudo o que faço(a modéstia tá no subsolo),adorei o resultado,e hoje terminei de costurar,pôr os botões,blocar e já saí para passear com ele.
Comecei na terça-feira passada(03/06) e terminei hoje!


O detalhe dos pontos da pala:

A florzinha da "lapela" foi um de meus primeiros experimentos com lã feltrada a seco com agulhas(daquelas comprinhas que minha sobrinha trouxe de NY).Adorei e o resultado é surpreendente.Mas isso é outro assunto e vai render um outro post.
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 12:52 AM | 12 teceram o fio da meada links to this post