O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

quinta-feira, junho 12, 2008

DO NENÊ PRÁ MAMÃE...

...Há cerca de 15 anos passados eu fiz um casaquinho de nenê pro filhote mais velho,e fiquei apaixonada pelo modelinho.
Era branco com a pala toda trabalhada em ponto "smock".Tão lindinho que tenho ele guardado até hoje.
Daí que esses dias uma amiga(a Vera Macedo) mandou um link com vários modelos "di grátis"(free patterns),aqui:

Naturally Caron

Vasculhando os modelitos dei de cara com esse aqui:

Cuja receita dá prá baixar em PDF,aqui:

http://www.naturallycaron.com/projects/strawberryhill/strawberryhill_1.html

Como ele lembrou muito aquele que eu havia tricotado pro meu nenê,imprimi a receita a fim de "traduzir" e transformar em casaco para adulto o tal modelo prá bebezão(todlers,como chamam as crianças dessa idade em inglês).
Li toda a receita e comparei o numero de ptos que pediam ali com receitas que eu tinha com Sedificada(Casaco e Blusão Ancara-criações minhas),e não é que os numeros da montagem do corpo e das mangas bateram(o numero maior que está entre parênteses)?
Então foi só uma questão de fazer pequenas modificações:
-fiz o corpo dele numa peça só,sem emendas laterais
-modifiquei o comprimento da manga,fazendo aumentos de 8 em 8 carr (com mais aumentos prás mangas ficarem longas)
-mudei o tipo de pto da barra das mangas e do decote (2X2 em vez de tricô)
-aumentei o comprimento da cava(e consequentemente do tamanho da cabeça da manga)
-coloquei mais botões
-a tira da frente(abotoamento)eu montei com 88 pts

A lã que eu usei foi a Sedificada(Pingouin),menos de 5 novelos(100 grs) para tamanho médio(42),usando agulhas 4,5mm nas barras(mangas e decote) e 6,0mm para o restante.
Como a receita "bateu" com o que eu precisava,acabei nem traduzindo a receita,só fiz uma amostra do ponto prá ver se eu tinha entendido direitinho como fazê-lo.E assim descobri que na carreira 7 tem um errinho:termina com 1 meia(k),e não com um tricô(p).
Como normalmente eu gosto de tudo o que faço(a modéstia tá no subsolo),adorei o resultado,e hoje terminei de costurar,pôr os botões,blocar e já saí para passear com ele.
Comecei na terça-feira passada(03/06) e terminei hoje!


O detalhe dos pontos da pala:

A florzinha da "lapela" foi um de meus primeiros experimentos com lã feltrada a seco com agulhas(daquelas comprinhas que minha sobrinha trouxe de NY).Adorei e o resultado é surpreendente.Mas isso é outro assunto e vai render um outro post.
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 12:52 AM

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi miga tricoteira!
Ficou lindo este teu trabalho e super na moda.
Minha filha amou e pediu que eu fizesse um para ela. Vc pode me enviar a receita? Não consegui pelo site que vc passou, não entendí nada..é claro!
Aguardo e obrigada
deboradv28@hotmail.com

sex. jun. 13, 05:39:00 PM 2008  
Blogger ELENA said...

Olá Rosi ,não é só vc que gostou eu A D O R E I , deixe a modestia no subsolo mesmo ,este modelito estrapolou!!!!

sex. jun. 13, 07:48:00 PM 2008  
Anonymous Anônimo said...

OI Guria,
Você A R R A S O U !!!!!
Ficou D+ o teu casaco, deve ter o maior sucesso. Parabéns!
Abreijos da Clau

sáb. jun. 14, 08:58:00 AM 2008  
Blogger Unknown said...

Olá Rosi!
Adorei o teu casaco, ficou lindo mesmo, um arraso!
Dei uma olhada na receita mas não entendi nada, mesmo com uma tabela de tradução nas mãos. Então gostaria de saber se pode me enviar a receita, e também como você fez para blocar a peça.
Aguardo tua resposta, desde já agradeço
Beijos!!!
Meu email é:cleusacastilho@yahoo.com.br

sáb. jun. 14, 04:40:00 PM 2008  
Blogger Lucia Corrêa da Luz said...

Lindo!!!!
beijocas

sáb. jun. 14, 10:25:00 PM 2008  
Anonymous Anônimo said...

Rosi,

Um ficou liiiiindo. E nessa cor, então...
Pena que esse modelo não favorece muito a minha ascendência italiana (sou alta combustão - piadinhas do meu professor de química) senão te copiava com a cara mais lavada do mundo...
Bjks

dom. jun. 15, 01:54:00 AM 2008  
Blogger Rosi said...

Gurias,fiz um post novo falando no assunto.
Solzinha querida,tu podes tudo!
Beijoconas,
Rosi

dom. jun. 15, 05:06:00 PM 2008  
Blogger Miriam Fabiano said...

Rosi,
o casaco ficou show! Só faltou vc posar pra foto sentadinha com um coelhinho...
Beijinhos

seg. jun. 16, 03:46:00 PM 2008  
Anonymous Anônimo said...

Oi Rosi!
Lindo teu casaco!!!!!!
Super na moda tenho visto bastante modelos com esta pala diferente, e aqueles com pala de casaco de bebê mesmo sem cavas.....adooorei, mas como aqui em Sampa faz um poiquinho menos de frio vou tenar um fio mais fininho....e aquele link de recitas tá tudo de bom!!!!Vou tentar traduzir também teu post novo me inspirou!!!!!

Como diz vc Beijoconas!!!!

Raquel Arraez(quelarraez@uol.com.br)

ter. jun. 17, 11:49:00 AM 2008  
Blogger Monica said...

Rosi, seu trabalho está primoroso, eu adorei!!!!!Oarabéns!!!
bjos

sáb. jun. 28, 07:41:00 PM 2008  
Anonymous Anônimo said...

Mande a receita pra mim...
luciaseke@uol.com.br
brigaduuuu

seg. jun. 30, 01:48:00 PM 2008  
Blogger Leine & Spinelli said...

Olá
Estava te visitando e deixo pra você no meu blog uns mimos.
Aguardo sua visita. beijos Leny

ter. jul. 29, 04:08:00 PM 2008  

Postar um comentário

<< Home