O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

sábado, fevereiro 25, 2006

TEM POLACA NO SAMBA...

...e olha que eu nunca fui muito fã de carnaval!Eu ia...só prá não dizer que não tinha ido.
Pois não me lembro bem porquê,mas as férias de 1979 acabaram mais cedo prá mim.Como não tinha muito o que fazer,dei um pulinho no Clube(Sociedade Ginástica Navegantes São João) onde eu freqüentava as reuniões dançantes (ou bailinho,ou festa jovem,como queiram)nos finais de semana(sábados e domingos),só prá ver o que estava acontecendo.Quando lá cheguei,ví que estavam ensaiando o Bloco de Carnaval do tal Clube e fiquei maravilhada com a bateria e com o tamanho do povo que formava o tal Bloco.Naquela época(digo isso porque não existe mais esse tipo de coisa aqui em Porto Alegre),os Blocos eram como Escolas de Samba(com competição e tudo),só que em menor escala.Desfilavam no Sambódromo e tudo!Eram eles que,junto com as Tribos,abriam o Carnaval de rua por aqui.Fiquei tão empolgada que corri prá casa pedir permissão prá entrar (apesar de ter 18 anos perante a Lei,segundo a "lei" lá de casa eu só saía de casa à noite acompanhada pela minha mãe,que tinha que varar a noite acordada a fim de que eu pudesse me divertir).Meu pai autorizou,mas só por uma noite,e ele tinha que ver o desenho da fantasia antes.Voltei ao Clube a fim de me inscrever e escolher a Ala e a fantasia.Qual não foi minha surpresa quando descobri que só tinha vaga na Comissão de Frente,e que a fantasia era um chapelão enorme,com plumas e pompons vermelhos, bustiê com mangas e uma calcinha de biquini...Meu pai nunca ia deixar,visto que era bem ousada na época!Peguei o desenho e voltei prá casa ,mostrei o desenho e ele ficou me olhando com a cara de quem tá pensando:
-Tais brincando,né?
Como era sério,fui autorizada a fazer a tal fantasia,bordei ela toda com lantejoulas.Ficou linda!
No dia do desfile(que seria o primeiro e único)eu praticamente passei dormindo,me preparando prá atravessar a Avenida com samba no pé.Acordei,me arrumei e eu e minha mãe fomos ao encontro do Bloco,que rumou prá Avenida a bordo de alguns ônibus fretados.Chegando lá nos organizamos conforme o ensaio e mandamos ver!
Que sensação maravilhosa é essa de atravessar a Avenida com todo aquele povo cantando e se divertindo e aplaudindo,coroando com sucesso o trabalho de tanto tempo.Acho que todo mundo deveria experimentar essa sensação alguma vez na vida!
O Rei Momo (que de Miudinho só tinha o nome)passou por mim durante o desfile,me pegou pela mão(ele deve ter achado muito engraçado aquela "minhoca branca" sambando por ali)e saiu comigo Sambódromo afora.No outro dia as pessoas me reconheciam na rua(tinha passado na TV),e os amigos vinham me perguntar se era eu mesma...
Depois do sucesso na Avenida,fomos "assaltar"Clubes(significa que o presidente de determinado Clube Social interrompe o baile, apresenta o Bloco que entra desfilando salão adentro).É divertidíssimo pois participamos de vários Bailes diferentes.
No outro dia meu pai ficou tão empolgado com o que contamos,que deixou eu participar do próximo desfile,que seria no domingo,em Canoas(cidade vizinha daqui),no qual fomos apresentados pelo prefeito como "Escola de Samba".Lá saí eu de novo com o Miudinho(acho que ele me pegou de mascote...),e nos divertimos outro tanto noite afora...
E assim foram todos os dias do Carnaval de 79,já que meu pai resolveu liberar geral,chegando a participar do Baile de Enterro dos Ossos,no sábado seguinte à quarta-feira de Cinzas.
E também vencemos o Campeonato naquele ano!!
Continuo indo à Bailes(os Blocos como aqueles já não existem mais) quando tenho vontade.Esse ano decidi fazer um retiro Bloguístico,e cá estou eu a me divertir escrevendo...O marido viajou prá "Cratera" com o filho mais velho,e eu fiquei com o pequeno em casa.Carnaval esse ano,só pela telinha da TV!Ziriguidum,squindolelê...
Bom sábado de Carnaval prá todos...
Beijoconas,
Rosi Posted by Picasa

posted by Rosi | 7:25 PM

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi, Rosi, sou Ana e moro em Florianópolis desde 1978, quando vim de Porto Alegre. Me chamou atenção seu comentário, porque na minha adolescencia também costumava ir as reuniões dançantes, só que bem antes de você... você me fez lembrar tanta coisa boa... o São João que mencionas é o da igreja São João? Tempo bom aquele...
Rosi, um abraço e viva as lembranças...

ter. fev. 28, 10:05:00 PM 2006
Blogger Rosi said...

Ana,o São João a que me refiro é um Clube perto da av.Sertório e da igreja dos Navegantes(perto da ponte do Guaíba),na av. Presidente Roosevelt,em frente ao Colégio 1º de Maio.É um clube irmão da Sogipa(esta sim fica perto da igreja São João).Beijoconas,