O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

sexta-feira, maio 05, 2006

A PEDIDOS...


...Bom,então aí vai o modo de fazer o casaco "Sweet Temptation".
Por favor,notem bem que eu deduzi a receita,e adaptei o que eu achei que era ao fio que eu tinha(Fofão-Santista-200 grs). Usei dois novelos de 200 grs(no corpo e mangas) e mais ou menos um de 40 grs(na gola e cinto).
O ponto usado é o tricô,que dispensa maiores acabamentos.Não fiz barra nenhuma,é tudo direto tricô(punhos e demais beiradas).
Vocês terão que fazer como eu:
-tirar as suas medidas(do busto,com a fita bem certa encima dos mamilos,reto com as costas,sem folga.Da cintura,meça sem folga, na parte mais delgada,acima do umbigo)
-ver em qual tamanho vocês se encaixam:

EXTRA SMALL
Busto-81cm
Cintura-64cm

SMALL
B-86cm
C-69cm

MEDIUM
B-91cm
C-74cm

LARGE
B-97cm
C-79cm

EXTRA LARGE
B-102cm
C-84cm

EXTRA EXTRA LARGE
B-106-109cm
C-89-91cm

-fazer a amostra com o fio que tiverem(10 por 10 cm)
-calcular, a partir da amostra,quantos pontos e carreiras vocês precisam fazer prá chegar na medida do molde que equivale ao teu tamanho.



O tamanho que deu prá mim foi o Pequeno,cujo comprimento do corpo é 56 cm,a largura da parte de trás(no quadril) é 46,5cm,e a altura da manga até o início da cava é 44cm.
Pode ser feita uma personalização ainda maior,se quiserem,mas eu preferi seguir as medidas indicadas no molde.
Aí eu peguei o desenho acima, copiei,e anotei nele tudo o que eu fui fazendo.



Como já tinha comentado,o pulo do gato da receita é o modo como o acinturado é feito:quando se chega na altura da cintura,troca-se as agulhas por outras dois(2) números menores e tricota normalmente.Quando termina a parte da cintura,volta-se a tricotar com as maiores(do início do trabalho).
O decote das costas vocês façam do modo habitual,e o da frente façam na altura desejada(mais ou menos decotado).
Não esqueçam que o casaco tem um trespasse de mais ou menos 3-4cm pro abotoamento.Não foi feita uma bara específica prá isso,só calculei o trespasse já no número de aumentos nas duas partes frontais.
Depois de tudo pronto,uni as peças,levantei o número de pontos necessário prá gola(menos na parte do trespasse do abotoamento).Tricotei 2 carr em tricô,aumentei 1pt a cada pt tricotado(como na manta espiral,porém só uma carr de aumentos),até chegar no tamanho que eu achei bonito(ela ficou leve) e arrematei(escondendo bem o fio restante entre os pontos).Prendi os botões e ,voilá,eis o meu casaco pronto!
A gola eu fui obrigada a fazer com uma lã um poco mais fina e peludinha,a única que era da mesma cor do resto do casaco.
Optei por não fazer numa cor contrastante(o que também ficaria bonito).
O cintinho fiz em I-cord,com 3 pts(também fica bonito com uma fita de cetim larga).
Acho que coloquei tudo que tinha anotado e mais um pouquinho.
Espero que tenham entendido.
Não exijam muito de mim!!Vocês sabem da minha cisma com receitas,né?
Qualquer coisa gritem,vou ajudar na medida do possível(o que eu souber,claro...tem coisas que só fazendo mesmo).
Beijoconas,
Rosi
Obs.:escrevi esse post direto,das 19:10 até agora...aproveitem bem!!

posted by Rosi | 9:13 PM

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Rosi!Ficou show de bola!Legal vc ter colocado a receita.Acho q eu vou tentar apesar do meu forte ser croche.Atualmente vc sabe de alguma lã que seja semelhante a este q vc usou?Pois me parece um pouco c a textura da Paratapet so q eu acho q ela é "piniquenta"(pinica e esquenta)se é q me entende.Um abraço

dom. mai. 07, 03:47:00 PM 2006  
Blogger Rosi said...

Regina,a Fofão é 100%acrílico,não pinica não,e é um pouquinho mais fina que a Paratapet.Mas não conheço nenhuma que se assemelhe a ela.A Sedificada é um pouco mais fina.Uma solução é fazer como a Paty(Fabricando Idéias)sugeriu,e fazer com 2 ou 3 fios juntos.Já fiz um blusão assim prá minha irmã com um fio parecido com a Família(era a Minuano-Santista),num tom de marrom e cru.Ficou uma mescla bem bonita,e o blusão é bem encorpado.
Beijoconas,
Rosi

dom. mai. 07, 04:27:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Ficou divino!!!Já fiz a tempos uma blusa só em ponto tricô e não é que fica bonito?Essa lã parece que deixou o casaco bem fofinho.
Acho que se usarmos a superbebe que não é fina, ficaria bom.
Beijocas

seg. mai. 08, 01:36:00 AM 2006  
Blogger Eu e as Agulhas said...

Ficou muito legal....adorei as dicas das agulhas e mesmo que vs tenha "adaptado", ficou lindo!!!!
1000Beijos
Miriam

seg. mai. 08, 09:04:00 AM 2006  
Blogger Paty Bello said...

Regina/Rosi,
pelo que eu entendi da Rosi falando, e vi na foto do casaco, talvez essa lã seja bastante parecida com a lã Flash, da Pingouin. A Flash tb é 100% acrílico, e a espessura do fio é mais ou menos isso: mais grossa do que a Sedificada e mais fina do que a Paratapet. É uma lã que rende bastante e é muito fácil de trabalhar. Além disso, acho que daria certinho para a receita, sem precisar adaptar, pois a Flash também é recomendada para agulhas 6.
Um beijinho, e espero ter ajudado.
Rosi, muito obrigada pela receita, vou pôr mãos à obra, tão logo termine meus trabalhos pendentes (espero que isso seja ainda neste inverno, hehehehe)
Beijocas

seg. mai. 08, 09:43:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi Rosi!Agradecida pela dica!Ah!Conheço essa MInuano(herdei algumas lãs de uma tia)tô fazendo cachecol!( Pra Patty ja deixei recadinho la no Fabr.Ideias).Um abraço

seg. mai. 08, 11:15:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá Rosi, seu blog é muito lindo! Eu tbém sou de Porto Alegre, vc tem msn??? Podemos conversar!
O meu é gbeus@pop.com.br, abraços Gabi e visite o meu blog tbém, é www.gbeus.zip.net

seg. mai. 08, 12:50:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Oi Rosi...fuçando pela net afora encontrei seu blog....não faço qse nada em tricô,apenas sei fazer cachecol e touca e olha lá!quem sabe com suas dicas eu tento e consigo né!beijos!

seg. mai. 08, 05:02:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Noooosa amiga, quantas Reginas tens heim? Só que aqui é a Maria Regina, ainda lembra? Posso não comentar, mas que te visito diariamente podes ter certeza. Preciso de um help teu, podes entrar em contato comigo? Bjão da Rê.reginamatz@hotmail.com
PS: dorei o projeto secreto, lindo, corajoooooosa,eu não me atrevo. Ainda estou às voltas com o jabô, aquele.

ter. mai. 09, 12:33:00 AM 2006  
Blogger Mirian said...

Oi Rosi vim xeretar seu blog...rsss
Gostei do contador internacional...rsrsrs
Bem que eu gostaria de saber tricotar blusas...mas naum tenho muita paciência...rsrsrs
bjos

ter. mai. 09, 01:47:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Passei p/deixar um abraço e beijocas

qui. mai. 11, 12:21:00 AM 2006  
Blogger Rosi said...

Obrigado,Vera.E me desculpa pelo "desabafo"lá no coments do teu blog.Mas é isso que eu acho.
Beijoconas,
Rosi

qui. mai. 11, 12:31:00 AM 2006  
Blogger Lucinéia, para o íntimos said...

Oi, Rosi! Cheguei aqui no teu blog pela comunidade do Orkut, "Nós temos receitas de boleros". Gostei muito desse teu casaco, moderno e muito bem feito também, parabéns. Fiquei imaginando o mesmo casaco em verde. Se eu achar uma lã bonita e grossa assim, eu vou tentar fazer. Obrigada pela receita.

Beijo pra ti.

sex. mai. 12, 04:00:00 AM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Que lindo, este casaquinho! Tens imenso jeito...infelizmente trcot nunca foi a minha área.

Beijos

qui. mai. 18, 03:52:00 AM 2006  

Postar um comentário

<< Home