O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

sexta-feira, maio 12, 2006

BOLSÁRIO 2- A MISSÃO...


Essa é produção própria...

...Tentando me redimir das dívidas,vou postar hoje os gráficos de como fazer as bolsas:



COMO FAZER AS BOLSAS:


Sigo o gráfico e a cada 10 carreiras eu tranço os pontos em meia( os 6 na bolsa grande e os 8 na bolsa pequena).Os 2 meia separados são tricotados sempre como meia mesmo.


Bolsa Gráfico Grande-montar 60 pontos e seguir o gráfico.Na 11ª carreira,trançar os 6 pontos meia(3 pts na ag aux,3 pontos em m,fazer os 3 ptos da ag aux),por 3 vezes.Repetir isso até a bolsa ter atingido o tamanho que achares ideal.


As minhas eu faço assim:


pequena- 6 vezes o trabalhado acima


média- 8 vezes


grande- 10 vezes


Bolsa Gráfico Pequeno-montar 52 pontos e seguir o gráfico.Na 11ª carreira trançar os 8 pontos meia(colocar 4 pts numa ag aux,tricotar em meia os 4 seguintes,tricotar os 4 da ag aux),por 2 vezes.Repetir isso até a bolsa ter atingido o tamanho desejado.


Os tamanhos originais delas são esses:


-No gráfico Bolsa Pequena


Pequena-28cmX15,5cm


Grande- 35,5cmX18cm


-No gráfico Bolsa Grande


Média- 35,5cmX30,5cm


Grande- 35,5cmX46cm


Mas acho que não precisamos seguir esses tamanhos originais à risca!Eles devem ser tomados apenas como uma "base",podendo ser adaptados ao ponto,tamanho da agulha,espessura do fio,etc.



x= meia


o= avesso do meia(tricô)


------0------


A idéia dessas bolsas eu tirei daqui,e dá para fazê-las em linha ou lã,e no tamanho desejado.



Em lã(gráfico Grande)



Em linha(lilás=gráfico Pequeno)


Normalmente as de linha eu trabalho com 3 fios,prá dar uma encorpada.Nas de lã eu uso Paratapet,e fica igualzinha à original.


Também podem ser usados outros tipos de tranças(no site da Margaret Nicole dá prá ver outros tipos),vocês podem usar a imaginação...




Trançados diferentes...


O resultado do trabalho é um retângulo,que deve ser fechado nas laterais,deixando uns 3 dedos sem costura na parte de cima(é isso que vai possibilitar a abertura da bolsa depois de pronta e com as alças).


COMO COLOCAR O FORRO:


Antes de colocar as alças se prende o forro direto no tricô(ambos já costurados nas laterais,não esquecendo de deixar os 3 dedos de espaço sem costura em ambas as partes),avesso c/avesso,com pequenos pontinhos,como uma bainha de roupa.Prende-se antes c/alfinetes que fica mais fácil.Depois de costurado toda a volta,com uma beiradinha voltada p/dentro,pois o trabalho fica caprichado,retira os alfinetes e coloca as alças como está explicado ali em baixo.




COMO COLOCAR AS ALÇAS:


No quesito alças é o seguinte:São alças usadas como puxadores de cortinas,e são encontradas em lojas que trabalham com isso.Aqui em Porto Alegre consegui comprar por cerca de 4 reais o par.Nas alças retas são usados varões de cortinas com suas devidas ponteiras.São costuradas assim:depois do tricô pronto e das laterais costuradas e do forro colocado,pega-se um fio (que no caso é o mesmo que foi tecido,e que nas minhas eu já deixo calculado e enroladinho no início e no fim do trabalho,mais ou menos 4 m de fio),que é colocado numa ag de tapeçaria.Passa o fio no prim pt do trabalho,passa por dentro da alça,passa no seg pt,passa pela alça,e assim até passar por todos os pontos,sempre puxando bem cada ponto p/ ficar beeeeem apertado e não ficar "andando"!No último é só arrematar e passar o fio por dentro de algumas laçadas da alça p/ disfarçá-lo.Sem mistério!Se quiser pode ser colocado um fecho de segurança(mas não é muito necessário,já que ela se mantém bem fechadas).


Aí é só colocar a fita(cujo único objetivo é enfeitar mesmo),e colocar algum tipo de broche(opcional),e sair por aí desfilando tua bolsinha nova!!



É isso ,espero que tenham entendido.Qualquer coisa é só gritar que eu ajudo na medida do possível...


Beijoconas,


Rosi

posted by Rosi | 4:45 PM

29 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Gostei muito do seu blog. Que capricho...As bolsas são maravilhosas, e estou pensando até em entrar num curso de trico só para fazê-las. Só sei fazer crochê. Um abraço.
Ivana
ivanapaulag@bol.com.br

sex. mai. 12, 05:30:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Showwww, showww, showwwwwwww!!!
Estava esperando as coordenadas pra fazer a minha.
Comprei um linha um pouco grossa e estava ficando grande d+++.
vou fazer usando o seu gráfico mas comprarei uma lã mais fina.
Obrigada
Olivia Guimarães

sex. mai. 12, 07:26:00 PM 2006  
Blogger Ateliê da Safira said...

oi Rosi
São liiiiiiiiiiiiiiiindas as bolsas!
Primeiro tenho q tentar fazer essas tranças q nunca fiz!
Se eu entendi é tricotar reto e costurar nas laterais, certo?
Beijos e feliz dia das mães!
Daniela

sáb. mai. 13, 09:28:00 PM 2006  
Blogger aos meus olhos said...

Rosi!!! Bastam uns dias afastada e zás... Tantas novidades. As bolsas são o máximo!! Pena que aqui estejamos a entrar no verão, mas vou ficar com referencia para o próximo inverno, ou quem sabe, fazer em linha.
São lindas Rosi!
Bjitos
ana

dom. mai. 14, 01:49:00 PM 2006  
Blogger Rosi said...

Olívia,se tu fores fazer pelos gráficos que eu postei,podes fazer com a lã grossa mesmo.
Daniela,é isso mesmo,sem mistério!
Ana,as minhas são em linha mesmo.A única(até agora)em lã eu enviei prá Solange,lá do blog Montricô.Dos dois tipos elas ficam lindas!
Beijoconas,
Rosi

sex. mai. 19, 03:18:00 AM 2006  
Blogger εïз Andrea Cris εïз said...

Oi Rosi
que lindo o seu blog ,lindo seus trabalhos
que bolsa maravilhosa,lindo,
Adorei
PARABENS
Eu fiz uma bolsinha de trico ,adorei fazer trico foi a minha primeira bolsa em trico...rrss
Tenha um lindo final de semana
bjs
Andrea

sex. mai. 19, 01:08:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rosi, queria agradecer por ter partilhado a receita das bolsas. Acabei a minha hoje, fiz exatamente como vc ensinou, inclusive o fio de 4m para prender as alças. Ah, tb fui comprar os varões, e finalmente ela ficou lindaaaaaaaaa!!! Muito obrigada e parabens pelos trabalhos e pelo blog. Bjoss Regina

qua. mai. 24, 11:50:00 PM 2006  
Blogger Rosi said...

Andrea,agora será que fostes picada pelo bichinho do tricô?
Regina,que bom que ficastes satisfeita.Fica lindona,né?
Fica de olho,que de vez em quando eu coloco uma receita por aqui.
Beijoconas,
Rosi

qui. mai. 25, 02:20:00 PM 2006  
Blogger Palpiteira said...

Rosi, adorei essa bolsa. Achei lindíssima e já estou tentando fazer. Tou apanhando na trança, mas chego lá. Cheguei aqui através da mon tricot.
Parabéns pelo blog.
Beijos.

sáb. mai. 27, 07:25:00 PM 2006  
Blogger Rosi said...

Obrigado pela visita,Cláudia.Não é muito difícil não,e quero ver ela prontinha.
Beijoconas,
Rosi

dom. mai. 28, 04:53:00 PM 2006  
Blogger Palpiteira said...

Rosi, eu aqui 'traveis'. Já fiz o retângulo. Não entendi bem como costurar o forro. Dã! Ele não chega nas laterais? Primeiro costuro o forro e depois fecho as laterais? Ai, meu deus! Mais: é preciso costurar a argola do começo ao fim do retângulo. Por favor, leve em consideração que sou marinheira de primeiríssima viagem, hehehe.
Beijão.

dom. mai. 28, 06:17:00 PM 2006  
Blogger Rosi said...

Cláudia,seguinte
-costura as laterais do retângulo mas deixa 2/3 dedos sem costurar na parte superior(boca da bolsa)
-corta o forro uns 2 cm a mais que o teu ret. de tricô e costura com pontos miudinhos,do mesmo jeito que no tricô(com o mesmo espaço sem costurar).
-depois encaixa um dentro do outro(avesso contra avesso) e costura toda a volta,no tricô,dobrando uma pequena borda do tecido prá dentro(dá uma olhada nas fotos).
-sim,tem que costurar TODA a beirada do ret na alça.
Dá uma relida no post que tá tudo explicadinho ali.
Se não entenderes mais alguma coisa,pede SOS de novo.
Beijoconas,
Rosi

dom. mai. 28, 06:44:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Querida Rosi.
Estou muito feliz por ter chado a bolsa que tanto procurei, e isso graças a você, muito obrigado por compartilhar conosco, sou uma pelotense que mora a 10 anos em Itaqui, espero que de hoje em diante possamos manter sempre contato.
Beijão de Patricia

seg. jun. 05, 10:20:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Rosi este é meu e-mail.
Patricia
oplopes3@hotmail.com

seg. jun. 05, 10:23:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

MARAVILHOSAS!
seus trabalhos são lindos! Como sempre.
A minha fake-a-gamo está caminhando.. a passos de tartaruga, mas está.
Quando terminar, mando a foto!

qui. out. 05, 05:54:00 PM 2006  
Anonymous Anônimo said...

Olá Rosi!
Parabéns, parabéns!!!
Estou aqui viajando pelo seu site e ficando maravilhada com a pessoa linda que és!
Obrigada por compartilhar conosco todos os seus conhecimentos e que coisa linda essas peças que você faz! Sou carioca mas vivo em Brasília há séculos... ui ... tempo demais... VOU VOLTAR A TRICOTAR E A CULPA É SUA!
Obrigada Querida!
Qualquer coisa pode me escrever... Beijão! Sandra Louzada da Costa Almeida
chicory88@gmail.com

qua. mai. 02, 11:16:00 AM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Eu li mal ou o preço é mesmo 200 dólares, naquele site de onde tiraste as idéias? Que absurdo!!!
As suas são lindas!!!!

sex. mai. 04, 05:03:00 PM 2007  
Blogger Rosi said...

Sandra,fico satisfeita e carregarei com gosto essa "culpa".
Ana,o precinho da original é esse mesmo!
Beijoconas,
Rosi

sex. mai. 04, 08:32:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Rosi,
Fiquei muitissimo feliz de voçê ter me respondido.Acontece que quando eu clico no quedrado com o GRAFICO DA BOLSA GRANDE aparece uma mensagem dizendo que a imagem não foi encontrada, o mesmo acontece ocom o grafico da bolsa pequena.Sei que vai te dar muito trabalho, mais será que voçê não poderia manda-los para mim.Estou insintindo pois fiquei apaixonada pelas bolsas,E gostaria muito de poder dizer que eu fiz uma.
Beijocas Vanessa
vanessac.amaral@hotmail.com

sex. jul. 20, 10:10:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Rosi,
Obrigada recebi agora o gráfico,e agora está sim aparecendo no post.Mil beijos mando uma foto para você assim que ficar pronta.E só te peço mais um favor posso tirar duvidas com você...???
Não é todo dia (noite)que encontramos ¨professoras¨/pessoas tão gentis como você.

Vanessa
Vanessac.amaral@hotmail.com

sex. jul. 20, 10:38:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Querida Rosi, não dá para deixar de elogiar seus trabalhos. Essas bolsas então, sáo maravilhosas.
Você poderia me dizer quanto de material vai para cada bolsa. Se não for pedir muito pode me responder pelo email também : msvvita@uol.com.br. Explico, é ífícil poder ficar fuçando direto no micor hahaha.Beijos e muito obrigada pelos seus lindos trabalho e por nos ensinar a fazê-los. Stella

ter. ago. 14, 09:14:00 PM 2007  
Blogger Linhas, lãs, tecidos e afins... said...

Olá, Rosi. Já conheço seu blog há muito tempo, mas não me lembro se esta é a 1ª vez que posto um comentário ¬¬'

De qualquer forma, seus trabalhos são lindos, mas as bolsas são simplesmente maravilhosas! Amei, pois adoro tranças. Uma perguntinha: as tranças devem necessariamente ser feitas em meia? Não seria possível, por exemplo, tricotar as laterais em ponto meia e fazer as tranças em ponto tricô? Nunca tentei, mas faz um tempo já que eu estava me perguntando isso. Beijos e muito sucesso, pois talento e criatividade você tem sobrando!

ter. set. 04, 08:45:00 AM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Oie .....
essa bolsa e linda, vou me arricar e fazer.
bjs

qui. nov. 08, 10:59:00 PM 2007  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo blog, ele é maravilhoso, gostaria que me ajudasse no seguinte:
Preciso comprar esse fecho com imã, e só encontrei pacote fechado, vc sabe onde encontro por unidade. Sou de São Paulo. Meu e-mail é mjpaula16@gmail.com
Grata e abraços
Mazé

ter. fev. 26, 12:42:00 PM 2008  
Anonymous Anônimo said...

¡Justo lo que necesitaba para terminar un bolso que ya está tejido! Tus modelos son una monería.Espero que me entiendas.saludos de mamaosa y he llegado desde www.ibericadepunto.com

sex. mar. 07, 04:16:00 PM 2008  
Blogger  said...

Oi, Rose!
Essa bolsa é muito linda. Parabéns!
E a sua explicação muito boa.
Tenha uma ótima semana.
Bjs.
Dô.

ter. mar. 11, 07:25:00 PM 2008  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Rose!
Que dom lindo DEUS te deu, pq fazer todas essas maravilhas é dom de DEUS.
Eu faço algumas coisinhas mas nenhuma chega perto das suas, achei lindas as bolsas,será que pode me ensinar a fazer as tranças passo a passo. Tenha uma ótima semana,e que DEUS te abençõe.Beijos... BETH
elisa.ssc@hotmail.com

qui. mai. 01, 11:55:00 AM 2008  
Blogger Iris said...

Olá Rosi,
Que seu dia seja lindo!!
Pasando pra ver seus trabalhos lindos e pra ter alguma inspiração pra fazer.
Obrigada por existir e fazer nossos olhos brilhares. Parabéns!
Um forte abraço e bejos
Iris

sex. set. 05, 11:55:00 AM 2008  
Blogger crisfeliz said...

Adorei se blog. Foi um dos melhores que consultai. estou começando uma manta de quadrAdos perfeitos e só consegui aprender com vc . Bjos e sucesso

sex. ago. 19, 11:57:00 AM 2011  

Postar um comentário

<< Home