O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

segunda-feira, novembro 04, 2013

Sim,eu gosto de boneca!!



Tempos atrás assisti a um vídeo onde uma conhecida colecionadora de bonecas espanhola falava sobre varios tipos de comentários e perguntas idiotas que a gente ouve de quem não conhece o nosso hobby.Me identifiquei com ela,apesar de nunca ter ouvido pessoalmente nada assim tão descaradamente(ou escancaradamente).
Até semana passada...
Então uma amiga de longa data me perguntou,pelo Face,se eu tinha as bonecas cujas fotos tanto postava,se fazia roupinhas ou se brincava com elas.
Eu disse que colecionava as bonecas,fazia as roupinhas e mexia eventualmente nelas para trocar roupa,pentear,então sim,as 3 alternativas estavam corretas.
Aí eu leio um comentário dela mais ou menos assim:”por que então tu não faz(ou adota,por que eu já passei da fase de ter filhos) uma menininha,ao invés de brincar de bonecas,que é coisa de criança?”
Confesso que na hora me deu vontade de dar uma “tijolada” como resposta,mas me contive por ser uma pessoa que conheço a tanto tempo.
Respondi que minha fase de ter filhos passou,tive minha cota graças a Deus(fomos abençoados com filhos lindos e maravilhosos),os criei,modéstia às favas,muito bem,e que não quero mais a imensa responsabilidade de criar um filho de verdade começando do zero.
Com as bonecas não há a responsabilidade.Se eu quiser fico meses sem mexer nelas,se me der vontade,as vendo(se bem que algumas “mães” fazem isso com seus filhos de verdade...),enfim,no frigir dos ovos,elas são diversão,não obrigação!
E sim,isso eu não escrevi lá,comecei a colecionar elas(Blythes especificamente) por que meu mundo,com o tempo,ficou muito masculinizado,numa casa predominada por homens(marido e filhos):esportes,Hotwheels,Lego,Playmobil...
Sentia muita falta de rendas,fitas e babados,coisas mais delicadas,e vi nas bonecas uma solução para esse meu “problema”.
Acho que eu nasci com uma boneca colada em mim.Sempre gostei delas.Tenho grande parte das minhas bonecas de infância ainda guardadas.Quando casamos levei umas 3 ou 4 junto prá nossa nova casa,e continuei comprando uma que outra,esporádicamente.
Então,nunca deixei de ser bonequeira.Apenas,agora,foquei num tipo,e as coleciono.
É difícil de aceitar que eu e mais milhares de pessoas adultas e bem resolvidas mundo afora gostem de bonecas?
Médicos,dentistas,psicólogos,músicos,artistas,
artesãos,engenheiros,pessoas de todas as profissões imagináveis,colecionam bonecas como hobby!
Muitas pessoas têm nelas uma profissão.
Não somos alienados ou desajustados por que gostamos delas.
É uma coleção,como há quem colecione chaveiros,lambretas,carros antigos, papel de carta,e tudo o mais que se possa imaginar...
Por que a gente é questionado então?
Acham que a gente tem algum problema psicológico por gostar(e assumir que gosta publicamente)de algo que nos remete à infância?
Minha infância foi extremamente feliz.Minha adolescência foi normal,e minha vida adulta também é.
Não quero voltar a ser criança,nem adolescente.
Eu sou uma mulher de 52 anos,com os filhos praticamente criados,dona de casa que cuida de todo o trabalho de casa SOZINHA,responsável por uma família de 4 pessoas,3 cachorros e 3 gatos,que pensa que pode dedicar alguns minutos semanais a fazer algo lhe tire da rotina,e para mim esse algo é mexer nas minhas bonecas.
Algumas pessoas dançam,outras praticam algum tipo de esporte.Eu mexo com bonecas...
Posso dizer por mim que,até onde eu sei,sou uma pessoa adulta e madura,bem ajustada,e que não vejo problema algum em gostar do que gosto.
Se os outros vêem algo errado no que eu gosto,quem tem algum problema são eles,não eu!!

posted by Rosi | 12:13 AM | 13 teceram o fio da meada links to this post