O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

quarta-feira, abril 16, 2008

SAINDO DO FORNO...

...Direto para nossas casas,o DVD sobre feltragem artesanal criado pela Iona Loyola.
Lembram que ela teve que cancelar o curso que daria sobre esse assunto aqui no Brasil(ela mora em Nova Iorque),ano passado?
Já que não pôde vir,ela fez esse DVD(segundo ela o curso é completíssimo),em Português,prá nós aqui dos trópicos aprendermos essas técnicas diferenciadas de feltragem.
Vamos aproveitar,pois uma oportunidade igual a essa vai custar a aparecer(ainda mais no nosso idioma).E a vantagem é que dá prá assistir às aulas quantas vezes a gente quiser,pois a "professora" vai estar sempre à nossa disposição no vídeo(e qualquer dúvida é só entrar em contato direto com a Iona), ou por email:
ionaloyola@aol.com

Beijoconas,
Rosi

UP DATE:Eu já recebi o meu e digo que vale muito mais do que se paga.Super bem explicadinho,com passo-a-passo de 3 trabalhos,e junto com o DVD vêm as instruções impressas.Trabalho de primeira!
Não vejo a hora da próxima fornada sair...

posted by Rosi | 7:08 PM | 5 teceram o fio da meada links to this post

domingo, abril 06, 2008

E MINHA MIST STOLE PRONTA...

...Dizem que o primeiro tricô em lace a gente nunca esquece.
Acho que é verdade,pois o resultado é tãããão lindo,de uma delicadeza sem tamanho,que a gente fica muito orgulhosa de ter tecido um trabalho assim:
Eu amei o resultado.E nem dá tanto trabalho assim,é só uma questão de atenção.Demorei menos de duas semanas (umas poucas horas por dia...)prá tricotar o meu.E o resultado é deslumbrante!
Que tal minha Mist Stole?
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 5:24 PM | 20 teceram o fio da meada links to this post

quinta-feira, abril 03, 2008

BLOCANDO A ESTOLA EM LACE...

...Terminando de tricotar a estola em lace(renda,em inglês),há que se partir para o passo seguinte:blocar.
Como eu queria blocar com um equipamento,digamos assim,mais profissional,passei dias pensando em como adaptar as famosas(e caaaaras-U$29,00 o jogo,sem o envio) varinhas de blocar.Como perdi a chance de comprar quando a Juliana estava em Nova Iorque,o jeito foi queimar a cachola mesmo,por que comprar,nem pensar(ainda mais,se contar com os 60% de imposto)!
Acabei mandando fazer num senhor que encontrei quase que por milagre,numa fábrica de aramados,e a um preço bem razoável. Ei-las,já na embalagem que fiz com um tubo de PVC: 6 varinhas de um metro cada,com 2,5mm de espessura.

Devidamente equipada,comecei a blocar,primeiramente umedecendo o trabalho(a estola todinha cabe na minha mão):
Aqui,o material necessário para blocar:alfinetes,clips de pressão,uma superfície para alfinetar/fixar a peça(eu usei um edredom),as varinhas,e,óbvio,o tricô umedecido:
Aqui já esticadinho sobre a mesa forrada com o edredom:

Prá quem não entendeu,as varinhas vão enfiadas em toda a borda do trabalho,formando uma espécie de bastidor,esticando bem o trabalho na forma desejada.
Depois é só esperar secar e está pronto.
Note bem:cada vez que o tricô é lavado,esse processo deve ser repetido prá que o trabalho fique com aspecto rendado bem aberto.
Depois eu mostro a estola prontinha...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 8:01 PM | 4 teceram o fio da meada links to this post