O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

sexta-feira, março 30, 2007

TRICOTANDO (COM) O COELHINHO...


...Não tenho a receita,mas esse(a) coelhinho(a) vestido(a) de cor de rosa está um verdadeiro charme!

Encontrei nesse blog turco,o Emine Dantel Orgu(não sei o que significa,pois no Babel Fish não existe tradução do turco prá outro idioma).Não tem a receita,mas vale a visita.
E qualquer um(a) ia adorar ganhar um coelhinho tricotado(e feltrado) como esses dois aí de baixo:
Ou com o charme de ser "diferente,como esse,todo em jacquard(intarsia ou fair aisle):
Mas tem muitos mais AQUI!Prá todos os gostos e estilos.Tem até ovo de Páscoa...É só procurar na coluna esquerda do blog.Esse aí de baixo é só um exemplo do que se encontra por lá...
Mas também pode ser uma touquinha(gorro) que lembre o coelho:
E esse aqui é facílimo de fazer.A receita (em espanhol-PDF) está AQUI.É só preencher com teu nome e email nos locais apropriados,e optar por baixar a receita em PDF(que é em espanhol),e sair tricotando...
Com tantas opções fica até difícil escolher...
Mas não deixem de fazer ao menos um!
Mesmo que não tenham crianças na família(não é o meu caso...),a nossa criança interior ficará imensamente agradecida.
Ou melhor ainda!
Doe...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 2:16 AM | 3 teceram o fio da meada links to this post

quinta-feira, março 29, 2007

MANDANDO DE VOLTA...


...Há uns 15 anos atrás eu estava desesperadamente tentando engravidar,pois rescém havia perdido meu primeiro filho,quando li ,numa entrevista feita com a Luíza Brunet,que às vezes a sua filha Yasmim(hoje já bem crescida e também modelo famosa) incomodava e aprontava tanto que ela tinha vontade de mandá-la de volta prá dentro da barriga.
Lembro que na época pensei no quanto ela era desnaturada pensando isso,o quanto ela era privilegiada por ter sua linda filhota pequena com ela,e que nenhuma mãe,em sã consciência,deveria pensar isso de um filho.
Fiquei realmente revoltada com as palavras dela...
O tempo passa,o tempo voa,e hoje(e bem de uns 10 anos prá cá) tenho que dar a mão à palmatória e concordar com aquela "mãe desnaturada".
Tem horas que eu mesma tenho vontade de colocar OS DOIS de uma só vez lá prá dentro novamente.
E poderia ser do tamanho que eles são atualmente,nem iria me incomodar com a dor,tamanha seria a tranquilidade que eu curtiria assim que eles entrassem de volta...
Sem implicâncias,sem discussões inúteis(por que um quer ver um programa sobre carros e o outro quer assistir desenho animado),sem cutucões trocados por nada,sem a intolerância do mais velho com a infantilidade do pequeno(eu sempre digo que ele teve uma primeira infância abençoada por ter sido sozinho,sem ter alguém o tempo todo criticando e mandando nele,se metendo o tempo todo no que ele fazia).
O grande é simplesmente um "pé no saco" do pequeno,é difícil ele dar uma aliviada.
Todos nós(inclusive minha mãe,que é fiel escudeira do mais velho) já disse que ele é muito chato com o pequeno,que é prá ele largar do pé...mas pelo visto não adiantou muito a conversa.
Tá certo,ele tá adolescendo (e aborrecendo),e perdeu um pouco o rumo,não sabe se é criança ainda,às vezes pensa que pode fazer coisas de "gente grande"(mas ainda não pode),mas a maior parte do tempo ainda é um crianção birrento.E chato!
Como eu já falei uma vez,nós dois estamos travando batalhas homéricas por causa das mudanças hormonais(um contra o outro e contra nós mesmos).
E tem horas que simplesmente eu tenho vontade de atirar a toalha e sair do ringue,sumir do mapa ou,nesse caso mandar os dois de volta prá dentro da barriga,e tirá-los de lá só quando eu estivesse bem descansada,bem zen.
Não!Jamais pensem de mim o que eu pensei da dona Luíza Brunet,porque eu amo meus filhos de paixão(e ela também deve amar muito os dela),eles são as preciosidades da minha vida,e quem me conhece sabe o que eu passei prá poder tê-los,e o quanto foram desejados.
Mas quando bate o cansaço mental(por que o físico a gente recupera com uma boa noite de sono),bate também o desespero de não saber mais o que fazer.
De não se saber se o que estamos fazendo é o o certo ou não.
Se não estamos puxando demais a rédea...
Uma vez eu li(não sei aonde) que filho é muito lindo deitado,dormindo.
A pessoa que falou isso tem toda a razão!
Qual mãe,depois de xingar ou dar uma palmada (ou um castigo),não foi espiar o filho dormindo e se debulhou em lágrimas de remorso,ao ver tão anjelical criatura ali,quietinha dormindo o sono dos justos...e pensar:-como eu pude ser tão má com uma coisinha tão amada...(depois de pedir desculpas dezenas de vezes,enquanto beijava a criaturinha ali deitada).
Pois esse é um dos grandes enigmas da humanidade,ao menos prá mim:essa ambigüidade de sentimentos que nutrimos pelos filhos.
E que na realidade só revela o quanto amamos eles(mesmo sentindo raiva,às vezes).
Na verdade o querer se afastar deles nada mais é do que não querer se mostrar má.
É querer deixar de ser "A" chata.
É desejar ser sempre bondosa e amorosa,e não a mãe "carrasca" que às vezes nos tornamos.
A raiva é sentida em certos momentos por que queremos que eles sejam pessoas boas,e não um ser birrento,briguento,chato mesmo,ou que faça coisas inadequadas.
E também por que não gostamos de sentir sentimentos ruins que às vezes eles despertam na gente,e que acreditamos não serem adequados numa relação de mães e filhos(e pais também,claro).
Por isso queremos "dar um tempo" de vez em quando.
Por que desejamos nos mostrar sempre do melhor modo prá eles(embora nem sempre seja possível).
Por que queremos simplesmente que cada serzinho amado desses que colocamos nesse mundo,sejam simplesmente perfeitos.
O que não são,assim como nós,seus pais e mães.
Um dia eles vão entender isso...
...Quando eles também forem pais e mães,e desejarem colocar seus amados filhos de volta prá dentro da barriga,a fim de poderem dar uma "descansada" desse turbilhão,dessa grande aventura a que chamamos"vida familiar".

Meus "anjinhos"...
Beijoconas,
Rosi


posted by Rosi | 11:55 PM | 10 teceram o fio da meada links to this post

quarta-feira, março 28, 2007

UNAZUKIN...


...Acreditem se quiserem,mas a "macaca velha" aqui está completamente apaixonada por essa bonequinha aqui.
Ela se chama Unazukin (a minha é a Rose),e é fabricada no Japão,mas tem prá vender na Inglaterra também, tem cerca de 5 cm, custa 5 libras,e responde perguntas simples balançando a cabecinha afirmativamente ou negativamente.

Aqui ela respondendo sim(que ela quer ser minha!)...
E também tem a versão pingente prá celular.
Mas a que eu quero é a própria bonequinha...
Descobri no blog Superziper,e até já baixei um wallpaper da minha paixãozinha cor de rosa no PC(acho que os filhotes não vão gostar muito...).
Gente,eu preciso urgente de uma!!!
Virou meu sonho de consumo...
Quem sabe alguma alma caridosa se habilita e me manda uma...a esperança é a última que morre!
Beijoconas rosadas,
Rosi

posted by Rosi | 4:29 AM | 11 teceram o fio da meada links to this post

quarta-feira, março 14, 2007

ANJO DA GUARDA MODERNINHO(OU AVISO ÀS NAVEGANTES 2)...


Recebi o seguinte comentário hoje:

"Oi Rosi. Boas idéias ! Não consegui entender como a bolsa é feita com I-cord.Na minha tela seus textos estão truncados, p.e.: TRABALHANDO NAS FÉRIAS (trabalhando nas fFolheando a Marie Claire francesa(cabe aqui um parêntesis:é inadmissível que uma revista que custa menos de 5 euros na Europa-leia-se 1º Mundo-seja vendida aqui-leia-se 3º Mundo-a salgadíssimos R$39,90!Não tô entendendo a conversão...),deparei com uma porção de coisas diferentes feitas com o I-cord:-uma bolsa de tricô feita inteira com um fio feito de i-cord!érias;Será q é só comigo ? Bjs.Gisele "

Quando eu mudei pro novo Blogger(assim que voltei das férias) fiquei desesperada com isso!
Logo após a mudança,na primeira vez que visualizo o blog:surpresa!!!
Cheio de caracteres estranhos.
Me lembrei que lá nas configurações do antigo Blogger a gente podia escolher o tipo de codificação que queria usar na publicação.
Fui lá e no novo não tem isso!!
Tentei nos tópicos de ajuda do Blogger e nada que combinasse com o problema apresentado(até tinha uma coisa:a solução era procurar aquilo que eu já havia procurado e que no novo não tem,isto é,o tal tipo de codificação a ser escolhido).
Enfim,a maior parte dos tópicos de ajuda p/o Blogger servem só pro antigo.
Me arrependi até a alma de ter trocado.
A cada vez que eu abria meu querido blog e via ele todo esquisito me batia o desespero.
Prá ser bem sincera até pensei em tirar ele do ar até que alguma solução fosse encontrada.
Cheguei até a pedir socorro prá umas amigas blogueiras que se esforçaram prá me ajudar,mas não conseguimos chegar a nenhuma conclusão a respeito.
Sabem no ano passado quando começou a dar problema e prá umas abria direitinho e prá outras não?
Por aí...até hoje eu não entendi o que aconteceu.
Na época até abri uma filial do Fio da Meada lá no Wordpress,mas a emenda ficou pior que o soneto,e aquilo se revelou uma verdadeira bomba(prá não falar um palavrão bem feio...),muito pior que aqui.Tanto trabalho prá nada(por que daí eu tinha dois blogs prá cuidar).
Me incomodei tanto lá no WP que acabei fechando a filial.
Voltando ao assunto desse post,eis que no sábado que passou estava eu abrindo meu blog(que,óbvio,apareceu todo truncado),quando meu anjinho da guarda me sussurrou a solução(ao menos funcionou e tudo voltou ao normal).
É o seguinte:
-se a página(qualquer uma que estiveres abrindo) aparecer toda truncada(como a minha) clica uma vez no botão direito do teu mouse.Vai abrir uma janela,e tu deves clicar em codificação.Aí aparecem vários tipos(seleção automática,Europeu ocidental,unicode-UTF 8),e um deles vai estar marcado.Como este que está marcado está dando problema,clica no outro,e tudo muda miraculosamente para a exibição correta!Se não der certo com o primeiro que clicares,tenta o outro.Com certeza com um deles vai funcionar direitinho.
Pelo menos aqui na minha casinha virtual(meu blog) tá tudo direitinho agora!!!
Graças ao meu querido Anjo da Guarda moderninho,que tem até conhecimentos de informática...
Beijoconas,
Rosi
PS.:-Gisele,a bolsa é assim:tricota-se metros e metros de i-cord.Com esse i-cord monta-se os pontos numa agulha grossa(pois o resultado é um fio grosso) e tricota normalmente,usando o i-cord como se fosse um fio de lã(ou linha).
-E o Blogger enlouqueceu de vez:quando fui carregar a imagem desse post,ela carregou 35 vezes seguidas,e direto no rascunho!
Será que eles querem perder a freguesia??

posted by Rosi | 10:36 PM | 16 teceram o fio da meada links to this post

terça-feira, março 13, 2007

NEM SÓ DE ALÇAS VIVE O I-CORD...

O I -cord(ou idiot cord) é uma técnica muito usada para confecção de alças de bolsas(principalmente as feltradas).
Quem não conhece pode dar uma olhadinha no blog 100 idéias na cabeça,da Ana,no Majot Tricot e Crochet,da Majot,ou ainda aprender vendo o vídeo,no Knitting Help.
Folheando a Marie Claire francesa(cabe aqui um parêntesis:é inadmissível que uma revista que custa menos de 5 euros na Europa-leia-se 1º Mundo-seja vendida aqui-leia-se 3º Mundo-a salgadíssimos R$39,90!Não tô entendendo a conversão...),deparei com uma porção de coisas diferentes feitas com o I-cord:
-uma bolsa de tricô feita inteira com um fio feito de i-cord!

-aplicações em almofadas:
-bijuterias diversas:
-fechos para caixas(e uma ótima idéia para colocar em bolsas,casacos...):
-e uma cortina feita com diversos cordões de tamanhos diferentes,com pingentes na ponta:
Também dá para aplicar no próprio tricô(ou crochê),formando linhas sinuosas,flores,etc,que dão um aspecto muito bonito a um trabalho tecido somente em ponto meia,por exemplo.
E existem mais uma infinidade de usos para essa técnica,é só usar a imaginação...
Beijoconas,
Rosi
PS.:- as bolsas que foram encomendadas do final do ano de 2006 para cá estão sendo feitas na ordem em que foram feitos os pedidos.Meninas,aguardem o aviso de quando ficarem prontas!!

posted by Rosi | 3:10 PM | 6 teceram o fio da meada links to this post

sábado, março 03, 2007

TRABALHANDO NAS FÉRIAS...

Sede do Clube

...Nesses dois meses de férias eu não fiquei com as agulhas paradas não!
Como lá fora faz um calor infernal,todas as tardes eu me "trancava" com o Lorenzo dentro do trailer,com o ar condicionado gelado ligado,e tricotava/crochetava até a hora do lanche.
Só depois disso é que a gente saía prá piscina ou prá dar uma boa caminhada.
O Nicolas(que já é um anjolescente) eu só via na hora das refeições e na hora do banho(filhote mais velho já pode andar um pouco mais solto pelo Clube).
O pequeno fica o tempo todo por perto.
Fiz algumas bolsas em lã prá feltrar,que só vou mostrar depois do trabalho completo.Só não fiz a feltragem por que meu megahiperbalde de metal ficou aqui em casa,e agora porque,aqui em Porto Alegre, eu estou terminando de pôr as coisas em ordem(a casa já está em ordem e o material escolar dos filhotes já foi devidamente comprado.Enfim,tudo está voltando ao normal...a velha rotina volta a se estabelecer.) ,e também está muito calor prá se mexer com água fervente.
Nem bolo eu tive coragem de fazer ainda,só prá não ter que acender o forno.

Bom,nas minhas andanças pela Net,vi que muitas amigas tricoteiras/crocheteiras estavam fazendo um modelo de bolsa chamado Fat Bottom Bag , pela qual eu logo me apaixonei.
Como terminei o ano fazendo as encomendas que tinham que ser entregues antes de eu viajar,não tive tempo de fazer uma prá mim.
Mas consegui ao menos comprar o barbante prá tentar fazer uma durante as férias.
Mal acomodei as coisas por lá e e já peguei a agulha de crochê prá fazer uma,cujo resultado foi este: Uma das minhas vizinhas de trailer (a Marisa) se apaixonou por ela e perguntou se eu vendia ,mas queria que tivesse um dos meus buquezinhos de flores.
Daí que a bolsa ficou assim:
Mas daí ela gostou tanto que quis também uma preta,mais simples(sem as flores):
Uma outra vizinha (a Jacira) viu a bolsa branca da Marisa e se apaixonou também.O resultado é que encomendou uma igualzinha!
Só não pude fazer lá porque não tinha mais barbante branco...
E uma outra vizinha(a Carmem Lúcia),ainda,perguntou se eu ensinava ela a fazer a bolsa,o que fiz com o maior prazer.Ela acabou tecendo uma para presentear a filha,que estava fazendo aniversário e ficou surpresa com o presente,pois nem desconfiava que a mãe tinha dotes "crochetísticos"!

E eu acabei ficando sem a minha bolsinha...por enquanto.
Como tinha um barbante lilás,resolvi tentar fazer uma bolsa parecida com uma que vi no catálogo da Patternworks(a deles é em azulão).
Tudo no chutômetro:
Enquanto tecia achei que ela ficou muito magrinha.Depois de pronta,qual não foi minha surpresa quando constatei que cabia um travesseiro dentro dela!
E com o que sobrou do barbante lilás,teci esta aqui,com contas tranparentes tecidas junto :

Não ficou um docinho?


Como deu prá ver,fiz bastante coisas em crochê nessas férias.
Até algumas das bolsas que fiz prá feltrar fiz com ele(não vejo a hora de ver os resultados!).

-o0o-

MINHA LADY BAG !!!

E por fim,mas não menos importante,consegui fazer minha primeira Lady Bag!!!
Vi essa bolsa no ano passado no blog Couleur Tricot,e como aconteceu com a Fat Bottom Bag,me apaixonei por ela...até publiquei a foto na época!
Pois lia e relia a receita que tinha do ponto com que ela é feita,e não entendia nada.
No final do ano uma amiga lá da escola(a Márcia,que participou da Feira de Natal comigo) me trouxe um xerox de um livro antigo de uma tia dela,onde explicava o ponto com detalhes.
Coloquei a receita e as lãs destinadas a tecê-la na bagagem,e criei coragem.
Mas tive que fazer como na Ferragamo,sem desgrudar os olhos do papel(ou quase isso).
Quando vi que estava dando certo vibrei,pois finalmente eu teria aquela bolsa tão linda!!
E numa cor que adoro(nota-se que eu gosto de verde,pois muita coisa que já fiz e mostrei por aqui é nessa cor,variando os tons).Como eu usei a Sedificada (Pingouin) tive que tecer com agulhas grossas(6),e a bolsa ficou maior do que a que me inspirou.
Mesmo assim,amei o resultado:
Detalhe da aba de fechamento:flores de vários tipos!


-o0o-

Viram como eu "descansei" durante as férias?

O bom desse trabalho todo é que eu consegui adiantar umas coisinhas feltradas para vender.

Agora tenho mais é que mexer minhas agulhas a fim de atender as encomendas que já foram/estão sendo feitas!(Obrigado por elas...)

Beijoconas,tenham um ótimo domingo,

Rosi

posted by Rosi | 7:57 PM | 37 teceram o fio da meada links to this post