O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

sexta-feira, novembro 24, 2006

TRICÔ MODULAR...

...Após aprender a fazer um quadrado perfeito podemos partir para o Tricô Modular,que nada mais é do que tecer um quadrado perfeito emendado no outro,criando um trabalho sem costuras.
Depois que se pega a "manha",dá prá inventar com formas variadas(triângulos,retângulos,ou tudo isso junto!).Daí quem decide o formato é a tricoteira.
Mas vamos partir do básico.
Vamos nos basear naquele quadrado de 73 pontos do post anterior.

Eis o esquema do quadrado perfeito:

Levanta-se metade dos pontos nesse lado do quadrado(36 pts).O ponto que vai bem no meio é o ímpar.Os pontos que faltam(+36) são montados na agulha que já está com os 37 pts levantados:
Tecer normalmente como no quadrado numero 1.Arrematar.O resultado são dois quadrados perfeitos emendados: O quadrado numero 3 é montado a partir do quadrado numero 2,seguindo o mesmo esquema de distribuição dos pontos:
E o quadrado numero 4 é tecido levantando os pontos nos quadrados 1 e 3!

O trabalho fica assim:

Seguindo esse esquema dá prá fazer muita coisa de um modo bem facilitado.O trabalho cresce sem a gente se dar conta.

Com esse Tricô Modular acima(meu primeiro),montei essa bolsa:



É bem divertido de fazer!!!


-o0o-

Gente,postei mais hoje do que nas últimas semanas.Estava devendo prá mim mesma esse tempo aqui no blog,pois estava relapsa em relação à ele(e conseqüentemente,com vocês).
Como ainda tenho muitos trabalhos para tecer,costurar e bordar,agora vou ficar mais um tempinho sem postar novidades.
A não ser que alguma coisa extremamente importante aconteça ou apareça!
Tenham um ótimo fim de semana.
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 5:05 PM | 20 teceram o fio da meada links to this post

QUADRADOS PERFEITOS...


...O que vou mostrar aqui é como fazer um quadrado perfeito.
Os quadrados perfeitos são a base do Tricô Modular,que vou mostrar o passo-a-passo no próximo post.
É o modo mais fácil de se fazer um quadrado sem precisar ficar medindo a toda hora.

Aprendi isso com a Solange,do Montricô,e vou usar o método dela,prá descrever como fazer.

Vamos lá:

Montar um numero impar de pontos,no caso 73 pts.

O trabalho é todo feito em ponto tricô.

Os 73 pts do exemplo vão formar os dois lados do quadrado.Trabalha-se assim:

1ª carr e todas as impares:em tricô

2ª carr:35 pts em tricô,3 pts juntos em tricô,35 pts em tricô

4ª carr:34 pts em tricô,3 pts juntos em tricô,34 pts em tricô

6ª carr:33 pts em tricô,3 pts juntos em tricô,33 pts em tricô

E vai fazendo assim até restarem 3 pts na agulha.Arremate.

Eis um quadrado perfeito!

Obs.:Dá para fazer "triângulos perfeitos" assim também.Nas carreiras pares,além de fazer os 3 pts centrais juntos,se tece os 2 primeiros pts juntos e os 2 últimos pts juntos também.

Beijoconas,

Rosi

posted by Rosi | 4:50 PM | 4 teceram o fio da meada links to this post

NEWS!NEWS!RESSUSCITANDO A FERRAGAMO...

...Lembram daquela história do ponto da bolsa Ferragamo?
Prá quem não sabe,uma americana(Kate),dona do blog Knitlit,viu a tal bolsa original e não sossegou enquanto não decifrou o ponto com que ela era tecida.Diz ela que passou um tempão nesse trabalho,até que,voilà,descobriu o "pulo do gato".Daí ela fez uma bolsa (adaptada,como a minha e todas as outras que não são a original) e mostrou lá no blog dela.Choveram pedidos da receita,que ela gentilamente disponibiliza(agora também em Português,prá quem solicitar à ela),mas proíbe terminantemente que a receita seja publicada em outro blog.Só pode as fotos de trabalhos prontos.
Isso gerou uma discussão no grupo de tricô ao qual faço parte:afinal,ela tem ou não o direito sobre a publicação do tal ponto?Ela criou o ponto ou só copiou como todas nós cansamos de fazer aqui?A polêmica deu em nada,e resolvemos acatar o desejo da moça e só mostrar os trabalhos prontos.
Pois ontem eu estava "viajando"pela Net quando dei de cara com isso:


Com direito à receita com gráfico e tudo!!

É de um blog chamado Maglia Amore Mio,da brasileira Alissandra,que está morando na Itália.Por isso está em italiano,mas só pelo gráfico já vale a pena.Pedi correndo prá ela se podia publicar aqui o mesmo que ela(ela tirou de uma revista italiana mais antiga),devido à polêmica e aos inúmeros pedidos da receita que tenho recebido.E não é que ela topou?Fico imensamente grata por essa gentileza dela,afinal ela poderia ter dito que não,que quem quisesse que fosse lá visitá-la e que pegasse lá mesmo.Mesmo assim,vamos fazer esse carinho prá ela e visitá-la,pois ela tem muitas outras coisas bonitas lá,e vale a visita(e o link!).E,por favor,comentem lá(e aqui também)!!

UP Date:A Alissandra acabou de publicar um blusão feito com esse mesmo ponto.A receita é de 1985.Dêem uma olhadinha lá...

E daí,lá no grupo,uma outra amiga tricoteira mostrou isso,que ela tirou de uma Montricot antiga(1984):




Eis que de repente surgem outras receitas do ponto.

Ainda não comparei com a receita da Kate,mas visualmente o ponto é igualzinho.

Acho que agora ela não pode reclamar,pois as receitas aqui mostradas foram publicadas muuuuito antes dela dizer que tinha a receita.E quem disse que ela não copiou de algum lugar também?

Estou postando isso porque não achei certo essa história de não querer que publicassem a receita do ponto,como se ela fosse a criadora e detivese direitos sobre isso.

Tudo o que eu aprendo,passo adiante.Se eu não tenho receita de alguma coisa,paciência,pois muita coisa eu faço no "olhômetro".Mas o que eu tenho a receita,mostro,ensino.

Assim como eu estou tirando proveito e já recebi ajuda de outras blogueiras(principalmente da Solange,do Montricô),ajudo às outras pessoas também,ensinando e/ou passando adiante o que tenho.

Acho que isso é o correto.

É claro que gostaria que toda(o)s que fizessem algo que foi de minha autoria ,e publicassem as fotos do trabalho, ao menos me desse o crédito da criação(ou da inspiração).É o mínimo que se espera,né?

Não é correto copiar e dizer que foi a pessoa mesmo que fez.Essa cara de pau eu não tenho.Mas tem muita gente por aí que faz.Por isso eu "carimbo" minhas fotos com o nome do blog.Mas quem quiser se inspirar em obras minhas,ao menos diga(e/ou escreva:quem me deu a idéia foi a Rosi,do blog tal).

Pronto.É uma questão de justiça.

Se inspirem bastante,e se não conseguirem fazer,encomendem uma que eu faço(rs,rs).

Beijoconas,

Rosi

posted by Rosi | 1:35 PM | 11 teceram o fio da meada links to this post

COMO FORRAR E COLOCAR O FECHO IMANTADO NAS BOLSAS...

...Esse post vai ser longo e com muitas fotos.Acho mais fácil mostrar com fotos do que ficar escrevendo(prefiro ir descrevendo...).
Então aí vai:
Material necessário:

-a bolsa tricotada e costurada,tecido p/forrar,agulha e linha de costura na cor do tecido,alfinetes,caseador,pedaço de curvim(couro sintético),as 4 peças do fecho imantado,tesoura,caneta para marcar o lugar do fecho.

Isso é um "abridor" de casas:é fácil de manusear e se encontra em qualquer armarinho.
Com a bolsa pronta e costurada coloque sobre um pedaço de tecido(eu uso cetim) que seja uns 3/4 cm maior que a bolsa,dobrado,com o lado avesso p/fora,e a abertura para o lado de cima:
Sempre deixo uma abertura de uns 4 dedos prá facilitar a abertura da bolsa.Marque o início da abertura no tecido,pois é a partir daí que a costura do tecido será feita:
A costura é feita com linha dupla.Costuro tudo à mão.Já fiz à máquina e não gostei do resultado.Perde o "ar" de artesanato.Prá mim fica parecendo coisa industrializada.Por isso prefiro costurar à mão mesmo:
Costure com pontos bem miudinhos,prá ficar bem forte do sentido do alfinete de marcação p/o fundo do forro.Arremate duas vezes e deixe um pedaço grande de linha(uns 5 cm).Faça isso nas duas laterais:
Encaixe o forro dentro da bolsa(avesso com avesso),acertando bem os cantos inferiores:
Coloque um alfinete em cada canto inferior,prendendo o canto do forro no canto da bolsa:
Faça o mesmo com o meio:
Acerte as aberturas laterais do forro e da bolsa e prenda com um alfinete a costura do tecido um pouquinho abaixo da costura lateral da bolsa.Faça igual do outro lado:
Assim:
Aqui já com as aberturas laterais alfinetadas:
Começa a dobrar o exceso de tecido p/dentro:
Acerta os cantos:
E alfineta na bolsa.Aqui uma das aberturas laterais já toda alfinetada.Faça o mesmo do outro lado:
Alfinete o centro do tecido com o centro da bolsa,já com as beiradinhas do tecido voltadas p/dentro:
No final da "alfinetação" vai ficar assim:
Se fores colocar um fecho imantado,agora é a hora!
O fecho imantado é composto por 4 partes separadas.Duas iguais à essa de baixo,o macho e a fêmea.Com uma pecinha igual à essa de baixo,marque com uma caneta os risquinhos onde devem ser feitas as aberturas(pequenas casas).Primeiro corte dois quadradinhos de curvim e faça isso.O curvim vai reforçar o fecho no tecido,evitando que ele esgarce:

Abra com o caseador(espete ele no início da linha desenhada e empurre a fim de que ele corte o tecido).Vale a pena ter um(é baratíssimo!),pois com a tesoura não fica um trabalho bem feito.Cuidado pois o caseador é muito afiado!Cuide p/não ultrapassar a linha desenhada:
Proceda da mesma maneira no tecido.Cuidado para alinhar bem as marcas nos dois lados da bolsa,senão, ao fechar, a bolsa fica "torta".

Alinhe:

Marque:
Abra:
Tire o alfinete que segura esse pedaço e espete um dos imãs nas aberturas:
Revire o forro p/fora e vai estar assim:
Espete agora o pedacinho do curvim(p/reforçar):
E por cima do curvim,coloque aquela pecinha que foi usada p/marcar os furos encaixada nas "perninhas" do imã:
Dobre uma "perninha"p/dentro:
A outra também,e aperte tudo com o auxílio da tesoura:
Vire o conjunto p/dentro e alfinete novamente no lugar:
Proceda da mesma forma do outro lado:
A costura do forro na bolsa é feita com linha simples,como numa bainha comum:
Comece por um dos cantos,fazendo pontos pequenos e bem juntos.Pegue pouco tecido e pouco tricô,assim fica bem delicado:
Assim ficam as aberturas laterais já prontas:
A costura no local do fecho é reforçada:
Vou e volto 3 vezes uns 3 cm com a costura: E aqui o forro já totalmente colocado:
Retire todos os alfinetes(eu vou tirando conforme vou costurando). Agora é só prender as alças(eu já ensinei a fazer isso aqui).Acho mais fácil forrar antes da colocação das alças,pois fica mais bem feito,e não há a necessidade de fazer pregas no tecido.
O que eu sei sobre forrar está aqui postado. Aprendi tudo sozinha,na base da tentativa e erro.
Como já disse,prefiro fazer tudo à mão,pois dá um toque "caseiro" ao trabalho.
Espero que tenham gostado das explicações e que possam tirar proveito delas...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 2:34 AM | 14 teceram o fio da meada links to this post

TÔ MAIS FERRADA AINDA....

...Pois ontem coloquei o aparelho nos dentes superiores.
Está sendo mais fácil do que quando coloquei embaixo(e eu achei que seria pior...).
Não estou conseguindo comer nada duro,só sopa e pão macio.Assim realmente eu acho que vou perder umas gramas(rs,rs).
Comida de verdade, só no prato dos outros.
Mas como é por uma boa causa,eu agüento.
Em breve as coisas entram nos eixos(ao menos é o que meu filhote grande tá me garantindo...).
Hoje o filhote pequeno amanheceu com um febrão,e deixei ele ficar em casa,curtindo um aconchego.Daí como eu não podia sair de casa,tratei de pôr a casa em dia,haja visto que tenho"matado" o serviço porque estava fazendo o curso prá renovar minha carteira de motorista.
Quatro tardes intermináveis de aula,com assuntos chatíssimos. Ainda bem que a professora era bem querida.Mas isso agora já terminou.Amanhã busco meu documento novo na auto-escola.
Daí só daqui a 2 anos(sem o curso,graças à Deus)prá me preocupar com isso novamente.
Como tenho algumas coisas diferentes prá postar,em vez de postar tudo junto,hoje vou fazer várias postagens.
Vou escrever sobre Tricô Modular e ensinar como forrar as bolsas e pôr o fecho imantado.
Me aguardem...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 2:15 AM | 0 teceram o fio da meada links to this post

sexta-feira, novembro 17, 2006

VARIANDO...

...Com as Festas de final de ano se aproximando,a decoração de Natal já é vista por todos os lados.Uma overdose de tudo o que se refere ao tema.Fomos ao Iguatemi dar um passeio na última segunda-feira e nos deparamos com enfeites gigantescos "flutuando"sobre nossas cabeças.Aí a gente fica imaginando o que aconteceria se aquilo despencasse em cima de uma pessoa(ou várias).Com certeza não teria(m) Natal...
Pensamentos mórbidos de lado,eis minha quase octogenária mãezinha querida(Dorly) juntamente com meus dois filhotes,fora do alcance de uma possível queda dos "bichinhos":

-o0o-

Ontem à noite(madrugada de hoje,prá ser mais correta),terminei mais uma Ferragamo(Fakeagamo) em tom de caramelo.Ficou muito linda e já me encomendaram mais nessa cor:

Aqui dá prá ver melhor o tom e o acetinado da linha(3 fios de Allegro,fio Pierre Cardin-Vintage de acervo próprio):

A futura dona dela(Cláudia) quer passar o aniversário de bolsa nova.Vai caber a festa inteira ali dentro!Já pedi até um pedaço do bolo...
-o0o-

E aqui duas das coisas nas quais eu sou V-I-C-I-A-D-A:

COCA-COLA E TRICÔ!!!!!!!


-o0o-

And the last mas não menos importante(ao menos prá mim),informações do Planeta dos Dentes Ferrados:após passar 5 dias com o interior da boca(bochechas principalmente) totalmente despedaçado e cheio de buchas de algodão molhado por cima dos machucados,parecendo o Marlon Brando no filme "O Poderoso Chefão,finalmente pude sair na rua sem parecer o antes citado ator hollywoodiano.Parece que a pele dali engrossou de repente.Mas comer direito,nem pensar.

Nos últimos anos de vida,meu pai teimosamente se negava a mandar fazer uma dentadura nova,já que a dele estava começando a rachar.Daí na hora de comer,em vez de morder as coisas,ele cortava tudo miudinho,com a faca(sanduiche,bolo,etc),e colocava cada pedacinho na boca.

Pois é assim que eu estou comendo,já que meus dentes( já ferrados) de baixo já estão se movimentando rumo ao lugar correto.Não dói o tempo todo,só quando se tenta morder algo.

Quarta-feira que vem coloco mais uma parte das "ferragens".

E lá vem mais uns dias de mim com cara de Don Corleone...


-o0o-

E por hoje é só.
Tenham um óóótimo final de semana(nós íamos pro trailer,que agora já está limpo graças à Deus,mas como o tempo está prometendo chuva TODO o fim de semana,ficaremos em casa mesmo).
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 10:40 PM | 15 teceram o fio da meada links to this post