O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

terça-feira, maio 30, 2006

COLORINDO...

...Por aqui o tempo está fechado,chovendo muito e completamente úmido(a umidade relativa do ar chegou quase aos 90%!).Escorre água das paredes e o piso e as paredes de cerâmica simplesmente se negam a secar.Um nojo!
Fora as roupas lavadas que não secam e ficam cheirando a "cachorro molhado",e não dá prá colocá-las na secadora porque são em grande parte de algodão e acabariam virando roupas de boneca.
Então o jeito é esperar o tempo melhorar e ir buscar um outro jeitinho de iluminar e colorir a vida...
Por isso eu estou postando hoje o:

O XALE DE TODAS AS CORES



Pontos empregados: ponto baixo normal. O xale é formado por flores trabalhadas separadamente e, depois, unidas umas às outras.
Esta é a explicação para uma flor: monte uma carr de 6 pts, feche-a em círculo. No anel assim obtido, trabalhe em pt baixo por 6 carr, aumentando em cada carr 5 pts pa­ra obter, no final da 6.a carr, 36 pts.
Agora, as pétalas: trabalhe no primeiro ponto da base 21 pts corr, pule 1 pt da base; no ponto seguinte faça 1 pt baixo; prossiga com este trabalho até obter 18 pé­talas. Corte o fio e faça, entre uma pétala e outra, 9 corr, 1 pt baixo no centro das 21 corr e assim a volta toda, prendendo as pétalas entre si.
Montagem e acabamento: para fi­car mais fácil, faça primeiro um molde do xale em papel, isto é, um triângulo, tendo 154 cm no lado maior e 111 cm em cada um dos 2 lados menores; coloque as flores sobre o molde, começando pelo lado maior e assim por diante. Quando todas as flores estiverem presas, una-as pela borda (veja foto). Lindo,não?E é bem fácil,sem mistério!
-o0o-

Ah!E sem esquecer a história da surpresa...eu só posso adiantar UMA coisinha:
-eu tenho vários,mas esse é o que eu mais uso!
Agora é só esperar...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 6:48 PM | 13 teceram o fio da meada links to this post

segunda-feira, maio 29, 2006

SURPRESA...


...Vocês não perdem por esperar...estou preparando uma surpresa prá quando o blog chegar às 50 mil visitas!

Aguadem...


Beijoconas,

posted by Rosi | 8:30 PM | 6 teceram o fio da meada links to this post

domingo, maio 28, 2006

GERAL...

...Ontem não consegui dar as caras por aqui por que resolvi dar uma geral nos meus arquivos de imagens,separando tudo por pastas específicas para cada coisinha,assim não tenho que ficar um tempão procurando de pasta em pasta.
Sem falar que fim de semana o PC aqui de casa é dividido em quotas de tempo,a fim de que ninguém saia prejudicado,sem poder usar(a não ser que algum dos dois filhotes esteja de castigo sem poder usar).
Pois como já é fim de tarde( e quero aproveitar que o marido viajou prá Florianópolis a fim de trabalhar na prova de Ironman que está acontecendo lá hoje),quero arrumar minhas unhas(pés e mãos) e ainda fazer umas mechas nos meus cabelos(sim,eu mesma faço!),prá dar uma disfarçada nos branquinhos que insistem em aparecer e também uma quebrada na oleosidade.

-o0o-

Mas como não quero deixar passar em branco(rs,rs),aí vai umas idéias prá enfeitar as cortinas de casa.
Usei como base umas cortinas novas que estava fazendo,mas queria dar um toque diferente nelas.
Como tenho muitos panos de prato com aplicações em crochê(do meu enxoval) e toalhinhas de mão(idem) também enfeitadas com aplicações,escolhi dois e recortei(com muuuito cuidado) as aplicações e costurei nos bandôs das cortinas com ponto zig-zag bem fechado.Depois de bem costurado,recortei a parte da cortina que ficou sob a aplicação a fim de que essa parte ficasse transparente.
PORTINHOLA DA COZINHA


JANELA DO BANHEIRO


Deu um toque muito especial,e todos notam quando vêm aqui em casa(até o namorado da minha sobrinha Juliana, comentou...)!
Bom início de semana.
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 6:15 PM | 5 teceram o fio da meada links to this post

sexta-feira, maio 26, 2006

SHAKESPEARIANDO...

...Sem grandes pretensões intelectuais,mas que é uma grande verdade,é...


Bom fim de semana prá todo mundo e até amanhã!
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 7:58 PM | 3 teceram o fio da meada links to this post

quinta-feira, maio 25, 2006

ENCICLOPÉDIA DE CROCHÊ...


...Fazendo essa colcha se aprende os principais pontos de crochê existentes.Por isso ela foi chamada enciclopédia.Depois de aprender todos esses pontos,a gente pode aplicá-los em mil outros trabalhos.Além disso ela tem a vantagem de ser feita quadradinho por quadradinho,o que faz com que ela fique -além de mais fácil- muito mais interessante e variada.

A receita está em PDF,aqui :

http://www.filegone.com/o2uh


Tirei isso de uns fascículos sobre trabalhos manuais que eu colecionava quando era criança(são de 1972-73!),e que guardo(alguns) até hoje.
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 7:23 PM | 7 teceram o fio da meada links to this post

quarta-feira, maio 24, 2006

LADY BAG (Couleur Tricot)-Update...


...Aqui está uma bolsa de dar cócegas nas mãos!Foi vista aqui,e cuja receita está aqui,grátis,em PDF (e em francês)!O nome dela é Lady Bag,e é ultra fashion!!
E a receita do ponto usado para fazê-la está AQUI.Ou AQUI.É só clicar em Digitalizar PDF que abre meu arquivo.Como é a primeira vez que uso isso aqui,quis garantir que de um jeito ou de outro vocês pudessem visualizar a receita.Se não conseguirem abrir(demora um pouquinho),me avisem.
A explicação do ponto foi tirada de um livro de tricô que eu tenho.Eu NÃO sei fazer esse ponto,só achei interessante colocar a explicação,já que a bolsa é feita com ele.
Lá no blog Couleur Tricot(de onde foi tirada a imagem e a idéia),um pouco mais embaixo tem uma receita de um supercachecol(ou xale retangular) com o mesmo ponto e cores.Vejam a franja dele que bonita e diferente(a Sophie ensina o passo a passo).
Espero que gostem e se inspirem!!
Beijoconas,
Rosi

Update:A querida Giovana,do Entre Fios,me contou a-g-o-r-i-n-h-a(quase 3 da madrugada),que AQUItem uma receita de bolsa bem parecida,e com dicas também!
E em Português!!

posted by Rosi | 11:25 PM | 11 teceram o fio da meada links to this post

terça-feira, maio 23, 2006

DOSES HOMEOPÁTICAS...

...Gente,eu não fugi com o marido,não...
Cá estou eu,de volta à ativa por aqui!
O frio que está fazendo por aqui tá demais.Essa noite fez -2°na Serra.Cruzes,estou usando minha manta de pele fake direto...
E prá quem não sabe(a(o)s amiga(o)s que não são daqui),na região Sul do Brasil neva!
E já nevou em Porto Alegre,em agosto de 1984(mas isso é assunto prá um outro post)!!
Mas não é o caso hoje:só tá muito frio.



Na semana passada fui ao Centro comprar material prá fazer um presente.Quero fazer um mini-bandô de tecido com o nome de uma nenê que nasceu:a Marina.Ela é filha de uma aluna do marido.
Pois então,fui lá...e saí com material prá fazer o tal quadro,prá fazer chaveiro,prá fazer colar,prá fazer flor...Eu simplesmente enlouqueci na tal loja!
Era tanto tecido lindo,tanto feltro colorido,tanto tipo de miçangas:uma overdose de artesanato.
Quem se dispõe a fazer eu penso dá prá ganhar um dineirinho(como dizia a minha Vovó Emilia).É só ter vontade de aprender e aplicar uma pequena quantia,escolhendo bem o material.Dá prá fazer coisas lindas em casa.
O que eu fiz é teste,e vai aí uma amostrinha:



Um chaveiro pro marido(que ele tá precisando de proteção)...


Um colar prá mim...


E uma flor de feltro,prá usar como broche,que aprendi aqui.


O presente da Marina nenê?
Ainda não me inspirei...acho que essa semana sai!
E com um material tão bonito acho que vai ficar muito charmoso!!!
Depois eu mostro...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 7:28 PM | 4 teceram o fio da meada links to this post

sábado, maio 20, 2006

CASAMENTANDO...

...Aqui em casa hoje é dia de festa!
Estamos comemorando 17 anos de casamento.
Quando nos conhecemos ele achou que eu tinha 16 -17 anos(quem mandou não perguntar antes?),mas eu tinha 27!
Fato esse que não esmoreceu o moço(ele tinha 21).
Namoramos 6 meses(desses eu viajei mais de um mês),noivamos e casamos 11 meses depois do início do namoro.
Foi vapt-vupt.
E eu nem estava grávida!!
Casamos porque deu vontade mesmo.
No dia 20 de maio,num sábado lindo,ensolarado e quente.Quase morri de calor com aquele montão de saias de armação.
Foi muito bom.
E continua sendo.
E vai continuar...
É claro que temos altos e baixos.
E é claro que às vezes eu queria ir pro Tibet passar uma temporada.
Mas logo passa,e nos redescobrimos novamente.
Há que se investir muito,em todos os sentidos,prá que um relacionamento dure tanto.
E espero que dure outros tantos multiplicados.
Parabéns prá nós,né marido?
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 1:00 AM | 14 teceram o fio da meada links to this post

quinta-feira, maio 18, 2006

COBERTOR DE ORELHA...


...Há cerca de 7 anos eu inventei de fazer um casaco de pele sintética com as mangas e os acabamentos em tricô.Nem sabia bem como seria o modelo,mas achei que ficaria bonito.
Pesquisei preços e encontrei umas peles bem bonitas numa loja de armarinhos aqui perto de casa,a Só Bijou(que vende tuuuudo prá artesanato).Enlouqueci com a variedade de estampas e cores,e acabei me decidindo por três (e era prá ser só um!):uma marrom meio mesclada com branco,uma de ovelha(crespinha,cor crua),e uma de tigre(meu lado Barbie falou mais alto).
Não tinha a intenção de começar imediatamente o trabalho,eu só queria ter o material em casa,prá quando chegasse o dia e me desse inspiração eu poder sair fazendo.
Guardei tudo no alto da despensa aqui de casa...de onde só sairam prá serem usadas em meados do ano passado!
Logo que eu comprei as tais peles eu engravidei do filhote pequeno,e como não ia poder usar tão cedo os tais casacos,elas foram ficando guardadas.Prá não dizer que nunca mais eu havia mexido nelas ,uma vez eu as tirei e coloquei prá arejar,tornando a guardá-las.Toda a vez que eu ia na despensa pegar alguma coisa minha consciência pesava por aquele material estar ali quase que desperdiçado.Mas eu não queria mais fazer delas casacos,e não conseguia imaginar alguma outra utilidade prá elas(talvez bolsas?).
Até o ano passado.
Pois estava eu chegando no Carrefour aqui de perto,que tem uma galeria de lojas no térreo,e vi,numa loja superchique de decoração que tem lá(e eu nem sei o que ela faz ali,pois é carésima e não combina muito com o bairro...) ,uma manta de pele jogada sobre uma cama(não era um cobertor ou colcha,era uma manta mesmo).Entrei e pedi prá ver(eu queria era ver os detalhes da confecção),e perguntei o preço:mais de 300 reais!Saí dali correndo,e fui na tal Só Bijou(que fica bem pertinho) comprar cetim para o forro e os tais pingentes de seda que tinha visto na manta original.
A essas alturas desisti das compras do supermercado e voltei correndo prá casa,pois a inspiração havia batido.Finalmente as peles iriam sair da despensa e ganhariam um destino certo.Usei a marrom e a de tigrinho,a de ovelha eu ainda deixei guardada(quem sabe...).Montei a máquina de costura,cortei o cetim nas medidas das peles para forrá-las,alfinetei e costurei.
Mais simples impossível,sem mistério!Em todo o material,a preços atuais eu não gastei mais de 100 reais(pela marrom).Poupei 200 reais fazendo em casa,e ficou igualzinha(só faltou a etiqueta).
A marrom mede 1,50cmX1,50cm,e a tigrada 1,50cmX1,00m.
Quando o marido chegou em casa achou que eu tinha enlouquecido comprando as mantas,que ele sabia serem carésimas!Só se acalmou quando eu disse que as havia feito em casa,e quanto eu tinha poupado fazendo isso...
Elas são superquentinhas,boas pra se cobrir,namorar e assistir a um bom filme comendo chocolate...


Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 1:57 PM | 9 teceram o fio da meada links to this post

quarta-feira, maio 17, 2006

MÃOS DE FADA...

...E olhos de águia!
Minha querida tia Eli(Elvira),tinha fabulosas mãos de fada(e era pequenina como uma!).
Tudo o que ela fazia era bem feito até o mínimo detalhe.Crochê,costura e bordado,principalmente ponto de cruz.
Mas não era qualquer ponto de cruz não!
Era "O" ponto de cruz:contadinho fio a fio,na cambraia!!
Como a Rosa do Tessituras fez um post sobre ponto de cruz "gigante",hoje eu estou fazendo um com ponto de cruz beeeem miudinhos.
E aí estão as fotos(tiradas com o celular,sem muita qualidade)prá comprovar o que eu quero mostrar.
São lencinhos guardados há mais de 50 anos(sem o devido cuidado,pois deveriam estar dentro de papel de seda azul,por exemplo),amarelados pelo tempo...
Coloquei junto nas fotos um lápis,prá que se tenha a exata noção do tamanho dos pontos.
E notem que todos tem bainha em ponto ajour(bainha aberta)!
Tudinho feito por ela...





E esse com as florezinhas azuis ainda tem biquinho de crochê ,também feito por ela!
Sinceramente,espero que esse dom seja hereditário...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 2:21 PM | 4 teceram o fio da meada links to this post

terça-feira, maio 16, 2006

O TEMPO PASSA...


...Eu era criança ainda,quando na madrugada de 16 de maio de 1971 nós acordamos com alguém batendo com força na janela do quarto dos meus pais.
Acordamos sobressaltados,e logo fomos ver quem era.
Era meu irmão mais velho,e estava assustado,pois a minha sobrinha mais velha estava nascendo!
Foi a maior correria,minha mãe se arrumou depressa porque ela iria junto ao Hospital,para acompanhá-los.
Naquela época ninguém da família tinha telefone(isso foi no século passado,rs,rs),e ficamos na maior expectativa,esperando notícias.
Naquele tempo(rs,rs)os bebês nasciam sem que se soubesse o sexo com antecedência,então era tudo surpresa.
Na manhã do dia 16,meu irmão veio trazer minha mãe de volta prá casa,os dois exaustos,após uma longa noite em claro,mas com uma ótima notícia para nós:havia nascido a Andreia,com muita saúde.
Minha primeira sobrinha!
A primeira filha do meu irmão,a primeira neta da família,a primeira bisneta dos nossos avós,a nossa primeira sobrinha...
Perdi o trono de "nenê" da família,mas não perdi a majestade.
Ganhei uma "boneca viva" prá brincar e virei assunto no Colégio:eu fui a primeira a ter irmão casado,a primeira a ter sobrinha(e no ano passado uma ex-colega de Colégio me revelou que naquela época todo mundo sentia inveja de mim por causa disso!).
Brincava de casinha com ela sempre que podia.
Passei umas férias de inverno da Faculdade fazendo roupinhas de Barbie prá ela e prá irmã.
E ela me contou que uma das pouquíssimas bonecas que ela guarda foi eu que fiz(com uns moldes de uma revista japonesa).
E o mais engraçado é que quando ela cresceu nós saíamos juntas prá "festear"pela noite...
Sem falar que a maioria das pessoas pensa que nós somos irmãs,pois somos parecidas(se eu disser que ela é linda eu vou estar puxando a brasa prá minha sardinha,mas é que ela é realmente linda!!).
Nosso médico ginecologista(sim,vamos ao mesmo)nos acha uma a cara da outra.Ele diz que nós duas somos como a Barbie,mas com uma diferença:ela é aquela bem cara,ultra fashion,bronzeadérrima,unhas sempre bem feitas,cabelão sempre arrumado.
Já eu sou aquela mais simplesinha,mais básica...
Ela também me deu meu primeiro sobrinho neto(que já vai fazer 16 anos!),e nossos filhotes pequenos brincam juntos,pois tem quase a mesma idade.
É estranho como quase 10 anos de diferença entre nós fazem tão pouca diferença nas nossas vidas agora.
E o tempo passa tão rápido que parece que foi na madrugada passada que meu irmão bateu na janela lá de casa...
...Mas já fazem 35 anos!!!!
Parabéns querida sobrinha,desejo muitas felicidades prá ti,e que todos os teu desejos se realizem!!!
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 12:30 AM | 5 teceram o fio da meada links to this post

segunda-feira, maio 15, 2006

SEMANA ENTRANDO...

...Então eu desejo que todos tenham uma ótima semana e...



Beijoconas,
Rosi
Obs.:Agradeço de coração as mais de 30.000 visitas !!!!

posted by Rosi | 1:39 AM | 5 teceram o fio da meada links to this post

sábado, maio 13, 2006

MANHÊÊÊ...

...Para todas as mamães (e amigas) queridas que me acompanham aqui no Blog:


..e também...



...bem grande a todas vocês!!!!!!!


Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 3:20 PM | 2 teceram o fio da meada links to this post

1001 PONTOS DE TRICÔ...



...A Sandy e a Solange já disponibilizaram,mas não custa ter mais uma chance,já que o artigo é raro e de primeira qualidade!!

1ª Parte: http://www.filegone.com/k81t

2ª Parte: http://www.filegone.com/ce2u

3ª Parte: http://www.filegone.com/g888

4ª Parte: http://www.filegone.com/bkdi

5ª Parte: http://www.filegone.com/zdx4

Como os arquivos são grandes,clique em cada um de uma vez e opte por salvar,baixando-o no teu PC.Depois é só abri-lo e aprender 1001 pontos de tricô e dicas.

Beijoconas,

Rosi

posted by Rosi | 12:08 PM | 8 teceram o fio da meada links to this post

sexta-feira, maio 12, 2006

BOLSÁRIO 2- A MISSÃO...


Essa é produção própria...

...Tentando me redimir das dívidas,vou postar hoje os gráficos de como fazer as bolsas:



COMO FAZER AS BOLSAS:


Sigo o gráfico e a cada 10 carreiras eu tranço os pontos em meia( os 6 na bolsa grande e os 8 na bolsa pequena).Os 2 meia separados são tricotados sempre como meia mesmo.


Bolsa Gráfico Grande-montar 60 pontos e seguir o gráfico.Na 11ª carreira,trançar os 6 pontos meia(3 pts na ag aux,3 pontos em m,fazer os 3 ptos da ag aux),por 3 vezes.Repetir isso até a bolsa ter atingido o tamanho que achares ideal.


As minhas eu faço assim:


pequena- 6 vezes o trabalhado acima


média- 8 vezes


grande- 10 vezes


Bolsa Gráfico Pequeno-montar 52 pontos e seguir o gráfico.Na 11ª carreira trançar os 8 pontos meia(colocar 4 pts numa ag aux,tricotar em meia os 4 seguintes,tricotar os 4 da ag aux),por 2 vezes.Repetir isso até a bolsa ter atingido o tamanho desejado.


Os tamanhos originais delas são esses:


-No gráfico Bolsa Pequena


Pequena-28cmX15,5cm


Grande- 35,5cmX18cm


-No gráfico Bolsa Grande


Média- 35,5cmX30,5cm


Grande- 35,5cmX46cm


Mas acho que não precisamos seguir esses tamanhos originais à risca!Eles devem ser tomados apenas como uma "base",podendo ser adaptados ao ponto,tamanho da agulha,espessura do fio,etc.



x= meia


o= avesso do meia(tricô)


------0------


A idéia dessas bolsas eu tirei daqui,e dá para fazê-las em linha ou lã,e no tamanho desejado.



Em lã(gráfico Grande)



Em linha(lilás=gráfico Pequeno)


Normalmente as de linha eu trabalho com 3 fios,prá dar uma encorpada.Nas de lã eu uso Paratapet,e fica igualzinha à original.


Também podem ser usados outros tipos de tranças(no site da Margaret Nicole dá prá ver outros tipos),vocês podem usar a imaginação...




Trançados diferentes...


O resultado do trabalho é um retângulo,que deve ser fechado nas laterais,deixando uns 3 dedos sem costura na parte de cima(é isso que vai possibilitar a abertura da bolsa depois de pronta e com as alças).


COMO COLOCAR O FORRO:


Antes de colocar as alças se prende o forro direto no tricô(ambos já costurados nas laterais,não esquecendo de deixar os 3 dedos de espaço sem costura em ambas as partes),avesso c/avesso,com pequenos pontinhos,como uma bainha de roupa.Prende-se antes c/alfinetes que fica mais fácil.Depois de costurado toda a volta,com uma beiradinha voltada p/dentro,pois o trabalho fica caprichado,retira os alfinetes e coloca as alças como está explicado ali em baixo.




COMO COLOCAR AS ALÇAS:


No quesito alças é o seguinte:São alças usadas como puxadores de cortinas,e são encontradas em lojas que trabalham com isso.Aqui em Porto Alegre consegui comprar por cerca de 4 reais o par.Nas alças retas são usados varões de cortinas com suas devidas ponteiras.São costuradas assim:depois do tricô pronto e das laterais costuradas e do forro colocado,pega-se um fio (que no caso é o mesmo que foi tecido,e que nas minhas eu já deixo calculado e enroladinho no início e no fim do trabalho,mais ou menos 4 m de fio),que é colocado numa ag de tapeçaria.Passa o fio no prim pt do trabalho,passa por dentro da alça,passa no seg pt,passa pela alça,e assim até passar por todos os pontos,sempre puxando bem cada ponto p/ ficar beeeeem apertado e não ficar "andando"!No último é só arrematar e passar o fio por dentro de algumas laçadas da alça p/ disfarçá-lo.Sem mistério!Se quiser pode ser colocado um fecho de segurança(mas não é muito necessário,já que ela se mantém bem fechadas).


Aí é só colocar a fita(cujo único objetivo é enfeitar mesmo),e colocar algum tipo de broche(opcional),e sair por aí desfilando tua bolsinha nova!!



É isso ,espero que tenham entendido.Qualquer coisa é só gritar que eu ajudo na medida do possível...


Beijoconas,


Rosi

posted by Rosi | 4:45 PM | 29 teceram o fio da meada links to this post

quinta-feira, maio 11, 2006

STRUDEL(ou "bruchutis",como dizia meu cunhado JB Scalco)...


...Pensando no Dia das Mães,hoje vou (tentar) ensinar como se faz um Strudel(torta de massa folhada).
Normalmente se faz Apfelstrudel(torta de maçã),mas também dá prá fazer com outras frutas ,ou com recheio de salada de frutas.Fica delicioso!!!

INGREDIENTES:
-1 pacote de massa folhada Arosa laminada(se só tiver a outra,também pode ser,mas aí tem que abrí-la com o rolo,enquanto a laminada já vem prontinha,no tamanho certo)
-3 maçãs vermelhas
-1 maçã verde(opcional)
-2 kiwis(opcional)
-1 limão tahiti
-1/2 xícara de uvas passas sem sementes(pode ser branca ou preta)
-1/2 xícara de nozes picadinhas(opcional)
-1 xicara de açucar
-canela em pó(opcional)
-açucar confeiteiro(para polvilhar)
-1 ovo batido
-1 colher de chá de Maizena(para o molho)

MODO DE FAZER:
Lave bem as maçãs,retire o talo e as sementes, deixe a casca e pique (não precisa ser muito miudinho).Reserve em uma tigela grande.
Esprema o limão e coloque o suco sobre as maçãs picadas,misturando bem.Isso evita que elas escureçam muito rápido.
Descasque as demais frutas,pique e coloque com as maçãs.
Junte as passas e as nozes.
Coloque todo o açucar sobre as frutas e misture bem(se quiseres podes colocar um pouco de canela em pó).
Deixe descansar por cerca de 1 hora.
Dica:Como nesse processo as frutas soltam bastante líquido,normalmente eu coloco as frutas dentro do escorredor de macarrão,e esse eu coloco dentro de uma vasilha,na qual vai ficar todo o suco adoçado,sem ter contato com as frutas.Se deixar as frutas em contato direto com o suco,terá que escorrê-las muito bem antes de rechear a torta,senão o suco vaza da massa e gruda na assadeira,e isso dá um gosto desagradável.
Retire a massa folhada da geladeira cerca de meia hora antes de usá-la.
Note que ela vem com um filme plástico em volta,que deve ficar voltado prá superfície onde tu vais montar a torta.Como eu tenho uma fôrma ENORME,eu monto direto ali dentro,sem esquecer de retirar o filme antes de ir ao forno!
Se não tiveres uma fôrma grande,podes fazer duas tortas médias em vez de uma grande.
Com a massa aberta sobre uma superfície plana,comece a rechear com a mistura de frutas ,passas e nozes(escorrendo bem o suco,que deve ser reservado).Coloque o recheio ao comprido no centro da massa,deixando cerca de 3 dedos sem recheio nas bordas menores.
Pincele com o ovo batido essas duas bordas e dobre-as no sentido do recheio(Cobrindo-o um pouco com elas).
Pincele todas as bordas(inclusive as que já foram dobradas) com o ovo e dobre uma das bordas mais longas sobre o recheio,cobrindo-o todo.Pincele as bordas pequenas dessa parte.Cubra-a com a outra parte comprida da massa.Pincele toda a parte de cima com o restante do ovo.
Retire o filme plástico e coloque na forma,que NÃO deve ser untada!
Coloque na geladeira(assim vai folhar melhor quando assar),enquanto o forno aquece(siga as instruções da embalagem da massa).
Asse até ficar bem dourado,retire do forno e coloque num prato bem bonito.
Quando tiver esfriado bem,polvilhe com o açucar confeiteiro.
Pode ser servido com creme chantili,sorvete de baunilha,nata azeda(coisa de alemão:creme de leite natural bem misturado com umas gotinhas de limão),ou com a calda que eu "inventei".
Calda:coloque o suco adoçado que sobrou das frutas numa panelinha junto com meia xícara de água e com a colher de chá de Maizena,misturando bem.Leve ao fogo baixo mexendo até engrossar.Coloque numa molheira e sirva sobre a fatia de torta.
Já estou com água na boca só de escrever a receita!!
Sábado eu vou fazer uma aqui em casa,pro chá da tarde do Dia das Mães de domingo(que vai ser comemorado aqui em casa).
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 9:15 PM | 4 teceram o fio da meada links to this post

TWINS...


...A Olívia(em cima) e a Justine(em baixo),minhas gatas "gêmeas".
As duas são realmente irmãs,e são tão parecidas que freqüentemente eu as confundo uma com a outra.
Me pego conversando com uma pensando que é a outra,ou xingando a outra pensando que é uma!!
Há uns 3 anos ganhamos as duas gatas persas filhotinhas,de uma aluna do meu marido que iria se mudar pro exterior(vocês nem podem imaginar como eu "fiquei chateada",rs,rs),e não poderia levá-las.
Ficamos com a Olívia,que era a mais quietinha(que eu não sou boba nem nada...),e pela qual eu me apaixonei na hora.
E a Justine(que é mais bagunceira,quase uma gata normal) nós demos prá umas amigas cuidarem enquanto elas pudessem,com a condição de que quando não desse mais elas poderiam nos devolver.
E foi o que aconteceu em fevereiro,quando a Justine veio morar aqui em casa,definitivamente.
No início foi um arranca rabo geral entre as duas gatas,mas de uns dias prá cá elas já estão chegando bem pertinho uma da outra.
Até chegar o inverno elas vão estar dormindo juntinhas...
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 1:07 AM | 3 teceram o fio da meada links to this post

RESULTADO DA COLHEITA...



...No último feriadão passado lá no Clube(1º de Maio),toda vez que saíamos do trailer prá dar uma volta,levávamos uma sacolinha no bolso.
É que começou a época em que as nogueiras começam a deixar cair as nozes.Vai daí que...
Em 3 dias colhemos cerca de 10 kg de nozes pecãs!
E de troco ainda trouxemos +ou-1 kg de pinhão rescém caído do pinheiro.
Esses passeios renderam!!
Vai uma nozinha aí?
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 12:52 AM | 2 teceram o fio da meada links to this post

sexta-feira, maio 05, 2006

A PEDIDOS...


...Bom,então aí vai o modo de fazer o casaco "Sweet Temptation".
Por favor,notem bem que eu deduzi a receita,e adaptei o que eu achei que era ao fio que eu tinha(Fofão-Santista-200 grs). Usei dois novelos de 200 grs(no corpo e mangas) e mais ou menos um de 40 grs(na gola e cinto).
O ponto usado é o tricô,que dispensa maiores acabamentos.Não fiz barra nenhuma,é tudo direto tricô(punhos e demais beiradas).
Vocês terão que fazer como eu:
-tirar as suas medidas(do busto,com a fita bem certa encima dos mamilos,reto com as costas,sem folga.Da cintura,meça sem folga, na parte mais delgada,acima do umbigo)
-ver em qual tamanho vocês se encaixam:

EXTRA SMALL
Busto-81cm
Cintura-64cm

SMALL
B-86cm
C-69cm

MEDIUM
B-91cm
C-74cm

LARGE
B-97cm
C-79cm

EXTRA LARGE
B-102cm
C-84cm

EXTRA EXTRA LARGE
B-106-109cm
C-89-91cm

-fazer a amostra com o fio que tiverem(10 por 10 cm)
-calcular, a partir da amostra,quantos pontos e carreiras vocês precisam fazer prá chegar na medida do molde que equivale ao teu tamanho.



O tamanho que deu prá mim foi o Pequeno,cujo comprimento do corpo é 56 cm,a largura da parte de trás(no quadril) é 46,5cm,e a altura da manga até o início da cava é 44cm.
Pode ser feita uma personalização ainda maior,se quiserem,mas eu preferi seguir as medidas indicadas no molde.
Aí eu peguei o desenho acima, copiei,e anotei nele tudo o que eu fui fazendo.



Como já tinha comentado,o pulo do gato da receita é o modo como o acinturado é feito:quando se chega na altura da cintura,troca-se as agulhas por outras dois(2) números menores e tricota normalmente.Quando termina a parte da cintura,volta-se a tricotar com as maiores(do início do trabalho).
O decote das costas vocês façam do modo habitual,e o da frente façam na altura desejada(mais ou menos decotado).
Não esqueçam que o casaco tem um trespasse de mais ou menos 3-4cm pro abotoamento.Não foi feita uma bara específica prá isso,só calculei o trespasse já no número de aumentos nas duas partes frontais.
Depois de tudo pronto,uni as peças,levantei o número de pontos necessário prá gola(menos na parte do trespasse do abotoamento).Tricotei 2 carr em tricô,aumentei 1pt a cada pt tricotado(como na manta espiral,porém só uma carr de aumentos),até chegar no tamanho que eu achei bonito(ela ficou leve) e arrematei(escondendo bem o fio restante entre os pontos).Prendi os botões e ,voilá,eis o meu casaco pronto!
A gola eu fui obrigada a fazer com uma lã um poco mais fina e peludinha,a única que era da mesma cor do resto do casaco.
Optei por não fazer numa cor contrastante(o que também ficaria bonito).
O cintinho fiz em I-cord,com 3 pts(também fica bonito com uma fita de cetim larga).
Acho que coloquei tudo que tinha anotado e mais um pouquinho.
Espero que tenham entendido.
Não exijam muito de mim!!Vocês sabem da minha cisma com receitas,né?
Qualquer coisa gritem,vou ajudar na medida do possível(o que eu souber,claro...tem coisas que só fazendo mesmo).
Beijoconas,
Rosi
Obs.:escrevi esse post direto,das 19:10 até agora...aproveitem bem!!

posted by Rosi | 9:13 PM | 15 teceram o fio da meada links to this post

quinta-feira, maio 04, 2006

FIM DE SUSPENSE...


...Finalmente o post do Projeto Secreto!
A idéia surgiu daqui,um blog francês que eu visito sempre e que me dá vontade de fazer tudo o que ela faz.
Quando vi , achei interessante e comecei a "ler"(rs,rs,em francês,até parece...),e vi que ela dava dicas bem interessantes a respeito do tal casaco Temptation,da Kim Hargreaves.Fui atrás e descobri que era feito com uma lã supergrossa e com agulhas idem(12 e 10)!

O original...
Achei bem interessante,pois tenho uma lã da falecida Santista que se enquadra bem no caso(Fofão-200 grs),mas não é prá ser trabalhada com agulhas tããão grossas.
Prá variar,adaptei o que vi ao que eu tinha e sabia fazer...
Escolhi a cor que tinha em quantidade que eu julgava suficiente e fui atrás da receita e, SURPRESA!,a receita é vendida!!
Não desisti,pois no site tem um molde com o modelo e as medidas de como o casaco deve ser,e também explica como se medir prá chegar ao tamanho ideal do modelo.
Medido e escolhido o tamanho,fiz uma amostra de 10 por 10 cm com a minha lã prá saber quantos pontos e carreiras eu tinha que fazer prá sair no tamanho certo do tal molde!
Prá quem faz tudo a olho eu me excedi em preparativos nesse casaco.
Comecei meu casaco toda faceira,mas usei as agulhas indicadas prá minha lã,e não as indicadas no original.
O pulo do gato dessa receita(e que pode ser adaptada a outras ) é o seguinte:o acinturado do modelo se dá porque,em vez de diminuir pontos na parte da cintura,somente se troca de agulhas por dois numeros menores.Quando terminar a parte da cintura,retoma as agulhas do início,mais grossas!!Genial!!!Fica perfeitinho... Foi a primeira vez que fiz algum trabalho de tricô com mangas postas(com cavas perfeitas),sempre fiz com cavas retas(no ano passado fiz minhas primeiras mangas raglãs,que ficaram ótimas também).
Tudo no capricho...até que acabou a lã e faltava ainda a gola e o cintinho.Achei que ficaria legal com a gola de babado(mesma receita da manta espiral,porém com uma só carreira de aumentos) que imaginei no lugar da original,e o cintinho é de I-cord.
Fui no meu estoque de lãs e descobri uma da mesma cor,mas de fio peludinho.
Ficou bem bonito,deu um toque especial.
Depois de terminado o casaco é que eu vi,lá no tal blog francês,que a Laetitia(o nome da dona do blog) estava se arrancando os cabelos de raiva por não ter se dado conta que,quando se trabalha com agulhas muito grossas com um fio que não é adequado(e o ponto tricô também não ajuda),o trabalho tende a espichar(dar de si),e o dela virou quase um robe!Por isso ela chama o casaco dela de Tentação Diabólica...
Pois o meu eu fiz de acordo com o rótulo da lã e ficou direitinho...
Dessa vez eu anotei tudo direitinho,mas acho que é inútil postar a receita,porque o fio que eu usei não é mais fabricado,e quem se interessar pode fazer como eu,com uma amostra do fio a ser usado e fazendo a própria receita conforme o molde.Não é difícil,até eu consegui!!!



O meu se chama Sweet Temptation...

Espero que tenham gostado,e depois de tanto suspense não tenham se decepcionado,mas é que para mim a confecção desse casaco foi uma espécie de evolução no meu tricô,já que fiz coisas que eram novidades prá mim(embora não tenha deixado minhas adaptações de lado...).
E como eu disse,hoje as coisas começam a se iluminar por aqui...

Beijoconas,

Rosi

posted by Rosi | 3:30 PM | 12 teceram o fio da meada links to this post

quarta-feira, maio 03, 2006

TÁ TODO MUNDO ENROLANDO ?

...Acho que sou só eu...
Vocês não imaginam a enrolação que tá aqui em casa essa semana.
Começa que o início de maio me é sempre bem desagradável.
Nessa época é aniversário de falecimento de duas pessoas da minha família que eu amei muito(meu primeiro filhote e meu cunhado),e esses primeiros dias parecem que são sempre desanimados,enrolados,pesados e arrastados.
Nessa época o pensamento parece que sempre volta àqueles dias tão tristes,e eu fico pesarosa e chateada.
Apesar de tanto tempo já passado,nesses três primeiros dias de maio eu sofro com as lembranças.
Depois tudo começa a voltar ao normal novamente, o pensamento desanuvia e meu humor volta ao normal.
Parece sofrimento com data marcada,mas meus "Dias de Finados"são agora,e não em novembro. A partir de amanhã eu começo a desenrolar...

E prá completar a história,a Lola(minha dálmata) conseguiu abrir a cerca de onde ela mora e se esbaldou por todo o pátio nessa madrugada:comeu algumas revistas de decoração estrangeiras e minhas almofadas das cadeiras da rua!
Passei a tarde toda limpando a bagunça que ela fez.Por causa da chuva da noite passada os pedacinhos de papel grudaram no chão do pátio inteiro,e a espuma das almofadas(devidamente roída e picadinha),voava por tudo!!
Até que minha tristeza passou um pouco(foi substituída por raiva,muita raiva),e a vontade que eu tive quando vi o cenário da "tragédia",foi de pegar um tijolo e atirar nela.
Mas bastou ela me olhar com aquele olhão azul dela(ela tem um olho azul e o outro castanho),que meu coração já amoleceu,a raiva passou e eu logo comecei a arrumar tudo...
Não adianta,eu adoro ela,e ela só não foi "deletada"aqui de casa por causa desse bom sentimento que eu tenho por ela(minha bobona grande).


A autora da bagunça:Lola
Quanto ao Projeto Secreto,eu prometo que sai o post ainda essa semana!
É esperar prá ver!!
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 8:54 PM | 7 teceram o fio da meada links to this post

segunda-feira, maio 01, 2006

HOT-HOT


...Esfriou muito por aqui e isso só faz aumentar a vontade de tricotar( e crochetar e etc).Prá quem anda procurando receitas de boleros e afins,dicas hot-hot da Sandy:

Alpaca Plus Inc. Shrug (K)
Ann Cannon-Brown's Far East Peacock Plumes Bolero (K)
Augustus Butera's Cropped Bolero Vest (K)
Barbara Breiter's Bolero Jacket (K)
Beatknit's Bell Sleeve Shrug (K)
Berroco's Sarena Shrug (K)
Blue Alvarez Designs' Hot Lava Bolero (K)
Blue Alvarez Designs' Wrath of Khan Shrug (K)
Brenda Zuk's Collared Shrug (K)
CashmereCat.com Faux Fur Shrug (K)
Craft Yarn Council's Shrug (C)
Craft Yarn Council's Shrug (K)
Craftster.org Child's Shrug (K)
Creative Corner's "Thing" A shawl collar sweater/shrug (K)
CrochetnMore.com Barbie Shrug (C)
Crochetville's Flowery Shrug (C)
Crystal Palace's Merino Frappe + Tingle Knit Shrug (K)
Crystal Palace's Party + Splash Shrug (K)
Crystal Palace's Party + Squiggle Shrug (K)
CrochetTreasures.com Shoulder Shawl with Sleeves (C)
CrochetTreasures.com Shoulderette (C)
Dawn Leeseman's Kid Merino Lacy Shrug (K)
Elizabeth Clouthier's Queen's Shrug (K)
Fayla Reiss's Shrug it Off Shrug (K)
Freepatterns.com Chenille Shrug (C)
Hazel Spencer's Drop Stitch Shrug (K)
Heather Dixon 's Lacey (K)
Interweave Knits' Staff Shrugs (K)
Jenessa's Drop Stitch Shrug (K)
Jennifer Thurston's Hug (K)
Jody Prival's I Do Shrug (K)
Josie Walker's Cotton Candy Shrug (C)
Julie A. Bolduc's Fashion Doll Shrug (C)
Karen Boykin's "Mia" Shrug (K)
Keridiana Chez's Ribbon Shrug (K)
Katherine Summer O'Neal's Cleaves Shrug (K)
Leef Bloomenstiel's Elegant Shoulderette (K)
Leigh Witchell's Shrug Recipe (K)
Linda's Chocolate Shrug (K)
Linda's Holey Squares Shrug (C)
Linda's Noodle Shrug (K)
Linda's Triple S Shrug (K)
Linda Wish's Shrug-Shawl Bedjacket (K)
Linie 104 – Cocoon Bolero (K)
Linie 131 – Fantasy Bolero (K)
Lion Brand's Fancy Fur Shrug (K)
Lion Brand's Festive Fur Bolero (K)
Lion Brand's Heavenly Bolero (C)
Lion Brand's Romantic Bolero (C)
Lion Brand's Suede Bolero (K)
Lion Brand's 'Wrap Artist' Shrug (K)
Liz Gipson Spindle Spun Singles Shrug(K)
Lothruin's Bolero Jacket (K)
Lyn's Designs' Baby Granny Stitch Shrug (C)
MaryEllen Stover's Cross Stitch Crocheted Shrug (C)
Mango Moon's Shrug (K)
Rebecca Hatcher's Shimmer Raglan Shrug (K)
Rock Chick's Peacock Shrug (K)
The Knitting Fiend's Mary Ann Raglan (K)
The Knitting Fiend's Shrug Pattern Generator (K)
Two Sister's Vintage Shrugs (K)
Virginia's Armor Wool Shrug (scroll down) (K)
Wendy Bernard's Girlfriend Shrug (K)
White Lies Designs' Lacy Shrug (K)
Yarn Forward's Bolero Top (K)
Yarnmarket's No Struggle "Shrugawl" (K)

Rescém cheguei de viagem e dei uma super rápida passeadinha por aí ,e uma passadinha vapt vupt por aqui.
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 11:38 PM | 6 teceram o fio da meada links to this post