O FIO DA MEADA (com que eu vou tecendo a vida...)

Esse blog tem de tudo um pouco(talvez um pouco a mais sobre tricô),e espero poder dividir algumas coisas que acontecem comigo e do que eu faço,com vocês. Bem-vinda(o)s ao meu cantinho!

segunda-feira, novembro 28, 2005

BLUSINHA DE VERÃO 1...

... MINI REGATA COM ABOTOAMENTO PÓLO
Tamanho:38/40
Material:1 novelo de fio Anne Círculo;ag.p/tricô nº3 e 3,5;ag circ.nº3;3 botõezinhos.Pontos empregados:barra 1/1(1m,1t).
Amostra:10cm=38pX38carr.,medidos no ponto de barra 1m/1t,com as ag.3,5.
EXECUÇÃO:
Costas:com as ag nº3 montar 108 p.e trabalhar 4cm em ponto barra 1/1.Mudar para as ag.3,5 e continuar trabalhando no mesmo ponto.A 14cm do início arrematar de cada lado,para a formação das cavas 1 vez 7 p.,1 vez 4p., 1 vez 3p., 1 vez 2p. e 2 vezes 1 p. a cada 2 carr.A 15 cm do início formar o decote,arrematando os 22 p centrais,e continuar cada lado separadamente,diminuindo 1 vez 4p.,1 vez 3p., 1 vez 2p. e 10 vezes 1p. a cada 2 carr.A 30cm do início,arrematar.
Frente:Trabalhar como nas costas e,a 8 cm do início arrematar os 4p. centrais,para a formação da abertura da frente,e continuar cada lado separadamente.A 15cm do início formar o decote,diminuindo 1 vez 7p.,1 vez 4p.,1 vez 3p.,1 vez 2p. e 10 vezes 1 p. a cada 2 carr.A 30 cm do início arrematar.
Acabamento:Costurar os lados e os ombros.Com as ag. nº3 levantar 24p. na abertura direita e trabalhar 3cm em ponto barra 1/1.Arrematar.Fazer da mesma forma do outro lado.Com a ag.circular levantar 298p. ao redor do decote e trabalhar 2cm em ponto barra 1/1.Arremetar,Levantar ao redor das cavas 132p. e trabalhar 2cm em ponto barra 1/1.Arrematar.Pregar os botões e abrir casas para eles.
Beijoconas,
Rosi Posted by Picasa

posted by Rosi | 8:52 PM | 1 teceram o fio da meada

GRÊÊÊÊMIOOOOOOO...




...sem comentários!
Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 8:49 PM | 3 teceram o fio da meada

sexta-feira, novembro 25, 2005

MEU PROJETO NÃO TÃO SECRETO...


...Minha comadre foi pros EUA e trouxe umas lãs prá mim(carésimas,por isso encomendei um novelo de cada,só p/detalhes)e prá ela.Comecei uma bolsa p/feltrar,mas vou ter que adiar o fim porque primeiro tenho que fazer a dela,que está de aniversário dia 2 de dezembro(Feliz Aniversário,Kikinha) e quer usar a bolsa no dia dos festejos.A lã é feita na Turquia e vendida nos Steites.As fotinhos são prá deixar vocês com água na boca...Ah! A temperatura por aqui voltou ao normal para a época.Naquele dia eu achei que vinha o maior temporal de novo,enchi a sala de baldes e bacias,e no fim São Pedro ouviu minhas preces e a coisa foi bem light.Ainda bem!!!Um ótimo fim de semana prá todos!!Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 7:08 PM | 1 teceram o fio da meada

quinta-feira, novembro 24, 2005

E HOJE FOI AINDA PIOR...


...do que ontem!!!!!A diferença é que hoje eu consegui passar a tarde no Shopping,na maior frescura...o que torna o retorno prá casa ainda pior.E ainda por cima estamos sob ameaça de outro temporal DAQUELES!Espero que dessa vez não chova dentro de casa de novo,agora que tá tudo pente fino de limpo...e eu quase sem os dedinhos(mexer c/ tricô nem pensar,tá puxando tudo que é fio,de tanta pelezinha seca).Por favor São Pedro,manda só uma chuvinha mansa.Gente,fui dar uma espiadinha agora prá ver a temperatura:acreditem,é quase uma da manhã e tá fazendo "só" 26°!Tá louco,meu,assim só mesmo o capeta prá agüentar.A gente,os bichos,tudo fica com o comportamento alterado,ninguém agüenta isso tudo de calor.E eu com minhas ondas de calor(minha irmã mais velha diz:-Lá vem a ola...) então...E ainda por cima me vem a Graça,lá de Salvador(com aquele mundaréu de praias m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-s),fazer gracinha comigo(desculpe,Graça,mas não resisti),a respeito do calorão daqui do Sul.Ô ,Graça,eu moro aqui porque calhou de eu ter nascido e ficado por aqui mesmo.Eu adoro aqui,só não gosto de verão.Em qualquer parte do mundo!(quem sabe no Alasca o verão seja um pouco mais ameno...).Bom,acho que vou tomar um banhinho e dormir(fico devendo ainda mais um pouco o post do trailer,pois com esse calorão tô sem paciência de ficar baixando um tantão de fotos).Coloquei só uma,dos meus guris espiando o Papai Noel se refrescando,já que nem ele agüentou o calorão que tá fazendo aqui...Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 1:06 AM | 3 teceram o fio da meada

quarta-feira, novembro 23, 2005

PORTO ALEGRE,38°C...



...indo direto ao assunto,hoje Porto Alegre virou filial do inferno.TRINTA E OITO malditos graus centígrados!Que calor medonho!!Por isso adiei prá mais tarde(depois das 7 da noite,quando dá uma leeeve refrescada) a faxina que eu ia continuar hoje,larguei as crianças no Colégio e me mandei pro Shopping Total,aproveitar o ar condicionado e o estacionamento "di grátis"(por enquanto,porque a partir de dezembro vai ser cobrado),adiantar umas comprinhas de Natal.Minha mais sincera intenção era só sair de lá na hora de buscar os filhotes de volta prá casa(leia-se 5 e 45 da tarde),quando o celular toca e o marido me pede prá voltar rápido prá casa,pois aTransportadora estava entregando umas mercadorias lá e iam me esperar.Saí "voando as tranças",e em menos de 20 min cheguei em casa,e cadê?Nadica,ninguém.E eu quase derretendo,troquei a roupa ensopada de suor,tomei um balde de água(logo eu que atravesso um deserto e não bebo água) e fiquei esperando...esperando,até as 5 e 35 da tarde,quando a Transportadora resolveu chegar!Demoraram prá descarregar,e eu já quase me atrasando prá buscar as crias,derretendo,suando em bicas.Tive de trocar de roupa outra vez e fui buscá-los,voando as tranças de novo...a sorte que o carro tem ar condicionado,deu prá dar uma refrescadinha durante o trajeto.Troquei de roupa DE NOVO e comecei a segunda parte da faxina(ontem foi o pátio-das 2 às 9 da noite,os quartos e o banheiro),faxinei a sala,limpei a casa(o normal do dia a dia),pendurei um mundaréu de roupas e agora às 3 da manhã estou aqui traçando essas linhas,ainda com calor,e louquinha prá tomar um big banho e me deitar num refrescante ar condicionado!!FUI!!!Beijoconas,
Rosi
Obs.:O post do trailer fica prá amanhã,tá?E definitivamente eu não gosto de calor!!!


Hoje,aqui,só assim prá agüentar!!!

posted by Rosi | 3:10 AM | 1 teceram o fio da meada

terça-feira, novembro 22, 2005

POR DENTRO ...

...da barraca:


1-"Hall de entrada" 2-Sofá de capa nova 3-"Sala"

4-Cantinho de ler 5- sala



6,7 e 8- área de serviço ,cozinha e sala de jantar

A barraca é onde fica a área social da minha" casinha de bonecas ".Mede 6mx3m e ali eu tenho tudo prá passar uma boa temporada sem sentir saudades de casa,afinal não me falta nada.Do lado direito da entrada fica a "sala",do esquerdo o cantinho da leitura,a escada que dá acesso ao trailer,e a mesinha da entrada com espelho e cabides.Separando a sala da"área de serviço"e da cozinha tem uma meia parede que eu aproveito como estante na parte de cima e prateleiras p/material de limpeza na "área de serviço",que conta com lavadora e secadora de roupas.Na cozinha tenho uma geladeira duplex(com freezer),fogão,microondas,etc.Tudo que eu tenho em casa se repete aqui,porque antes eu tinha que ficar carregando tudo de casa prá cá e tudo de volta prá casa depois(a impressão é que estávamos constantemente de mudança).Aos poucos deu prá equipar tudo direitinho.Agora é só trazer a comida e as roupas!
Ah!Dêem uma olhadinha no resultado das minhas costuras.Eu adorei,porque deu um ar refrescante na barraca, as cores vivas "abriram" o visual.As cortinas são do tipo austríacas(abrem como persiana,só que ficam franzidas),e quando fechadas parecem um estor(ficam retas).As almofadas eu fiz com retalhos que sobraram dos bandôs e das toalhas de mesa(tudo é gorgurinho),e no meio delas em vez de botões eu dei pontos com linha de bordado,bem apertados que finalizei com nós bem fortes(em verde limão).
E as lanternas japonesas(R$6,90 cada)que eu usei como lustre deram o toque final( por causa delas eu quase pus fogo na barraca,pois elas acendem direto na lâmpada,e uma delas o fio do"plicplic"que acende torceu e deu curto circuito na tomada onde ela estava ligada,e por conta disso eu passei sábado todinho trocando TODA a fiação e os acendedores das 3.Mas valeu a trabalheira!).
Amanhã eu mostro o trailer por dentro.Espero que tenham gostado!Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 2:10 AM | 2 teceram o fio da meada

segunda-feira, novembro 21, 2005

EU VOLTEI,AGORA PRÁ FICAR...


1- A "varanda",na entrada. 2- Janela da sala e lateral. 3- Fundos.

4 Entrada. 5- Varanda e entrada.

...meio a contragosto,mas voltei.Fiz um" recesso parlamentar"aqui em casa.Fui pro clube sexta feira retrasada e voltei hoje(dez maravilhosos dias de ar puro e sossego no meio do mato),mas também só porque não dava mais pros filhotes matarem aula.Ninguém faz idéia de como eu adoro aquele lugar!Dá prá recarregar as pilhas(porque essa semana eu pretendo começar a "grande faxina de Natal"durante a qual eu literalmente perco os dedos das mãos de tanto fuçar(não,minha casa não é suja,mas é que durante o inverno o teto mofa(e ficou ainda pior depois daquele dilúvio que caiu por aqui)e tem de ser limpo com água sanitária e pano branco,prá não manchar.Os móveis tem de ser arredados e limpos de todos os lados,aquele auê de dar gosto em qualquer Amélia da vida(o que não é bem meu caso),etc,etc.E ainda eu inventei de tentar tirar o carpete(aí terei de tirar a cola com solvente).Quero ver se consigo fazer tudo na próxima semana,se o tempo ajudar(pois São Pedro a-d-o-r-a quando vê que eu lavei as cortinas,capas de sofá e as almofadas,e manda uma semana de chuva,prá deixar tudo com cheiro de cachorro molhado...).
Voltando pro meio do mato,hoje eu vou mostrar o meu trailer(e a barraca) por fora.Espero que vocês gostem do meu cantinho!Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 1:30 AM | 2 teceram o fio da meada

quinta-feira, novembro 10, 2005

TOALHA DE TRICÔ REDONDA...

Revista NINA nº50(VERÃO 90/91)-págs 56,57

Conforme prometido,aí vai a receita da toalhinha redonda de tricô.Acima está o esquema.Ela é a que está no canto esquerdo superior da foto no post lá de baixo!
Tamanho:25cm de diâmetro

Material:linha tipo Cléa ou da mesma espessura,1 jogo de 5 agulhas p/tricô nº2,ag.p/ crochê proporcional à linha.
Pontos empregados:p.meia,p.meia torcido,p.tricô,p.baixíssimo,p.baixo(crochê).

Execução:
Faça um anel e levante com a agulha de crochê 8 p.b.distribuindo 2 p. em cada ag.(marque sempre o 1ºp. de cada carreira).Trabalhe circularmente seguindo o gráfico e fazendo as carreiras pares em p.meia pelo direito do trabalho,ao completar 38 carr. arremate com uma carr. de arcos de correntinha,(faça 7 corr.,*prenda 4 p.de base com 1 p.b.,7 corr.,prenda 3 p. de base com 1 p.b.,7 corr.*terminando c/ 1 p.bx.),remate.Faça outra toalhinha igual.O acabamento dessa toalhinha é feito com goma e do mesmo modo que a quadrada.
Beijoconas,
Rosi Posted by Picasa

posted by Rosi | 12:10 AM | 4 teceram o fio da meada

segunda-feira, novembro 07, 2005

CHOVE CHUVA...


Gente,choveu tanto sexta à noite aqui em Porto Alegre,que a cota de chuva do mês inteiro foi ultrapassada em questão de pouco tempo.No início da semana já estavam prometendo chuva para o fim de semana.Botei o meu de molho,pois após a faxina no trailer eu queria mudar a decoração da barraca.Na quinta- feira a previsão do tempo mudou,dizendo que o fim de semana seria maravilhoso(= a ideal p/ir pro Clube arrumar o que faltava).Costurei a semana inteira e na sexta à tardinha ainda faltavam finalizar duas cortinas,que deixei p/terminar depois que eu buscasse as crianças no Colégio.De olho no céu que ficava cada vez mais preto,tive que cumprir a promessa de levar o mais velho numa loja p/trocar o celular.Fiz tudo" voando as tranças",prá não pegar o temporal na rua(e amaldiçoando o cara da previsão do tempo).Cheguei em casa(e tudo ficando cada vez mais escuro),guardei o carro,tranquei as janelas e começou a ventar.Faltou luz e fui acendendo velas por tudo(quase pus fogo na estante da sala).Minhas esperanças de viajar ainda naquela noite foram por água abaixo junto com a chuva que caiu.Choveu granizo,pedra,paralelepípedo.Caiu o raio que os parta,o vento girava para todo o lado,tudo assobiava lá fora(e eu queria tanto terminar minhas cortinas!).Voltou a luz,e eu fui preparar o jantar e ver o último capítulo de América(não vejo a novela,só o último capítulo,pois é aí que tudo acontece,e ainda tenho o peito de derramar lágimas nas cenas mais tocantes).Puf,faltou luz de novo.Vai acender todas as velas de novo.Volta a luz.Apaga as velas.Volto prá cozinha e vem o Nicolas(o mais velho) e diz:-Não quero te preocupar,mas tá chovendo dentro de casa!Ganhei um ataque,porque isso nunca havia acontecido(choveu tanto que as calhas não deram vazão à chuva,que acabou entrando na laje e se infiltrando em minúsculas rachaduras no teto).Na hora que cheguei na sala as caixas de som já estavam ensopadas e a água estava descendo e ia cair na TV.Tirei tudo da tomada,secamos tudo e colocamos balde,bacia,jarra,tudo prá aparar a água que começava a descer também pelas paredes.Gente,que sufoco!Mais tarde,quando a luz voltou(sim,tivemos um jantar a luz de velas),ficamos sabendo que muitas ruas estavam cheias,com trânsito interrompido,pessoas presas nos carros,carros perdidos em estacionamentos que alagaram,forro de shopping que veio abaixo,um horror(pelo visto o estrago em casa foi fichinha...).Fomos dormir ouvindo os pingos na sala caido em seus mal enjambrados recipientes.
No sábado minhas esperanças de viajar retornaram!Por pouco tempo,pois o Nicolas queria ir no aniversário do melhor amigo dele e eu tive que ceder...Mas às sete da noite nós pegamos a estrada rumo ao meu objetivo:arrumar o trailer(consegui terminar as duas cortinas que faltavam).Amei o resultado!Foi uma repaginada e tanto.No final de toda a arrumação(e o marido e os filhos já no 5º sono),sei lá eu a que horas da madrugada e com a sensação de dever cumprido,fiz um chocolate quente,comi umas bolachinhas,sentei no meu sofá de capa nova e fiquei apreciando o resultado do que eu havia feito,sob a luz do meu novo lustre de lanterna japonesa(um luxo!).
PS.:as fotos eu fico devendo prá semana que vem,pois hoje choveu todo o dia e eu quero tirar as fotos com a luz do sol,que fica muito mais bonito.
Ah,e eu ainda quero o pescoço do cara da previsão do tempo,pois hoje a temperatura baixou dos
15°C,e quase morri de frio(sexta passou dos 30!)!Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 1:40 AM | 4 teceram o fio da meada

quinta-feira, novembro 03, 2005

SEGUNDA FEIRA QUE VEM EU TÔ DE VOLTA !


Me desculpem a falta de novidades,mas eu tô superocupada aqui em casa (e fora dela também).Segunda feira eu conto com detalhes o que ando fazendo por aqui,só adianto que tô mexendo com muuuita costura,pois estou fazendo cortinas novas(num modelito diferente),pro meu trailer(minha casinha de "boneca" fica num clube de campo perto daqui).Primeiro fizemos "A" faxina lá,porque ficamos desde abril sem ir prá lá,e daí a umidade do inverno fez seu estrago.Limpamos e esfregamos durante todo o fim de semana que passou e desde segunda eu ando às voltas com as novas cortinas(e capa de sofá,guardanapos,toalhas de mesa,capas de almofadas...).Tirei umas fotos do "antes" e vou tirar do "depois" prá postar aqui(acima uma vista aérea do Clube,onde destaquei a área do Camping).Acho que a nova decoração vai ficar bem bonita!Beijoconas,
Rosi

posted by Rosi | 10:30 PM | 2 teceram o fio da meada